Questões de Concursos Públicos: ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social

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Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, de 06 de novembro de 2019, o historiador Robert Darnton, da Universidade Harvard, afirma que as notícias falsas são relatadas pelo menos desde a Idade Antiga. Ele se refere ao Século VI, quando o historiador bizantino Procópio escreveu um texto contendo inverdades sobre o Imperador Justiniano e sobre outros Imperadores. Contudo, apesar de não traduzir um fenômeno novo, Fake News é um termo atual, usado para se referir a informações falsas publicadas como se fossem matérias jornalísticas e, sobretudo, divulgadas em redes sociais. Os efeitos nocivos da divulgação de Fake News provocou a criação, nos últimos anos, de agências com propósitos de verificar se uma notícia é verdadeira ou falsa.
Marque a opção correspondente às agências especializadas em checar a veracidade de notícias suspeitas e de boatos.
Marque a opção abaixo que NÃO corresponde a um podcast.
Sobre as Teorias do Jornalismo, marque a afirmação abaixo que está INCORRETA.
Segundo Barbara Freitag (1994), a indústria cultural é a forma como a cultura e a arte se organizam no sistema capitalista e como são avaliadas pela sua lucratividade e aceitação no mercado, não importando seu valor estético, filosófico, literário etc. Nesse cenário, é fundamental a participação dos meios de comunicação nos processos de produção e divulgação da arte e da cultura. Sobre o conceito de Indústria Cultural, cunhado pela Escola de Frankfurt, marque a opção CORRETA.
Dentre as Teorias da Comunicação e do Jornalismo expostas abaixo, apenas uma pressupõe que as notícias assumem um formato em função da lógica industrial e empresarial que as conformam, levando em conta as rotinas empregadas na produção jornalística. Sobre esse assunto, marque a opção que se refere à teoria comentada.
O press-kit ou kit de imprensa é um conjunto de materiais reunidos com o objetivo de divulgar determinadas atividades de uma organização, a fim de facilitar a cobertura jornalística sobre os acontecimentos e eventos associados à mesma. Assinale a única opção que NÃO faz parte desse conjunto.
O press-release surgiu em meados da década de 1950, no ambiente da comunicação organizacional, com o objetivo de despertar o interesse do jornalista e gerar notícia sobre o assessorado. Ele pode conter informações sobre muitos assuntos ligados à organização ou pessoa assessorada. Marque a única opção que NÃO corresponde a um assunto apresentado num press-release.
Luiz Martins da Silva e Fernando O. Paulino (2005) afirmam que há três caminhos possíveis para promover a ética e a qualidade na atuação da mídia: “De início, a „livre? atuação da imprensa, em segundo lugar a interferência estatal e, por fim, a busca de construção de espaços compartilhados”. Para os autores citados, a fim de avaliar o papel e corrigir alguns desvios do jornalismo, foram criados alguns mecanismos de participação do público e da sociedade civil em espaços de arbitragem, de avaliação e de questionamento das práticas jornalísticas, bem como espaços dentro das empresas de comunicação para a autocrítica e a correção de erros cometidos pelos jornalistas. Sobre esse assunto, marque a opção que NÃO se enquadra nas ações ou nos mecanismos contemplados pela análise dos autores citados.
A conduta ética do assessor de imprensa é fundamental para o exercício de sua função. Para tanto, ele deve se relacionar com os jornalistas de forma transparente. Neste sentido, faz parte do comportamento ético do assessor de imprensa a opção:
O papel da assessoria de imprensa nas redes sociais ganha cada vez mais destaque e lança aos profissionais de relações públicas e de comunicação organizacional novos desafios. Nessa adaptação ao novo cenário, muitas assessorias de imprensa não adequam seus métodos e acabam se limitando a trazer para o mundo online as mesmas estratégias e os mesmos produtos utilizados na relação que, antes, mantinham com os antigos meios de comunicação de massa. Sobre o assunto, marque a opção que NÃO corresponde às mudanças nas práticas de assessoria de imprensa com o advento das redes e mídias sociais.