Questões de Concursos: Assessor Técnico II

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1 Q562159 | Informática, Photoshop, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Assinale a alternativa que não apresenta uma recomendação feita pela Adobe para ajustar cor e tom nas imagens no programa Photoshop CS5.

2 Q543526 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Sobre a escolha entre métodos qualitativos e quantitativos, analise as afirmativas abaixo:

1. A escolha entre os dois métodos varia de acordo com o problema de pesquisa, que determina o planejamento e a execução da coleta de dados.

2. Os métodos quantitativos são preferíveis, pois garantem uma explicação matemática adequada dos fenômenos sociais, sem margens para erro.

3. Métodos qualitativos são mais simples e não necessitam de critérios de objetivação, dada a natureza dos seus dados: depoimentos verbais, a partir dos quais se faz análise do discurso.

4. A composição mista de métodos quali-quanti apenas se aplica quando o objeto da pesquisa é composto por populações distintas.

Está(ão) correta(s) apenas

3 Q558648 | Informática, Photoshop, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Assinale a alternativa incorreta sobre as ferramentas da web do Photoshop CS5 que facilitam a criação de páginas para internet.

4 Q320012 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Para Saviani, o esboço de um quadro geral das correntes pedagógicas contemporâneas inclui:

5 Q319745 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Diz Jussara Luch ”que uma escola que pretenda o desenvolvimento e a formação do sujeito, atenta a esses pressupostos, vê-se constantemente na busca da superação da coisificação da avaliação historicamente implantada na nossa educação”. Para a autora, torna-se necessário:

1. Reforçar a prática da atribuição de notas ou médias, em períodos estanques e pré-determinados, classificando e selecionando os alunos, como estratégia de afirmação de uma perspectiva emancipatória de avaliar.

2. Colocar em prática o caráter ético da avaliação, não a restringido ao ato de dar notas, fazer médias, reprovar ou aprovar os alunos.

3. Avaliar, numa nova ética, que se dá de forma participativa, no sentido da construção, da conscientização, da busca da autocrítica e do autoconhecimento.

4. Reconhecer que o ato de avaliar não se constitui lugar de encontros e de desencontros, de divergências de entendimentos, pois isto negaria a prática de uma avaliação dialógica.

5. Compreender a avaliação como um espaço cotidiano rico de possibilidades de ação-reflexão-ação, em constante interação, num contínuo processo de criação e recriação dos sujeitos envolvidos no processo.

Estão corretas apenas

6 Q323342 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Segundo Saviani, algumas correntes modernas da educação buscam rearticular seus discursos face às transformações que marcam a contemporaneidade, promovendo mudanças na forma de ver a relação escola x sociedade. Desse modo, as tendências pedagógicas contemporâneas apresentam como traços gerais:

1. A relativização do conhecimento sistematizado, destacando o caráter instável de todo conhecimento.

2. A ideia dos sujeitos como produtores de conhecimento dentro de sua cultura.

3. A resistência às formas de homogeneização e dominação cultural.

4. Ênfase ao multiculturalismo, à diferença, ao pluralismo, à subjetividade.

Estão corretas

7 Q319228 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Analise as afirmações abaixo:

1. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), associada à Emenda Constitucional 14 conferem uma nova identidade ao Ensino Médio, determinando que o mesmo é Educação Básica, assegurando ao Ensino Médio estatuto de direito a todo cidadão.

2. Um novo currículo para o Ensino Médio implica, necessariamente, incorporar as mudanças estruturais que decorrem da revolução técnico-científica, alterando o modo de organização do trabalho e as relações sociais que passam a ser de colaboração e de articulação entre classes.

3. O currículo do Ensino Médio deve buscar desenvolver: a formação geral, o desenvolvimento de capacidades de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las; a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés de simples exercício de memorização.

Está(ão) correta(s)

8 Q327447 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que está vinculado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão encarregado pela sua execução. A respeito desse Programa é incorreto dizer que ele:

9 Q543492 | Probabilidade e Estatística, Estimação e Intervalo de Confiança, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Um estudo aponta como resultado o grau de associação moderado, de valor 0,6, entre a variável A e a variável B, estabelecendo um nível de confiança de 95%. De acordo com essas informações, assinale a alternativa correta:

10 Q542532 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Sobre a análise de conteúdo, assinale a alternativa correta:

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