Questões de Concursos: Analista de Engenharia Elétrica

Prepare-se para a prova com questões de Analista de Engenharia Elétrica de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q787448 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Analista de Engenharia Elétrica, MPU, CESPE CEBRASPE

Um motor de indução trifásico, com 4 polos, ligado a uma rede elétrica cuja frequência síncrona é igual a 60 Hz, está acionando uma carga mecânica. Na condição de operação a que o motor está submetido, a corrente em seu rotor tem frequência de 2 Hz e o circuito do rotor está consumindo 150 kW.

Tendo como base essas informações, julgue os itens a seguir.

O motor em tela tem uma perda elétrica ativa no circuito do rotor igual a 5 kW.

2 Q785153 | Engenharia Elétrica, Eletrônica Digital, Analista de Engenharia Elétrica, MPU, CESPE CEBRASPE

Com relação a tecnologias usadas na implementação de circuitos integrados digitais, julgue os itens subsequentes.

Nos circuitos integrados digitais implementados segundo a tecnologia ECL, o transistor bipolar, em um dos dois possíveis estados lógicos, é colocado preferencialmente em estado de saturação forte. Por isso, em termos de operação, a tecnologia ECL é a mais lenta das tecnológicas embasadas em transistores bipolares.

3 Q787976 | Engenharia Elétrica, Eletromagnetismo, Analista de Engenharia Elétrica, MPU, CESPE CEBRASPE

Com relação a campos eletrostático e magnetostático, julgue os itens que se seguem.

Se uma carga elétrica positiva com massa m e carga Q, se movendo com velocidade v, entrar em uma região com um campo magnetostático uniforme e constante, perpendicular à direção do movimento da carga, então a força exercida sobre a carga terá a mesma direção e o mesmo sentido desse campo.

5 Q789480 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Analista de Engenharia Elétrica, MPU, CESPE CEBRASPE

Um motor de indução trifásico, com 4 polos, ligado a uma rede elétrica cuja frequência síncrona é igual a 60 Hz, está acionando uma carga mecânica. Na condição de operação a que o motor está submetido, a corrente em seu rotor tem frequência de 2 Hz e o circuito do rotor está consumindo 150 kW.

Tendo como base essas informações, julgue os itens a seguir.

Na condição de operação descrita, o rotor do motor tem uma velocidade de rotação de 1.712 rpm.

6 Q789186 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Analista de Engenharia Elétrica, MPU, CESPE CEBRASPE

Um motor de indução trifásico, com 4 polos, ligado a uma rede elétrica cuja frequência síncrona é igual a 60 Hz, está acionando uma carga mecânica. Na condição de operação a que o motor está submetido, a corrente em seu rotor tem frequência de 2 Hz e o circuito do rotor está consumindo 150 kW.

Tendo como base essas informações, julgue os itens a seguir.

Caso o motor apresente perda mecânica igual a 2 kW, é correto afirmar que a potência de saída disponível no eixo do rotor será igual a 148 kW.

7 Q789007 | Engenharia Elétrica, Eletrônica Digital, Analista de Engenharia Elétrica, MPU, CESPE CEBRASPE

Com relação a organização de computadores, julgue os itens a seguir.

Em microprocessadores que se comunicam com as memórias e os dispositivos de entrada e saída por meio de pinos conectados aos barramentos de dados é comum que os sinais nesses pinos possam assumir os níveis lógicos alto, baixo, e também o estado de alta impedância.

9 Q785455 | Engenharia Elétrica, Eletrônica Digital, Analista de Engenharia Elétrica, MPU, CESPE CEBRASPE

Com relação a organização de computadores, julgue os itens a seguir.

Um microprocessador com 16 linhas de endereços para o endereçamento de memórias, 8 linhas de dados para o barramento de dados e que processe instruções aritméticas por meio de registradores de 8 bits é de 16 bits.

10 Q787983 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Analista de Engenharia Elétrica, MPU, CESPE CEBRASPE

Acerca do controle de velocidade de motores CC, julgue os próximos itens.

O controle de velocidade da armadura está associado ao controle de um campo girante dependente do conjugado mecânico da carga. Para esse tipo de controle, um reostato deve ser inserido e ajustado no circuito da armadura.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.