Questões de Concursos: Analista de Planejamento Industrial

Prepare-se para a prova com questões de Analista de Planejamento Industrial de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q396322 | Direito Administrativo, Parte Geral, Analista de Planejamento Industrial, INPI, NCE

Ao elaborar um edital, deverá o ente público concedente observar as regras gerais da Lei 8666/93, o Estatuto dos Contratos e Licitações. E nem deveria ser de outra forma, já que os princípios da igualdade de oportunidade e da competitividade devem estar presentes também na escolha daquele a quem vai ser delegada a prestação do serviço, ou seja, o concessionário. Vários são os requisitos exigíveis pela lei de concessões para a validade do Edital, destacando-se entre eles:

2 Q395674 | Direito Administrativo, Analista de Planejamento Industrial, INPI, NCE

Governo em sentido formal é o conjunto de Poderes e órgãos constitucionais; em sentido material, é o complexo de funções estatais básicas e em sentido operacional é a condução:

3 Q808830 | Legislação Federal, Lei 9307 1996, Analista de Planejamento Industrial, INPI, NCE

Conforme a Lei de Arbitragem (Lei 9.307/96), a cláusula compromissória é identificável como:

4 Q457921 | Direito Empresarial e Comercial, Direito de Propriedade Industrial, Analista de Planejamento Industrial, INPI, NCE

Um Desenho Industrial é considerado novo quando não compreendido no estado da técnica, que é constituído por tudo aquilo tornado acessível ao público antes da data de depósito do pedido de registro. A legislação brasileira estabelece, porém, que não será considerado como incluído no estado da técnica o conteúdo divulgado pelo próprio autor, desde que a divulgação tenha sido feita dentro de um limite de tempo que preceda a data de depósito ou a da prioridade reivindicada. Este limite de tempo é de:

5 Q729082 | Direito Internacional, Alcance universal, Analista de Planejamento Industrial, INPI, NCE

Para a concretização dos propósitos definidos na “Carta de São Francisco” a Organização das Nações Unidas (ONU) foi estruturada em seis órgãos principais, cuja composição e funcionamento estabelecem que

6 Q652828 | Comércio Internacional, Analista de Planejamento Industrial, INPI, NCE

No Brasil, a marca notoriamente conhecida em seu ramo de atividade nos termos do art. 6º bis (I), da Convenção da União de Paris para Proteção da Propriedade Industrial, goza de proteção especial na seguinte circunstância:

7 Q729116 | Direito Internacional, Promulgação e publicação de tratados no Brasil, Analista de Planejamento Industrial, INPI, NCE

Segundo a Convenção de Viena de 1969, tratado é todo acordo internacional concluído por escrito entre Estados e regido pelo Direito Internacional, qualquer que seja a sua denominação específica. Considerando a maneira pela qual os diversos tratados dos quais o Brasil é parte se relacionam com o ordenamento pátrio, à luz da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, os tratados internamente passam a viger:

8 Q652825 | Comércio Internacional, Analista de Planejamento Industrial, INPI, NCE

De acordo com a legislação da propriedade industrial, constitui Indicação Geográfica a indicação de procedência ou a denominação de origem. Considera-se indicação de procedência o nome geográfico de país, cidade, região ou localidade de seu território, que se tenha tornado conhecido como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto ou de prestação de determinado serviço. Considera-se denominação de origem o nome geográfico de país, cidade, região ou localidade de seu território, que designe produto ou serviço cujas qualidades ou características se devam exclusiva ou essencialmente ao meio geográfico, incluídos fatores naturais e humanos.

 O uso da indicação geográfica nessas duas modalidades é restrito aos seguintes produtores e prestadores de serviços:

9 Q375499 | Administração Pública, Controles interno e externo, Analista de Planejamento Industrial, INPI, NCE

No que se refere ao controle externo das contas públicas, compete ao Tribunal de Contas da União:

10 Q404366 | Direito Administrativo, Modalidades, Analista de Planejamento Industrial, INPI, NCE

A licitação no serviço público possui a natureza constitucional. É um procedimento administrativo, impessoal, que seleciona a proposta mais vantajosa para a administração pública. A Lei 8.666/93 instituiu cinco modalidades de licitação. Essas modalidades são:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.