Questões de Concursos: Agente de Pesquisas por Telefone

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Agente de Pesquisas por Telefone. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q23158 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Agente de Pesquisas por Telefone, IBGE, CESGRANRIO

Em um certo país, cada aposentado ganha uma quantia diretamente proporcional à raiz quadrada do número de anos que trabalhou. Urbano aposentou-se hoje nesse país e receberá uma aposentadoria de X unidades monetárias. Se trabalhasse mais 13 anos, sua aposentadoria aumentaria em 1000 unidades monetárias e, no entanto, se tivesse se aposentado há 11 anos, receberia 1000 unidades monetárias a menos.

Para que as afirmações acima estejam todas corretas, o valor de X deve ser:

2 Q833157 | Geografia, Globalização, Agente de Pesquisas por Telefone, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

O termo globalização gera intenso debate quanto ao seu significado e suas características centrais. Em meio a essa acalorada discussão, no entanto, foi possível chegar a alguns consensos e um deles refere-se ao fato de que, apesar de a globalização ser um fenômeno mundial, seus impactos são locais e regionais, impulsionando mudanças que se desenvolvem de diferentes formas e com intensidade variada.
Internet: <www.scielo.br> (com adaptações).
A globalização como um fenômeno mundial, mas de rebatimentos locais e regionais, tem como consequências

3 Q23160 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Agente de Pesquisas por Telefone, IBGE, CESGRANRIO

Em uma central de telemarketing com 42 funcionários, todos são atenciosos ou pacientes. Sabe-se que apenas 10% dos funcionários atenciosos são pacientes e que apenas 20% dos funcionários pacientes são atenciosos.

Quantos funcionários são atenciosos e pacientes?

4 Q23163 | Raciocínio Lógico, Agente de Pesquisas por Telefone, IBGE, CESGRANRIO

Sobre uma grandeza x, um aluno faz a afirmação “x + 2 = 4 ou x > 2". Seu professor diz que essa afirmação é falsa. O aluno, então, reformula, corretamente, enunciando uma negação da afirmação que fizera.

Uma negação de “x + 2 = 4 ou x > 2" é

5 Q23159 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Agente de Pesquisas por Telefone, IBGE, CESGRANRIO

Cinco candidatos, Aldo, Baldo, Caldo, Delcio e Elcio participam da última etapa de um processo seletivo no qual o avaliador entrevista cada um deles, atribuindo-lhes notas de 0 a 100. As notas atribuídas aos cinco candidatos foram 71, 76, 80, 82 e 91, não necessariamente nessa ordem. Em uma planilha de cálculo, os nomes dos candidatos estavam em ordem alfabética. Ao inserir as notas de cada candidato ao lado de seu nome, a planilha calculava automaticamente a média das notas já inseridas. O avaliador percebeu que a média, após cada inserção, não se mantinha constante, mas era sempre um número inteiro.

Nessas condições, o candidato que obteve a maior nota foi

6 Q23156 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Agente de Pesquisas por Telefone, IBGE, CESGRANRIO

O número de doutores, que são novos pesquisadores, superou 10 mil em 2008, mais de dez vezes mais que em 1987. A quantidade de publicações, citações e registros de patentes também cresceu. [...] O número de pedidos de proteção de propriedade intelectual em 2012 cresceu 10,9% em relação a 2011. O dispêndio nacional em C&T foi de R$ 67.999 milhões em 2011, ou 1,64% do PIB, [...]. Dados relativos a 2012 de 193 instituições científicas e tecnológicas (ICTs) mostram que a maioria [...] tem diretrizes formais para ações ligadas à inovação, proteção da propriedade intelectual e transferência de tecnologia. [...]

Revista Scientifi c American / Brasil – Ano 12, [s.l.], n. 138, nov. 2013, p.62-63.

Com base no texto, conclui-se que os indicadores de ciência, tecnologia e inovação no Brasil revelam que, apesar das restrições burocráticas afetarem o desempenho, existe(m)

7 Q23157 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Agente de Pesquisas por Telefone, IBGE, CESGRANRIO

O algoritmo de ordenação por flutuação é um método para colocar em ordem crescente uma lista de números dada. O algoritmo consiste em comparar o primeiro elemento da lista com o segundo. Em seguida, o menor dos dois é comparado com o terceiro. O menor dessa última comparação é comparado com o quarto, e assim sucessivamente até que todos os elementos da lista sejam usados. Dessa forma, o menor elemento da lista é obtido, retirado da lista original e posto como primeiro elemento da ordenação. O segundo elemento da ordenação é obtido de forma análoga, usando a lista atualizada, sem o primeiro da ordenação. O processo se repete até que a ordenação se complete.

Quantas comparações, pelo algoritmo de ordenação por flutuação, são necessárias para ordenar uma lista com 5 números?

8 Q332583 | Matemática, Aritmética e Algebra, Agente de Pesquisas por Telefone, IBGE, CESGRANRIO

Considere cinco punhados idênticos de feijões, ou seja, com a mesma quantidade de feijão. Tais punhados estão enfileirados e numerados do primeiro ao quinto. Uma pessoa retira de cada punhado, exceto do terceiro, três feijões e os coloca no terceiro punhado. Em seguida, essa pessoa retira do terceiro punhado tantos feijões quantos restaram no segundo e os coloca no primeiro punhado.

Após os procedimentos realizados por essa pessoa, quantos feijões sobraram no terceiro punhado?

9 Q23161 | Raciocínio Lógico, Agente de Pesquisas por Telefone, IBGE, CESGRANRIO

Edu foi ao shopping no sábado e gastou 20% da mesada que recebeu. No domingo, Edu voltou ao shopping e gastou 20% do restante da mesada.

Se, após a segunda ida de Edu ao shopping, sobraram R$ 96,00, qual é, em reais, a mesada de Edu?

10 Q23162 | Raciocínio Lógico, Agente de Pesquisas por Telefone, IBGE, CESGRANRIO

Três professores de lógica são chamados para determinar quais são os números que formam uma sequência de três números inteiros positivos escritos em cartões ordenados da esquerda para a direita. Inicialmente, sabe-se que os números são todos distintos, que a soma dos três é 13, e que eles estão em ordem crescente. O primeiro professor pode observar (sem revelar) a carta da esquerda e, ao fazê-lo, afirma que não pode determinar a sequência. O segundo professor pode observar (sem revelar) a carta da direita e, ao fazê-lo, afirma que não pode determinar os números. O terceiro professor pode observar a carta do meio e, após a observação, diz que não é capaz de determinar a sequência. Todos os professores confiam na capacidade de dedução dos demais.

O número observado pelo terceiro professor é
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.