Questões de Concursos: Analista em Infraestrutura de Transportes

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1 Q536338 | Engenharia Civil, Analista em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

O antropólogo brasileiro Roberto DaMatta vemse debruçando em seus estudos sobre a realidade antropológica brasileira, identificando e analisando tipos e rituais, como o carnaval, o futebol, o malandro e o próprio "brasileiro". Assinale, na relação a seguir, a afirmativa incorreta sobre ideias e teses que esse autor vem discutindo em seus escritos.

2 Q530293 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Com relação a modais de transporte no Brasil, assinale a opção que apresenta uma assertiva incorreta.

3 Q540992 | Engenharia Civil, Analista em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

O Ministério dos Transportes nos próximos 20 anos tem como meta modificar a matriz modal de transportes. Julgue os itens subsequentes.

I. Priorizar investimentos no setor ferroviário e hidroviário, oferecendo melhor qualidade ambiental, menor consumo de petróleo e menor poluição atmosférica.

II. Priorizar investimentos no setor rodoviário, pois já temos uma malha rodoviária que atende todas as necessidades do transporte no País.

III. Priorizar investimentos no setor aeroviário, pois pode-se atender todas as necessidades com maior rapidez e segurança.

É correto o que se afirma em

4 Q527220 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Analista em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

No que se refere às questões associadas a projeto, implantação e operação de Hidrovias no Brasil, é incorreto afirmar que:

5 Q531156 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Analista em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Para avaliar o comportamento do solo são empregados ensaios de laboratório de modo a se determinar parâmetros de resistência e deformabilidade. Com relação aos ensaios de laboratório, analise as afirmativas.

I. O ensaio de cisalhamento direto não permite a determinação do módulo de cisalhamento. II. No ensaio de compressão triaxial adensado não drenado (CU), a pressão neutra durante o ensaio é praticamente nula, e as tensões totais aplicadas indicam as tensões efetivas. III. O ensaio de compressão edométrica avalia a compressibilidade e a resistência dos solos. É correto o que se afi rma em

6 Q530125 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Com relação ao modal de transporte rodoviário de carga no Brasil, analise as assertivas com V para as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Possui maior representatividade entre as modais.

( ) Alto custo de implantação.

( ) Alta capacidade de carga sem limitação de volume e peso.

( ) Adequado para curtas e médias distâncias.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta de letras.

7 Q816092 | Legislação Federal, Legislação Ambiental, Analista em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

A Resolução CONAMA n. 371/ 2006 estabelece diretrizes aos órgãos ambientais para o cálculo, cobrança, aplicação, aprovação e controle de gastos de recursos advindos de compensação ambiental, conforme a Lei n. 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC. Analise as afi rmativas que se seguem e assinale a opção que melhor representa o conjunto, considerando C para alternativa correta e E para afi rmativa errada.

( ) A resolução estabelece diretrizes para cálculo, cobrança, aplicação, aprovação e controle de gastos de recursos financeiros advindos da compensação ambiental decorrente dos impactos causados pela implantação de empreendimentos de signifi cativo impacto ambiental, assim considerado pelo órgão ambiental competente, com fundamento em Estudos de Impacto Ambiental-EIA e Relatório de Impacto Ambiental-RIMA.

( ) O órgão ambiental licenciador estabelecerá o grau de impacto ambiental causado pela implantação de cada empreendimento, fundamentado em base técnica específi ca que possa avaliar os impactos negativos e não mitigáveis aos recursos ambientais.

( ) Para o cálculo da compensação ambiental serão considerados os custos totais previstos para implantação e operação do empreendimento, assim como a metodologia de gradação de impacto ambiental, defi nida pelo órgão ambiental competente, em acordo com o empreendedor.

8 Q533279 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Pavimento: superestrutura constituída por um sistema de camadas de espessuras fi nitas, assentados sobre um semiespaço considerado teoricamente como infi nito (infraestrutura ou terreno de fundação) a qual é designada de subleito (Manual do DNIT, 2006).

Julgue os itens subsequentes, relativos a pavimentação.

I. O revestimento tradicional é a camada, o mais impermeável possível, que recebe diretamente a ação do rolamento dos veículos.

II. Base de um pavimento, sobre a qual se constrói um revestimento, é a camada destinada a resistir aos esforços verticais oriundos dos veículos, distribuindo tais esforços sobre o terreno.

III. Sub-base é a denominação dada ao terreno de fundação de um pavimento ou revestimento.

IV. Subleito é a camada corretiva da sub-base, ou complementar à base, que é utilizada quando, por qualquer circunstância, não é aconselhável construir o pavimento diretamente sobre a base.

É correto o que se afirma em

9 Q539261 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

O início das atividades de preservação de madeira no Brasil teve como base o tratamento de dormentes pela indústria ferroviária e dos postes para redes de distribuição de energia elétrica. A seleção adequada do preservante a ser utilizado e a escolha do método de aplicação são condições fundamentais para conferir uma boa proteção e exigem o conhecimento das condições de agressividade biológica a que a madeira está sujeita quando empregada, além de sua permeabilidade e resistência natural. O produto utilizado na preservação da madeira deve apresentar diversas características apresentadas abaixo.

Com relação a essas características, assinale a opção incorreta.

10 Q530252 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Analista em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

A dragagem é uma operação que visa aprofundar portos e vias navegáveis removendo parte do fundo do mar ou do leito dos rios e canais. Geralmente junto à draga operam uma chata e um rebocador, para recolhimento e descarte do material extraído. Para dragagem de areia fina cimentada, não seria recomendado a utilização de:

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