Questões de Concursos: Agente Ambiental

Prepare-se para a prova com questões de Agente Ambiental de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q342183 | Raciocínio Lógico, Silogismo Todo, Agente Ambiental, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Considere que as seguintes afirmações sejam verdadeiras:

“Algum agente ambiental é bonito.”

“Todo agente ambiental é educado.”

 Logo, a afirmação verdadeira é:

3 Q334317 | Matemática, Trinômio do 2 grau, Agente Ambiental, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Durante uma partida de futebol entre os guardas municipais, um deles chutou a bola para o alto, evitando que o time adversário marcasseumgol. Suponha que a altura , em metros; o tempo , em segundos, após o chute, seja h(t) = 8 + 6t – t2 .Aaltura máxima,emmetros, atingida pela bola foi:

4 Q814507 | Legislação Federal, Lei 9433 1997, Agente Ambiental, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A Agenda 21 pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Sobre as ações previstas na Agenda 21, assinale a única alternativa correta.

5 Q722235 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia, Agente Ambiental, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

As principais causas da decadência do café no vale sul fluminense do Paraíba, incluindo o município de Valença, foram: a utilização de técnicas inadequadas de plantio e cultivo e o mau uso da terra. Dentre as técnicas inadequadas, destacou-se o plantio do café em linha reta, de cima para baixo, e não em curvas de nível. Com isso, o cafeeiro tinha suas raízes capilares lavadas e expostas ao ar e ao sol pelas águas das chuvas, o que diminuía, consideravelmente, a sua produtividade e o seu tempo de vida útil.Além disso, a enxurrada removia a camada fértil do solo que era depositada nas várzeas ou levada pelas águas dos rios da região. A inevitável erosão tornava as encostas imprestáveis. Podemos ainda apontar dois outros fatores de intensificação da esterilização encontrada na região de Valença, sendo:

6 Q333006 | Matemática, Progressões, Agente Ambiental, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Dois vendedores, Paulo e Pedro, visitam um mesmo restaurante da cidade. Paulo visita de 10 em 10 dias, e Pedro, de 12 em 12 dias. Se hoje eles visitaram o restaurante juntos, essa visita conjunta se repetirá daqui a:

7 Q444218 | Direito Constitucional, Princípios Fundamentais Objetivos Fundamentais Princípios das Relações Internacionais, Agente Ambiental, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Nos termos da Constituição Federal, são Poderes da União, independentes e harmônicos entre si:

9 Q337845 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Agente Ambiental, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Numa festa infantil, serão distribuídos um total de 288 cajuzinhos, 394 beijinhos de coco e 432 brigadeiros. Essa distribuição será feita de maneira que se atenda ao maior número possível de convidados e que todos recebam o mesmo número de cajuzinhos, o mesmo número de beijinhos de coco e o mesmo número de brigadeiros, sem que haja sobra de qualquer dos docinhos.

Depois da distribuição, o número de brigadeiros que cada convidado ganhou foi:

10 Q435470 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Agente Ambiental, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

De acordo com os capítulos referentes ao meio ambiente na Constituição Federal, bem como nos dispositivos legais que constituem o vasto arcabouço ambiental e regem essa matéria, a gestão ambiental brasileira deve ser empreendida de forma complementar pela União, estados e municípios. Com relação a esse tema, avalie as sentenças abaixo:

I. Ao determinar a execução do estudo de impacto ambiental, o órgão estadual competente, ou o IBAMA ou, quando couber, o Município, fixará as diretrizes adicionais que, pelas peculiaridades do projeto e características ambientais da área, forem julgadas necessárias, inclusive os prazos para conclusão e análise dos estudos.

II. A descentralização feita no RJ prevê a transferência de parte da responsabilidade do licenciamento ambiental do Estado para os municípios fluminenses por meio de instrumento de convênio, tendo como condicionantes possuírem Plano Diretor e GuardaAmbiental.

III. Nos casos de licenciamento ambiental de empreendimentos de significativo impacto ambiental, assim considerado pelo órgão ambiental competente, com fundamento em EIA/RIMA, o empreendedor é obrigado a apoiar a unidade de conservação do Grupo de Uso Sustentável competindo a ele definir a unidade de conservação a ser beneficiada.

IV. O órgão ambiental competente, mediante decisão motivada, poderá modificar os condicionantes e as medidas de controle e adequação, suspender ou cancelar uma licença expedida, quando ocorrer violação ou inadequação de quaisquer condicionantes ou normas legais, omissão ou falsa descrição de informações relevantes que subsidiaram a expedição da licença ou, ainda, superveniência de graves riscos ambientais e de saúde.

V. A Licença Ambiental Simplificada – LAS – é o ato administrativo pelo qual o INEA atesta em uma única fase a viabilidade ambiental e aprova sua localização, embora não autorize a implantação ou operação de determinados empreendimentos enquadrados na Classe 6, ou seja, classificados como de porte mínimo e potencial poluidor insignificante.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.