Questões de Concursos Públicos: Artes

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De acordo com Libâneo (2004), os estudos sobre currículo realizados a partir das décadas 1960-1970 destacam a existência nas escolas de, pelo menos, três manifestações de currículo: o formal, o real e o oculto. A respeito do terceiro, currículo oculto, é correto fazer a seguinte afirmação:
Durante uma formação continuada em Queimadas-PB, professores foram desafiados a analisar as tendências pedagógicas tradicionais no ensino de artes. Considere as afirmativas a seguir:

1. As tendências tradicionais no ensino de artes priorizam a reprodução fiel de modelos artísticos clássicos, com ênfase na técnica.

2. O academicismo é uma abordagem que valoriza a excelência técnica e o domínio das formas clássicas.

3. As abordagens tradicionais tendem a desconsiderar a criatividade e a expressividade individual dos alunos, focando mais na precisão técnica.

4. O ensino técnico nas tendências tradicionais está frequentemente dissociado de contextos históricos e culturais.

5. As tendências tradicionais, apesar de sua rigidez, contribuem para o desenvolvimento de uma base técnica sólida nos alunos.


Alternativas:
Durante um curso de formação continuada para professores de artes em Queimadas-PB, foram discutidas as influências das teorias de Piaget, Vygotsky e Gardner no ensino das artes. Avalie as afirmativas a seguir:

1. Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo das crianças influencia diretamente sua capacidade de compreender e criar obras de arte, passando por diferentes estágios de habilidades artísticas.

2. Vygotsky enfatiza o papel do ambiente social e cultural no desenvolvimento artístico, destacando a importância da mediação do professor e da interação social para a aprendizagem da arte.

3. Gardner propôs a Teoria das Múltiplas Inteligências, na qual as inteligências espacial e musical são especialmente importantes para o ensino das artes, dado o envolvimento direto dessas habilidades na criação artística.

4. Piaget, Vygotsky e Gardner concordam que o desenvolvimento artístico é um processo individual, com pouca influência do ambiente e da educação formal.

5. A aplicação dessas teorias no ensino de artes visa o desenvolvimento técnico dos alunos, parcelando a expressividade e a criatividade.


Alternativas:
Durante uma conferência sobre educação em Queimadas-PB, foi debatido o impacto da legislação e das diretrizes curriculares sobre o ensino de artes. Considere as afirmativas abaixo:

1. A legislação brasileira atual ainda carece de políticas específicas que incentivem a formação continuada de professores de artes.

2. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) propõem que o ensino de artes deve ser interdisciplinar, promovendo a integração com outras áreas do conhecimento.

3. A LDB prevê que a carga horária destinada ao ensino de artes deve ser equivalente à das outras disciplinas, garantindo assim sua valorização no currículo escolar.

4. As diretrizes curriculares nacionais atuais enfatizam a importância do ensino de artes para o desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico nos alunos.

5. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 incluiu o ensino de artes como componente obrigatório no currículo da educação básica.

Alternativas:
São estratégias para engajar estudantes com dificuldades de aprendizagem, no que se refere à inclusão na Arte, exceto:
Em uma conferência sobre educação em Queimadas-PB, discutiu-se como as tendências contemporâneas no ensino de artes integram tecnologias e abordagens interdisciplinares. Considere as afirmativas abaixo:

1. As tendências contemporâneas incentivam o uso de tecnologias digitais para ampliar as possibilidades criativas dos alunos.

2. A educação para a diversidade cultural é uma característica central das abordagens contemporâneas, refletindo a multiplicidade de expressões culturais presentes na sociedade.

3. As tecnologias, apesar de suas vantagens, são consideradas secundárias nas tendências contemporâneas, onde a ênfase é colocada na expressão tradicional.

4. O ensino interdisciplinar é promovido, integrando a arte com outras áreas do conhecimento, como ciências, história e literatura.

5. As tendências contemporâneas valorizam tanto a produção artística individual quanto as colaborações em projetos coletivos, refletindo a complexidade do mundo atual.


