Questões de Concursos Públicos: Analista Sociocultural

Encontre aqui questões Analista Sociocultural de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Sobre a avaliação na Educação Infantil, é correto afirmar que

Veja os itens sobre substantivo composto e assinale a alternativa correta.

I - Substantivos compostos não ligados por hífen fazem o plural como os substantivos simples.

II - Substantivos compostos ligados por hífen podem ir para o plural os dois elementos, apenas um ou nenhum.

III - Apenas o primeiro elemento vai para o plural se o segundo elemento indicar finalidade ou limitar a ideia do primeiro.

IV - Apenas o segundo elemento vai para o plural se o primeiro elemento for verbo, advérbio, forma reduzida.

V - Apenas o segundo elemento vai para o plural se os elementos forem palavras repetidas, palavras onomatopaicas.

De acordo com Cipriano Luckesi, há três tendências filosóficas de interpretação da educação: redentora, reprodutivista e transformadora. A partir desse pressuposto, analise a seguinte situação: A professora Carla tem acompanhado o desenvolvimento de seus alunos de forma preocupada, pois não estão se desenvolvendo da forma como gostaria. Ela comenta com sua colega, Patrícia, o que ela pensa sobre a situação e pede conselhos para melhorar sua didática, que considera não estar adequada ao grupo escolar. Patrícia responde “O que você esperava? Estamos no Brasil, diante de crianças sem assistência, sem família para olhar, cuidar das tarefas”.

A posição de Patrícia demonstra uma concepção filosófica

“Nas relações entre Filosofia e Educação só existem realmente duas opções: ou se pensa e se reflete sobre o que se faz e assim se realiza uma ação educativa consciente; ou não se reflete criticamente e se executa uma ação pedagógica a partir de uma concepção mais ou menos obscura e opaca existente na cultura vivida no dia a dia, e assim se realiza uma ação educativa com baixo nível de consciência”. p. 32. (LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994. – Coleção Magistério 2º grau. Série Formação do Professor) Considerando a reflexão do autor quanto à contribuição da Filosofia para a Educação, analise as seguintes afirmativas:

I. A visão filosófica da educação impacta diretamente na definição do currículo escolar.

II. Uma gestão democrática é resultado de reflexões filosóficas sobre o papel da escola.

III. O Projeto Pedagógico da escola deve conter o embasamento filosófico de suas ações.

IV. Questões de gestão administrativa e financeira de uma unidade escolar independe da visão filosófica da educação escolhida como referência na escola.

Após a análise dos itens acima, assinale a alternativa correta.

Quanto à formação do grau do substantivo, indique se as afirmações são falsas (F) ou verdadeiras (V) e assinale a alternativa correta.

( ) Tanto o grau aumentativo quanto o diminutivo possuem duas formas de representação: a analítica e a sintética.

( ) Grau aumentativo, forma analítica: o aumento das proposições é obtido com auxílio de outras palavras. Exemplo: fogo imenso, forte.

( ) Grau aumentativo, forma sintética: o aumento das proposições é obtido por meio da inclusão de sufixos. Exemplo: dente + ão = dentão.

( ) Grau diminutivo, forma analítica: a diminuição das proporções é obtida por meio de características, ou adjetivos, que dão a ideia de tamanho. Exemplo: fogo fraco, baixo.

( ) Grau diminutivo, forma sintética: a diminuição das proposições é obtida por meio de sufixos que exprimem diminuição. Exemplo: dente + inho = dentinho.