Questões de Concursos Públicos: Analista de Mobilidade Urbana I

Encontre aqui questões Analista de Mobilidade Urbana I de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, no âmbito das respectivas atribuições.
Preencha a lacuna do texto a seguir com a resposta correta. Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) a sinalização horizontal pode se apresentar na cor _____________, utilizada para proporcionar contraste, quando necessário, entre a marca viária e o pavimento das ciclofaixas e/ou ciclovias, na parte interna destas, associada à linha de bordo branca ou de linha de divisão de fluxo de mesmo sentido e nos símbolos de hospitais e farmácias (cruz).
O perfil da demanda de usuários de transportes deve ser cuidadosamente estudada para que o município ofereça, por meio de parceiras, leis e fiscalizações um serviço de excelente qualidade. Nos estudos desenvolvidos devese observar os padrões de deslocamentos. Um exemplo são aqueles que se repetem de forma sistemática, tais como a interação casa-trabalho ou casa-escolacasa. Esses deslocamentos têm padrão praticamente constante no decorrer do tempo, variando apenas a intensidade em função da própria ocupação urbana da área de influência da linha; como característica marcante dos mesmos, pode-se destacar a sua elevada concentração em pequenos intervalos de tempo (no início da manhã e final da tarde) correspondendo aos horários de início e final do expediente de trabalho (ou de horários letivos) e caracterizando “períodos de pico”. Este exemplo nos mostra o que chamamos no jargão comum de:

Dentro das definições sobre a forma como uma linha de tráfego atende a cada uma das funções relacionadas ao transporte urbano, assinale a alternativa que se encaixe corretamente.

I. A que opera basicamente em grandes corredores, com elevada demanda e atendendo às funções de transporte.

II. A que opera nas vias secundárias tendo como funções coletar os usuários e conduzi-los para as linhas tronco e distribuí-los em sentido inverso, atendendo à função de captação/distribuição.

III. É a linha que executa ambas as funções (captação, distribuição e transporte), conduzindo o usuário sem necessidade de integração operacional (transferência compulsória).

IV. É a linha que presta um serviço complementar ao transporte básico da população, cuja função é atuar como indutora na mudança de hábitos da população, estimulando um maior uso do transporte público. Para tanto, tem veículos dotados de equipamentos especiais, apresenta capacidade limitada ao número de passageiros sentados e em geral tem tarifas mais elevadas que as demais.

As LINHAS componentes de uma rede de transporte público devem ser planejadas a partir das características dos usuários da sua área de influência específica. De acordo com a abrangência administrativo institucional relacionada com o poder concedente, as linhas podem ser classificadas como descrito a seguir, exceto pelo que se lê na alternativa:
Abaixo se encontram algumas medidas para projetos de melhoria no tráfego que não exigem intervenção física na via, exceto pelo que se lê na alternativa:
Em uma planilha do Excel 2010 verificou-se que a fórmula estampada em uma célula era =SOMA(A1:B5). Podemos concluir que isso significa o mesmo que a fórmula: