Questões de Concursos: Assistente de Diretor de Escola

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1 Q320095 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

A gestão democrática do ensino público é um dos princípios estabelecidos na Constituição Federal/88, e a concepção de educação como formação humana contida no texto da LDB. n.º 9.394/96 reafirma o princípio da gestão democrática do ensino público.

Para gerir democraticamente o ensino e a escola, é necessário

2 Q325908 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo o documento Progestão, existe a autonomia legal e a autonomia construída. A primeira refere-se à autonomia prevista na LDB (Lei n.º 9.394/96), já a segunda refere-se à autonomia construída na escola.

Segundo o mesmo documento, o papel do gestor no processo de elaboração do projeto pedagógico da escola, visando ajudar na construção de sua autonomia, é

3 Q320524 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

São princípios que os sistemas de ensino devem respeitar para a definição das normas da gestão democrática do ensino público na educação básica:

I. participação dos governos locais na elaboração do projeto pedagógico da escola;

II. participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes;

III. participação das empresas privadas na elaboração do projeto pedagógico da escola e no financiamento de atividades extracurriculares;

IV. participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.

De acordo com a Lei n.o 9.394/96, está correto apenas o contido em

4 Q328530 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

De acordo com Veiga (2007), a elaboração do Projeto Político Pedagógico não se reduz apenas à dimensão pedagógica, nem ao conjunto de projetos e planos isolados, mas se constitui em

5 Q322405 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

A Política Educacional vigente que se articula com a Proposta Pedagógica da escola, visando à melhoria da qualidade de ensino, tem como princípios básicos:

I. colaboração e participação;

II. autonomia;

III. competitividade;

IV. compromisso com a direção.

Está correto apenas o contido em

6 Q325157 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Ao conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos da educação básica que orientam as propostas pedagógicas das escolas brasileiras, nos diferentes sistemas de ensino, denominamos

7 Q319001 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Uma proposta de educação em direitos humanos que tenha como eixo a recuperação do valor da vida, segundo Candau e outros, deve envolver o(a)

8 Q328524 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Ao conceber a Educação de Jovens e Adultos como uma possibilidade que os “[...] adolescentes, jovens, adultos e idosos têm de atualizar conhecimentos, mostrar habilidades, trocar experiências e ter acesso a novas regiões do trabalho e da cultura” o relator do Parecer CNE/CEB n.o 11/00 faz referência ao grande educador Comenius, empregando a “máxima” utilizada pelo pensador, para indicar a relevância da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A “máxima” em questão é:

9 Q322324 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

A diversificação dos instrumentos avaliativos tem uma função estratégica na coleta de um maior número e variedade de informações sobre o trabalho docente e os percursos de aprendizagem.

Com a finalidade de cumprir essa função, de acordo com o Carderno do Gestor, os instrumentos de avaliação devem ser construídos a partir de

10 Q329055 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

No documento Professores do Brasil, Gatti (2009) afirma como necessária uma verdadeira revolução nas estruturas institucionais formativas e nos currículos de formação de professores. Segundo a autora, “A forte tradição de profissionais professores para a educação básica tem que partir de seu campo de prática e agregar a este os conhecimentos necessários selecionados como valorosos, em seus fundamentos e com as mediações didáticas necessárias”.

Com relação a isso, é fundamental que a formação docente seja pensada
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