Questões de Concursos: Analista Judiciário Odontologia Prótese

Prepare-se para a prova com questões de Analista Judiciário Odontologia Prótese de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q148086 | Odontologia, Analista Judiciário Odontologia Prótese, TRT 3a Região, FCC

Procedimentos de seleção de cor e ajuste funcional e estético ao realizar cimentação provisória e definitiva de próteses dentais requerem a consideração de vários detalhes anatômicos e da peça protética. É INCORRETO afirmar:

2 Q149468 | Odontologia, Analista Judiciário Odontologia Prótese, TRT 3a Região, FCC

A classificação de Kennedy distribui os casos de desdentados parciais em quatro grupos fundamentais e toma por base o relacionamento do espaço protético com os dentes remanescentes de acordo com a

3 Q152028 | Odontologia, Analista Judiciário Odontologia Prótese, TRT 3a Região, FCC

Em prótese fixa a moldagem deve permitir a obtenção de um modelo que seja o mais fiel possível a fim de se obter o máximo de precisão para a execução do procedimento desejado. Para esta finalidade,

4 Q156179 | Odontologia, Analista Judiciário Odontologia Prótese, TRT 3a Região, FCC

A reconstrução de dentes tratados endodonticamente requer frequentemente a utilização de pinos e núcleos para o restabelecimento da estética e da função. A realização de procedimentos deste tipo deve levar em consideração várias características anatômicas e clínicas, EXCETO:

5 Q155530 | Odontologia, Analista Judiciário Odontologia Prótese, TRT 3a Região, FCC

Paciente do sexo masculino, 68 anos de idade, bom estado de saúde geral, utiliza as mesmas próteses dentais totais superior e inferior há vinte anos. Refere cansaço nos músculos da face e infecções recorrentes na comissura labial. Diante desse quadro clínico, considere: I. Devem-se confeccionar novas próteses estabelecendo a oclusão em relação cêntrica que é recomendada para pacientes usuários de próteses totais que têm controle reduzido sobre os movimentos mandibulares devido à perda dos proprioceptores periodontais.
II. A relação cêntrica é a posição em que os músculos elevadores e abaixadores da mandíbula estão em equilíbrio. III. Para a determinação da relação cêntrica pode-se utilizar o método de manipulação da mandíbula para uma posição mais posterior associado ao método fisiológico que consiste em solicitar ao paciente que permaneça de boca fechada com a mandíbula relaxada.
IV. Após a obtenção da relação cêntrica os planos de orientação são fixados e levados ao articulador para obtenção do Plano de Camper.
V. Um aumento da dimensão vertical de oclusão proporciona uma diminuição do espaço funcional livre e isto produz um espaço funcional livre excessivo. Além dessas, a alteração da dimensão vertical de oclusão pode causar mudanças na postura da cabeça e do pescoço, levando a um distúrbio do controle da postura corporal, o que pode afetar a estabilidade da marcha e dificultar a manutenção do equilíbrio do corpo podendo provocar quedas.
Está correto o que consta em

6 Q152182 | Odontologia, Analista Judiciário Odontologia Prótese, TRT 3a Região, FCC

Com relação à utilização e montagem de um modelo para prótese dental parcial removível em articulador semiajustável,

7 Q153679 | Odontologia, Analista Judiciário Odontologia Prótese, TRT 3a Região, FCC

Sobre a realização do bisel na cúspide funcional,

8 Q156114 | Odontologia, Analista Judiciário Odontologia Prótese, TRT 3a Região, FCC

Com relação à direção de inserção e moldagem em prótese dental parcial removível, considere: I. A escolha da direção de inserção da prótese parcial removível deve possibilitar o preparo de planos-guia em todos os dentes pilares com áreas de retenção que dependerão do diâmetro do equador protético de cada elemento dentário.
II. Quando a direção de inserção é alterada, alteram-se também os equadores protéticos de todos os dentes considerados na prótese parcial removível.
III. O equador protético é uma linha imaginária que divide área retentiva de área expulsiva, sendo a linha de maior convexidade dos dentes.
IV. A moldagem para a confecção de próteses parciais removíveis deve reproduzir fielmente as estruturas dentais e rebordo residual do paciente. O material de moldagem deve fazer contato íntimo com as coroas dentais, resistir à distorção momentânea ao retirar a moldagem da boca e/ou dos modelos e voltar imediatamente à forma original sem romper-se.
V. A moldagem sem pressão é a técnica de impressão que não comprime a mucosa oral, realizadas com hidrocoloide reversível. A moldagem com pressão é a técnica de impressão na qual o tecido é comprimido ou deslizado controladamente de alguma forma.
Está correto o que consta APENAS em

9 Q155142 | Odontologia, Analista Judiciário Odontologia Prótese, TRT 3a Região, FCC

Quanto às facetas laminadas considere: I. Atualmente a exposição de dentina durante o preparo para faceta laminada não se constitui em problema devido aos tipos de adesivos existentes no mercado. Assim, não é necessário que haja uma cinta de esmalte ao redor de todo o preparo para evitar a infiltração marginal.
II. Não estão indicadas para pacientes com hábitos parafuncionais, em elementos com perda de estrutura dentária, dentes vestibularizados e que apresentam grande apinhamento ou giroversão exigindo desgaste exagerado que poderia comprometer a estrutura dental.
III. Os preparos do tipo janela, preparo com cobertura incisal e o preparo sem chanfro na palatina apresentam os melhores resultados em relação a resistência à carga e à fratura dos laminados cerâmicos.
IV. A interface cimento resinoso-dente é o primeiro lugar de entrada do fluido oral. Assim, a falha adesiva ocorre quando 80% ou mais do substrato é de dentina, sendo altamente improvável quando um mínimo de 0,5 mm de esmalte é preservado.
V. O método alternativo no qual o adesivo dentinário é aplicado à dentina e polimerizado antes da cimentação tem se mostrado mais efetivo para o restabelecimento do comportamento biomimético do elemento dental, porém a camada de adesivo aplicada deve ser bastante fina ou poderá haver prejuízo à adaptação da faceta.
Está correto o que consta APENAS em

10 Q153821 | Odontologia, Analista Judiciário Odontologia Prótese, TRT 3a Região, FCC

A eficiência mastigatória de uma prótese dental total está diretamente correlacionada com

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.