Questões de Concursos: Analista Legislativo Analista de Sistemas

Prepare-se para a prova com questões de Analista Legislativo Analista de Sistemas de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q155976 | Sistemas de Informação, Analista Legislativo Analista de Sistemas, AL RN, FCC

Um diagrama da UML mostra um processo de negócio ou um processo de software como um fluxo de trabalho por meio de uma série de ações. Pessoas, computadores ou componentes de software podem executar essas ações.

Seu uso pode descrever os processos de vários tipos, como:

I. Um processo de negócios ou um fluxo de trabalho entre usuários e o seu sistema.
II. As etapas executadas em um caso de uso.
III. Um protocolo de software, ou seja, as sequências permitidas de interações entre os componentes.
IV. Um algoritmo de software.

Este diagrama é chamado de Diagrama de

2 Q154896 | Sistemas de Informação, Analista Legislativo Analista de Sistemas, AL RN, FCC

Os diagramas UML podem ser divididos em dois grandes grupos, Diagramas Estruturais e Diagramas Comportamentais. Analise a lista de diagramas abaixo:

I. Componentes.

II. Comunicação.

III. Implantação.

IV. Caso de Uso.

V. Classes.

VI. Estados.

São Diagramas Comportamentais APENAS os descritos em

3 Q151074 | Sistemas de Informação, Analista Legislativo Analista de Sistemas, AL RN, FCC

O primeiro modelo de desenvolvimento de software a ser publicado foi derivado de processos mais gerais da engenharia de sistemas. Por causa do encadeamento entre uma fase e outra, esse modelo é conhecido como modelo em cascata ou ciclo de vida de software. Dentre seus principais estágios se encontram a análise e definição de requisitos, o projeto de sistema e software e

4 Q153116 | Sistemas de Informação, Analista Legislativo Analista de Sistemas, AL RN, FCC

José foi incumbido de modelar as classes do sistema que a empresa estava desenvolvendo. Ele se deparou com as seguintes classes:

Classe 1, que possui os atributos data de nascimento, nome, sexo e um método para calcular a idade no calendário Gregoriano.

Classe 2, que possui os atributos data de nascimento, nome, sexo, telefone e um método para calcular a idade no calendário Chinês.

Classe 3, que possui os atributos data de nascimento, nome, sexo e um método para calcular a idade no calendário Juliano.

Por ser conhecedor de técnicas de orientação a objetos, ele propôs que fosse criada uma classe com os atributos comuns e o método de cálculo da idade. Sugeriu que fossem criadas classes baseadas nessa primeira e que apenas alterassem o que não fosse comum, como a inclusão do atributo telefone e diferentes tipos de implementação para o método do cálculo da idade.

Deste modo ele utilizou, respectivamente, as técnicas de

5 Q151283 | História e Geografia de Estados e Municípios, Analista Legislativo Analista de Sistemas, AL GO, UEG

A Revolução de 1930 representou, em parte, uma reação política ao poder dos grandes estados. Em Goiás, a experiência política republicana (1930–1945) resultou

6 Q151161 | Sistemas de Informação, Analista Legislativo Analista de Sistemas, AL RN, FCC

O teste de software é destinado a mostrar que um programa faz o que é proposto a fazer e a descobrir seus defeitos antes do uso. O processo de teste tem dois objetivos distintos:

1. Demonstrar ao desenvolvedor e ao cliente que o software atende a seus requisitos.

2. Descobrir situações em que o software se comporta de maneira incorreta, indesejável ou de forma diferente das especificações.

Desse modo, é correto afirmar que

7 Q155498 | Sistemas de Informação, Analista Legislativo Analista de Sistemas, AL RN, FCC

Um dos conceitos básicos de orientação a objetos é o fato de um objeto, ao tentar acessar as propriedades de outro objeto, deve sempre fazê-lo por uso de métodos do objeto ao qual se deseja atribuir ou requisitar uma informação, mantendo ambos os objetos isolados. A essa propriedade da orientação a objetos se dá o nome de

8 Q151464 | Sistemas de Informação, Analista Legislativo Analista de Sistemas, AL RN, FCC

Em orientação a objetos, o processo ou resultado de generalização por redução do conteúdo da informação de um conceito ou fenômeno observável, normalmente para reter apenas a informação que é relevante para um propósito particular é chamado de

9 Q151848 | História e Geografia de Estados e Municípios, Analista Legislativo Analista de Sistemas, AL GO, UEG

O coronelismo é um dos temas clássicos da política goiana. O domínio político do coronel se expressava na posse de terras e de votos. Acerca do processo político na Primeira República e seus desdobramentos em Goiás, é CORRETO afirmar que

10 Q149410 | Sistemas de Informação, Analista Legislativo Analista de Sistemas, AL GO, UEG

Sobre a abordagem orientada a objetos, analise a validade das afirmações abaixo.
I. O uso da orientação a objeto não apresenta nenhum ganho de custo à fase de manutenção do sistema.
Apesar disso, as fases de análise, projeto e implementação foram fortemente amparadas por ela.
II. Entender um sistema de informação através da identificação dos objetos conceituais que o compõem facilita a organização do processo de análise, refletindo vantagens em todas as demais fases do ciclo de vida do sistema.
III. A análise orientada a objetos permite ao modelador, no momento da identificação de uma função do sistema, ter um objeto que será o "dono" dessa função. Essa característica da orientação a objetos leva à obtenção de sistemas com melhores níveis de coesão e de acoplamento.
Assinale a alternativa CORRETA:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.