Questões de Concursos: Agente de Apoio à Inclusão

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1 Q894030 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Agente de Apoio à Inclusão, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

Inúmeros autores: Demo, 1988; Luckesi, 1996 e 2000; Giné, 1998; Melchior, 1999; Perrenoud, 1999; Hoffmann, 1999 e 2001; Fonseca, 1999; Hadji, 2001; dentre outros, entendem a avaliação como parte integrante do projeto pedagógico da escola, como um de seus elementos constitutivos. Porém, na prática, avaliar tornou-se procedimento técnico referente aos desempenhos dos aprendizes, apenas, e sua análise reveste-se da maior importância, principalmente porque, tratando-se da avaliação que se realiza na escola, constata-se que a maior parte da ação pedagógica diz respeito à aprendizagem do aluno e às técnicas usadas com o objetivo de aferir (medir) seu rendimento escolar, o que conduz à avaliação como:

2 Q894034 | Psicologia, Transtornos do Neurodesenvolvimento, Agente de Apoio à Inclusão, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

Em relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), assinale a alternativa que contém dados consistentes.

3 Q894028 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente de Apoio à Inclusão, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

O serviço do profissional de apoio, como uma medida a ser adotada pelos sistemas de ensino no contexto educacional, deve ser disponibilizado sempre que identificada a necessidade individual do estudante, visando acessibilidade às comunicações e atenção aos cuidados pessoais de alimentação, higiene e locomoção. Dentre os aspectos a serem observados na oferta desse serviço educacional, destaca-se que:

4 Q894033 | Psicologia, Transtornos Neurocognitivos, Agente de Apoio à Inclusão, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

A deficiência intelectual pode ser identificada em diversos tipos de transtorno de desenvolvimento, caracterizando-se por um nível cognitivo abaixo da média, além de dificuldades significativas na vida diária, como autocuidado, segurança, socialização e dificuldade de raciocínio e compreensão. A alternativa que descreve aspecto pertinente em relação à deficiência intelectual é:

6 Q894029 | Pedagogia, Educação Especial, Agente de Apoio à Inclusão, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

As escolas públicas e as privadas sem fins lucrativos, que ofertem educação especial, poderão ser apoiadas nas despesas de custeio, manutenção e investimento em infraestrutura física e pedagógica por recursos do:

8 Q894031 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente de Apoio à Inclusão, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

Calcula-se que em torno de 5% das crianças e dos adolescentes brasileiros sejam superdotados. Algumas dificuldades se impõem em relação ao provimento adequado e suficiente de educação para essa população tão peculiar, pois a falta de oportunidades poderá acarretar:

9 Q894026 | Pedagogia, Legislação da Educação, Agente de Apoio à Inclusão, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

Em relação aos alunos público-alvo da educação especial, é correto afirmar que:

10 Q894027 | Pedagogia, Legislação da Educação, Agente de Apoio à Inclusão, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

O Atendimento Educacional Especializado (AEE), ofertado em salas de recursos multifuncionais ou em centros de Atendimento Educacional Especializado, tem a característica de:
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