Alternativas:
Em um workshop sobre os PCNs em Queimadas-PB, os participantes discutiram como as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de artes podem promover a diversidade cultural e o desenvolvimento crítico dos alunos. Avalie as seguintes afirmativas:

1. Os PCNs propõem que o ensino de artes deve valorizar as diversas manifestações culturais presentes no Brasil, promovendo o respeito à diversidade.

2. A interdisciplinaridade no ensino de artes, segundo os PCNs, deve ser evitada para que os alunos se concentrem exclusivamente nas habilidades artísticas.

3. O desenvolvimento crítico dos alunos é estimulado nos PCNs através da análise e reflexão sobre as produções artísticas, considerando seu contexto histórico e social.

4. Os PCNs sugerem que o ensino de artes deve ser desvinculado das outras disciplinas, para garantir uma abordagem mais técnica e especializada.

5. A inclusão de conteúdos relacionados à arte indígena e afro-brasileira é considerada fundamental nos PCNs para promover uma educação inclusiva e crítica.


Alternativas:
Em um fórum educacional em Queimadas-PB, foi abordada a importância de propostas metodológicas que favorecem a inclusão social e o multiculturalismo no ensino de artes. Considere as afirmativas abaixo:

1. As propostas metodológicas inclusivas buscam adaptar o ensino de artes às necessidades de alunos com deficiências, utilizando recursos diversificados para promover a aprendizagem.

2. O multiculturalismo é incentivado nas propostas metodológicas que valorizam a arte de diferentes culturas, contribuindo para uma educação antirracista e plural.

3. A inclusão social no ensino de artes se limita à adaptação de materiais didáticos e considera parcialmente a necessidade de mudanças na abordagem pedagógica.

4. As propostas metodológicas devem priorizar a arte contemporânea, pois ela reflete as realidades culturais e sociais atuais de forma mais direta.

5. O ensino de artes, segundo as propostas metodológicas atuais, deve estar desvinculado das questões sociais e culturais para garantir uma formação técnica sólida.


Alternativas:
Sobre a integração das artes com tecnologias digitais, ludicidade e gamificação, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) A integração das artes com tecnologias digitais permite explorar novas formas de expressão criativa, como arte digital, realidade virtual e realidade aumentada.
(    ) Para Vieira (2014), a possibilidade do diálogo entre a arte e a abordagem STEAM permite a reaproximação da arte e da ciência.
(    ) A gamificação na integração das artes com tecnologias digitais é uma abordagem que exclui a interatividade e a participação dos alunos, limitando‑se apenas à transmissão de conteúdo.
(    ) A integração das artes com tecnologias digitais, ludicidade e gamificação pode promover uma aprendizagem mais colaborativa e interdisciplinar, incentivando a criatividade e a inovação.

Assinale a sequência correta.
No tocante à aplicação da tecnologia na educação, [...] parte dos envolvidos do ensino‑aprendizagem estão cientes de suas possibilidades. Precisam adequar os procedimentos à realidade da escola e estimular os alunos a utilizarem essas ferramentas como facilitadoras no processo de ensino. Lembrando que, quando se trata de oferecer um ensino digno para a população, existe negligência por parte dos gestores, já que não há valorização dos profissionais da educação; as escolas, em sua maioria, não possuem uma estrutura física adequada, ou seja, os investimentos são escassos e as cobranças infinitas.

MARQUES, W. R. et al. (2020). Aplicabilidade da tecnologia no ensino e na produção artística. [Applicability of technology in teaching and artistic production]. Brazilian Journal of Development, 6(9), 66049–66058. Disponível em: https://doi. org/10.34117/bjdv6n9‑147. Acesso em: 15 mar. 2024.

Considerando as novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) e suas implicações na prática pedagógica, assinale a alternativa que apresenta a abordagem mais eficaz para integrar essas tecnologias de forma significativa no contexto educacional público.