Questões de Concursos Públicos: Analista de Cultura

Encontre aqui questões Analista de Cultura de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Tendo como referência as premissas de que a escola é um espaço de trocas culturais e a educação é transmissora da cultura, analise as seguintes afirmações:

I. A cultura é o alimento da educação.

II. A educação, garantindo a preservação da cultura, impede sua renovação.

III. Não existe processo educativo distanciado das práticas culturais.

IV. A cultura, embora dinâmica, não se reinventa.

É correto o que se afirma em:

Em contextos multiculturais, o papel da escola é, sem dúvida, contribuir para a formação de cidadãos conscientes dessa realidade e que se compreendam em sua identidade própria. Nessa perspectiva, faz-se necessário um currículo que
O Brasil é uma nação miscigenada e ainda muito preconceituosa; sendo assim, é inadmissível que os currículos escolares brasileiros

Dentro dos pressupostos de uma sociedade inclusiva está prevista a garantia do direito coletivo de exercício da cidadania, independentemente de gênero, origem socioeconômica, escolaridade, opção sexual, religião, cor, raça, deficiência. Constata-se, contudo, ao longo da história da escola, a presença de uma cultura excludente em suas práticas. Então, para o fortalecimento de uma cultura inclusiva, faz-se necessário que se pratique

I. a convivência dentro da diversidade humana;

II. a eliminação de qualquer forma de discriminação;

III. a valorização de cada pessoa com sua individualidade;

IV. a classificação das pessoas em ações da vida social.

Estão corretas as complementações contidas em

Concebendo a Literatura como uma forma de apreensão do real, podemos dizer que esta capacidade de apreender o real chama-se literariedade. Assim, a literatura tem esta propriedade devido a dois fatores: a linguagem, enquanto aquilo que nos capacita dizer o que dizemos; e a ideia ou ideologia, entendida como a apreensão do real que há naquilo que dizemos.

Assinale a opção que faz digressão ao conceito de Literatura e aos fatores da literariedade.

A racionalidade é técnica de sustentação de injustiças, de trabalhos forçados e de sofrimentos. Considerando a relação entre racionalidade técnica e racionalidade crítica, assinale a afirmação verdadeira.
O marco histórico inicial da educação no Brasil se dá com a instituição do sistema de governo geral. Em 1549, o primeiro governador geral Tomé de Sousa desembarcou em Salvador, acompanhado por quatro padres e dois irmãos jesuítas, que foram nossos primeiros educadores. A educação jesuítica, em sua primeira fase, orientava-se pelo plano de estudo concebido por
O planejamento participativo não possui um caráter meramente técnico e instrumental, pois parte de uma leitura crítica de mundo, que apreende e denuncia o caráter excludente e de injustiça presente na realidade social. São dimensões do planejamento participativo, na educação e na escola,

No que diz respeito à Padaria Espiritual, considere as seguintes afirmações:

I. A Padaria Espiritual foi uma agremiação literária que surgiu no Ceará por volta de 1892. II. Antônio Sales foi o inspirador e principal animador dessa original agremiação Literária, sendo o Primeiro Padeiro-mor (Presidente).

III. As reuniões ou sessões, quase sempre marcadas a partir das dezenove horas, eram as Fornadas; os sócios, os amassadores ou padeiros; o Presidente, o Padeiro-mor; os Secretários, Primeiro e Segundo Forneiros; o Tesoureiro, Gaveta; o Bibliotecário, Guarda-livros e o Investigador das coisas e das gentes, o Olho da Providência.

IV. O Forno foi um dos principais órgãos de divulgação em três fases: a primeira no ano de 1892, com a publicação de seis exemplares; a segundo em 1895, com a publicação de vinte e quatro exemplares; e a terceira 1896, com a publicação de seis números.

V. A importância do movimento se deu pelo fato de ele haver proporcionado a consolidação do Realismo e o nascimento do Simbolismo no Ceará.

É correto o que se afirma somente em