Questões de Concursos: Agente de Apoio Educacional

Prepare-se para a prova com questões de Agente de Apoio Educacional de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q886934 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente de Apoio Educacional, Prefeitura de Bom Sucesso do Sul PR, UNIVIDA, 2024

A promoção da igualdade racial na Educação Infantil é fundamental para criar um ambiente inclusivo e respeitoso para todas as crianças. São práticas promotoras da igualdade racial na Educação Infantil:

I - Focar exclusivamente em uma única cultura ou grupo étnico, minimizando a diversidade étnico-racial presente na sala de aula.
II - Ignorar comentários, piadas ou comportamentos preconceituosos por parte das crianças sem abordar ou corrigir esses comportamentos.
III - Abordar situações nas quais as crianças possam compreender que as diferenças de cor, cabelo e tipo de nariz não significam inferioridade.
IV - Incluir materiais, livros, brinquedos e recursos visuais que representem a diversidade étnico-racial em sala de aula.

Está correto o que se afirma em:

2 Q886939 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Agente de Apoio Educacional, Prefeitura de Bom Sucesso do Sul PR, UNIVIDA, 2024

As diretrizes das Políticas Nacionais para a Educação Infantil abrangem os aspectos, EXCETO:

3 Q886940 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Agente de Apoio Educacional, Prefeitura de Bom Sucesso do Sul PR, UNIVIDA, 2024

Na creche que contempla tanto o cuidado quanto a educação da criança, é importante no planejamento da recreação, contemplar as atividades:

I - Ao ar livre.
II - Físicas, artísticas e sociais.

III - Unicamente direcionadas.
IV - Exclusivamente sensoriais.

Está correto o que se afirma em:

4 Q886927 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Agente de Apoio Educacional, Prefeitura de Bom Sucesso do Sul PR, UNIVIDA, 2024

O educar e cuidar, pressuposto da Educação Infantil, implica em um compromisso com a:

I - Separação do cuidado com o processo educativo, tratando-os como áreas distintas e independentes do contexto escolar.
II - Integralidade do desenvolvimento infantil, reconhecendo que o cuidado e a educação são dimensões interdependentes.
III - Valorização do ambiente escolar como um espaço acolhedor onde as crianças possam desenvolver relações afetivas.
IV - Adoção do cuidado físico das crianças em detrimento das atividades educativas, habilidades cognitivas e acadêmicas.

Está correto o que se afirma em:

5 Q886937 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Agente de Apoio Educacional, Prefeitura de Bom Sucesso do Sul PR, UNIVIDA, 2024

A importância de trabalhar a higiene oral é conhecer e compreender os benefícios de uma boa escovação, pois se trata de uma prática diária e indispensável ao desenvolvimento da criança, e é um hábito que deve ser ensinado deste os primeiros anos de vida. Para conscientizar as crianças de 4 e 5 anos a fazerem uma escovação correta é necessário estabelecer hábitos saudáveis de higiene bucal, como escovar:

I - Os dentes ao acordar, após o café da manhã, depois do almoço, após o jantar e antes de dormir.
II - Todas as superfícies dos dentes voltadas para a bochecha de modo suave para frente e para trás.
III - Eventualmente até que as crianças tenham todos os dentes de leite e ir ao dentista primeiro.
IV - Primeiro limpando as superfícies internas dos dentes, onde o acúmulo de placa é maior.
V - Usando adstringentes bucais regularmente desde tenra idade para fortalecer os seus dentes.

Está correto o que se afirma em:

6 Q886930 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Agente de Apoio Educacional, Prefeitura de Bom Sucesso do Sul PR, UNIVIDA, 2024

Para promover o brincar intencional com os bebês na creche, é necessário:

I - Criar um ambiente seguro e acolhedor que estimule o desenvolvimento sensorial, motor, cognitivo e afetivo.
II - Proporcionar interações padronizadas pouco estimulantes independente do estágio de desenvolvimento.
III - Limitar as interações dos cuidadores com os bebês, deixando-os explorar o ambiente completamente sozinhos.
IV - Oferecer uma variedade de brinquedos e materiais adequados à idade e ao estágio de desenvolvimento.
V - Proporcionar estímulos adequados ao desenvolvimento, como interações afetuosas e brincadeiras suaves.

Está correto o que se afirma em:

7 Q886935 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Agente de Apoio Educacional, Prefeitura de Bom Sucesso do Sul PR, UNIVIDA, 2024

Os momentos de higiene pessoal dos bebês e das crianças pequenas são tão importantes quanto às demais atividades da rotina. Para integrar práticas de educar e cuidar durante esses momentos, é necessário:

I - Manter uma comunicação afetuosa conversando suavemente, cantando ou fazendo gestos carinhosos.
II - Dedicar atenção individualizada a cada bebê, reconhecendo suas necessidades e respondendo de acordo.
III - Limitar os momentos de asseio apenas para fins de desinfecção desconsiderando o vínculo emocional.
IV - Realizar as tarefas mantendo uma abordagem impessoal evitando possíveis estranhamentos a criança.


Está correto o que se afirma em:

9 Q886926 | Pedagogia, Legislação da Educação, Agente de Apoio Educacional, Prefeitura de Bom Sucesso do Sul PR, UNIVIDA, 2024

As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI) e os Parâmetros e Indicadores de Qualidade consideram os eixos interações e a brincadeira como pilares que proporcionam as crianças:

I - Explorarem o mundo ao seu redor, experimentando papéis sociais, desenvolvendo habilidades motoras, cognitivas e emocionais.
II - Desenvolverem habilidades de comunicação, expressão verbal em detrimento das motoras e cognitivas pois a brincadeira serve apenas para entretenimento.
III - Estabelecerem vínculos com adultos e outras crianças, desenvolvendo o senso de pertencimento e conexão com sua comunidade.
IV - Aprenderem sobre a diversidade, respeito mútuo e aceitação da diferença, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva.
V - Compreenderem as atividades mais acadêmicas e formais, sem preocupação com a natureza exploratória da aprendizagem.

Está correto o que se afirma em:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.