Questões de Concursos: Analista de Planejamento e Orçamento

Prepare-se para a prova com questões de Analista de Planejamento e Orçamento de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q114391 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições , Analista de Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF

Sejam F e G duas proposições e ~F e ~G suas repectivas negações. Marque a opção que equivale logicamente à proposição composta: F se e somente G.

2 Q114510 | Administração Pública, Modelos de gestão , Analista de Planejamento e Orçamento, SEPLAG RJ, CEPERJ

Segundo Chiavenato (2008:106), "O aparelho do estado funciona como uma extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares possuem status de nobreza real".

A descrição acima diz respeito à forma de Administração Pública chamada:

3 Q114775 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Analista de Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF

Sabendo que poucas causas levam à maioria dos problemas, bem como que a identifi cação da causa básica de um problema deve ser feita de acordo com uma sequência de procedimentos lógicos, baseada em fatos e dados, o recurso gráfi co utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas que devem ser saneadas denomina-se:

4 Q341573 | Raciocínio Lógico, Analista de Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF

Beatriz é fisioterapeuta e iniciou em sua clínica um programa de reabilitação para 10 pacientes. Para obter melhores resultados neste programa, Beatriz precisa distribuir esses 10 pacientes em três salas diferentes, de modo que na sala 1 fiquem 4 pacientes, na sala 2 fiquem 3 pacientes e na sala 3 fiquem, também, 3 pacientes. Assim, o número de diferentes maneiras que Beatriz pode distribuir seus pacientes, nas três diferentes salas, é igual a:

5 Q343159 | Raciocínio Lógico, Analista de Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF

Há três suspeitos para um crime e pelo menos um deles é culpado. Se o primeiro é culpado, então o segundo é inocente. Se o terceiro é inocente, então o segundo é culpado. Se o terceiro é inocente, então ele não é o único a sê-lo. Se o segundo é culpado, então ele não é o único a sê-lo. Assim, uma situação possível é:

6 Q114706 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Analista de Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF

As apostas na Mega-Sena consistem na escolha de 6 a 15 números distintos, de 1 a 60, marcados em volante próprio. No caso da escolha de 6 números tem-se a aposta mínima e no caso da escolha de 15 números tem-se a aposta máxima. Como ganha na Mega-sena quem acerta todos os seis números sorteados, o valor mais próximo da probabilidade de um apostador ganhar na Mega-sena ao fazer a aposta máxima é o inverso de:

7 Q115472 | Português, Radical, Analista de Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF

Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas no texto abaixo.

Se hoje ___(1)___é mais fácil, pelo menos para boa parte da humanidade, livrar-nos da fome e dos leões, se nos é mais fácil debelarmos boa parte das doenças que ____(2)___ a humanidade no decorrer da história, a contrapartida parece ser que não ___(3)___ fugir do desemprego, e, quando sim, não do trabalho desvairado, do temor da absolescência, do esgotamento nervoso, do estresse, da depressão. Cabe perguntar: é a tecnologia a responsável ___(4)___ mudança de nossa visão de mundo, ou é a nossa visão de mundo que conduz ___(5)_ __ mudanças tecnológicas? A pergunta é oportuna porque nos leva a questionar se não temos o poder de mudar o rumo de nossas vidas, de modifi car nossa própria visão de mundo, e ___ (6)___ modifi car o próprio mundo.

(Filosofi a,ciência&vida, ano III, n. 27, p. 32, com adaptações)

8 Q114692 | Administração Pública, Ética no exercício da função pública, Analista de Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF

Em decorrência do que dispõe o Decreto n. 1.171/94 (Código de Ética), aos servidores públicos civis do Poder Executivo Federal, é vedado:

9 Q339706 | Raciocínio Lógico, Analista de Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF

Sejam F e G duas proposições e ~F e ~G suas repectivas negações. Marque a opção que equivale logicamente à proposição composta: F se e somente G.

10 Q376408 | Administração Pública, Analista de Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF

Acerca dos modelos de gestão patrimonialista, burocrática e gerencial, no contexto brasileiro, é correto afirmar:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.