Questões de Concursos: Agente de Apoio e Inclusão Escolar

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1 Q900484 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Agente de Apoio e Inclusão Escolar, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

O ensino de História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes

2 Q900482 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Agente de Apoio e Inclusão Escolar, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

Qual categoria conceitual é definida como a capacidade individual de formular, empregar e interpretar a matemática em uma variedade de contextos? “Isso inclui raciocinar matematicamente e utilizar conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas para descrever, explicar e predizer fenômenos. Isso auxilia os indivíduos a reconhecer o papel que a matemática exerce no mundo e para que cidadãos construtivos, engajados e reflexivos possam fazer julgamentos bem fundamentados e tomar as decisões necessárias.” (PISA, 2012). Como preconizado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é por meio da objetivação deste conceito que se pode assegurar aos alunos a possibilidade de “reconhecer que os conhecimentos matemáticos são fundamentais para a compreensão e a atuação no mundo e perceber o caráter de jogo intelectual da matemática, como aspecto que favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico, estimula a investigação e pode ser prazeroso (fruição)” (BRASIL, 2017, p. 266).

3 Q900491 | Pedagogia, Cursos de Graduação e Educação Profissional Tecnológica, Agente de Apoio e Inclusão Escolar, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

As instituições públicas e privadas que ministram educação profissional deverão, obrigatoriamente, oferecer cursos profissionais de nível básico à pessoa com deficiência, condicionando a matrícula

4 Q900488 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Agente de Apoio e Inclusão Escolar, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

Ana Teberosky defendeu a importância dos nomes próprios no processo de alfabetização de crianças. Para essa pensadora construtivista, o “conhecimento do próprio nome tem duas consequências importantes: em primeiro lugar, é uma escrita ‘livre de contexto’, quer dizer, uma escrita de interpretação estável, que não depende das vicissitudes do contexto, e, em segundo lugar, é uma escrita que facilita uma informação sobre a ordem não aleatória dentro do conjunto de letras” (TEBEROSKY, 2008, p. 34). A partir dessa defesa, se constitui uma das clássicas propostas de trabalho pedagógico com os nomes, que pode ser sintetizada da seguinte maneira:

5 Q900490 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Agente de Apoio e Inclusão Escolar, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) garante ao aluno regularmentematriculado em instituição de ensino pública ou privada, de qualquer nível, desde que se apresente prévio e motivado requerimento, que este possa ausentar-se de prova ou de aula marcada para dia em que, segundo os preceitos de sua religião, seja vedado o exercício de tais atividades, devendo-se-lhe atribuir, a critério da instituição e sem custos para o aluno, uma alternativa a ser prestada que substituirá a obrigação original para todos os efeitos, inclusive mediante a regularização do registro de frequência. Julgue as assertivas a seguir acerca das prestações alternativas que devem ser disponibilizadas para que uma delas possa ser aplicada no caso referido neste enunciado. Em seguida, marque a alterativa correta.

I. Prova ou aula de reposição, conforme o caso, a ser realizada em data alternativa, no turno de estudo do aluno ou em outro horário agendado com sua anuência expressa.
II. Trabalho escrito ou outra modalidade de atividade de pesquisa, com tema, objetivo e data de entrega definidos pela instituição de ensino.
III. Compensação da falta mediante apresentação de certificado de atividade complementar ou extracurricular. Neste caso o aluno terá prazo de dois meses para apresentar o certificado a fim de ter o seu registro de frequência regularizado.

6 Q900486 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Agente de Apoio e Inclusão Escolar, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

Como os componentes Educação Física e Arte deverão ser objetivados entre o 1º e o 5º ano do ensino fundamental?

7 Q900487 | Pedagogia, Piaget, Agente de Apoio e Inclusão Escolar, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

À luz da teoria piagetiana, o desenvolvimento psicossocial da criança está subordinado ao

8 Q900485 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Agente de Apoio e Inclusão Escolar, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

Por força de norma específica, a organização curricular da educação brasileira deve contar com um bloco pedagógico ou um ciclo sequencial não passível de interrupção, voltado para ampliar a todos os alunos as oportunidades de sistematização e aprofundamento das aprendizagens básicas, imprescindíveis para o prosseguimento dos estudos. Este bloco pedagógico remente

9 Q900483 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Agente de Apoio e Inclusão Escolar, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

O Art. 210 da Constituição Federal de 1988 determina que o ensino fundamental regular será ministrado em língua

10 Q900494 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Agente de Apoio e Inclusão Escolar, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), as instituições de ensino dos diferentes níveis classificam-se nas seguintes categorias administrativas:
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