Questões de Concursos: Assistente de Recursos Humanos

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1 Q888705 | Administração Geral, Administração de Recursos Humanos em Administração Geral, Assistente de Recursos Humanos, Câmara Municipal de Itapecerica da Serra SP, Avança SP, 2024

A avaliação de desempenho é um tema controverso, pois há empresas que não têm metodologia de avaliação das pessoas e acreditam que é perda de tempo ou que o resultado do processo não é importante. Por outro lado, em muitas empresas, as metodologias funcionam e geram resultados. Tomando por parâmetro as empresas que têm essa visão positiva da avaliação de desempenho, destaque a alternativa que apresenta um erro conceitual.

2 Q888909 | Administração Geral, Liderança e Motivação, Assistente de Recursos Humanos, HRTN MG, FUNDEP, 2024

Chiavenato (2020) afirma que as organizações não existem no vácuo. Elas se estabelecem em um ambiente competitivo, composto por outras organizações e precisam ser antecipadamente planejadas de forma a alinhar suas atividades futuras em direção a objetivos previamente definidos.

Isso é o que estava tentando fazer a diretora-presidente de uma empresa médica, após ter perdido grande parte dos seus clientes por não entender as necessidades de transformações no negócio. A diretora sabe, depois de um diagnóstico realizado, que precisa focalizar, nesse momento, suas ações com os seus colaboradores; portanto, convocou a área de Recursos Humanos para decidir os próximos passos, com o objetivo de realizar uma gestão estratégica de pessoas.

Para estabelecer ações que apresentem uma gestão estratégica de pessoas, a área de Recursos Humanos deve

3 Q888902 | Administração Geral, Administração de Recursos Humanos em Administração Geral, Assistente de Recursos Humanos, HRTN MG, FUNDEP, 2024

Um hospital tem passado por vários desafios com relação à gestão dos seus colaboradores, principalmente na equipe de enfermagem. No momento atual, as coordenadoras dessa equipe estão tomando decisões muito mais complexas, relacionando-se com públicos diferentes, várias doenças novas estão surgindo, além de terem que utilizar programas de computadores de difícil compreensão para a realização das atividades laborais. Os métodos tradicionais, baseados nas rotinas de trabalho, não são mais suficientes para garantir um trabalho de qualidade.

A partir do contexto apresentado nesse hospital, analise as afirmativas a seguir.

I. Em um cenário que vivencia a despadronização dos serviços, há a necessidade de se pensar na substituição do conceito de qualificação pelo modelo de competência.

II. Em um cenário que vivencia a despadronização dos serviços, é importante reforçar o modelo dos postos de trabalho, de forma a permitir a imobilização dos trabalhadores diante das normas de trabalho.

III. Em um cenário que vivencia a despadronização dos serviços, deve-se dar muita atenção para a manutenção da cultura tradicional da organização.

IV. Em um cenário que vivencia a despadronização dos serviços, a competência profissional não pode mais ser presa em definições prévias de tarefas.

Estão corretas as afirmativas

4 Q888701 | Administração Geral, Gestão de Conflitos na Administração Geral, Assistente de Recursos Humanos, Câmara Municipal de Itapecerica da Serra SP, Avança SP, 2024

Dentre as diversas metodologias que podem ser utilizadas no gerenciamento de conflitos, é possível observar o Espiral de Conflitos que é caracterizado por cinco fases específicas. Assinale abaixo, a alternativa que representa a fase intermediária entre o conflito resolvido e a possibilidade de iniciar um novo conflito, que potencialmente dará origem a novas disputas.

5 Q884224 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Assistente de Recursos Humanos, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

49. Analise as afirmativas a seguir sobre treinamento e desenvolvimento de pessoas.


I. O treinamento de pessoas é orientado para o presente e visa melhorar as habilidades e as competências relacionadas ao desempenho imediato do cargo.


II. O levantamento de necessidades de treinamento pode ser realizado, apenas, nos níveis de análise organizacional e de estrutura dos cargos.


III. O desenvolvimento de pessoas possui foco nos cargos a serem futuramente ocupados na organização e nas novas habilidades e competências que serão requeridas.


Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

6 Q888903 | Administração Geral, Administração de Recursos Humanos em Administração Geral, Assistente de Recursos Humanos, HRTN MG, FUNDEP, 2024

Sabe-se que a avaliação de treinamento possibilita que informações valiosas sejam obtidas, de forma a viabilizar o aperfeiçoamento contínuo em contextos de educação e desenvolvimento nas organizações.

Sobre essa temática, assinale a alternativa correta.

7 Q888906 | Administração Geral, Administração de Recursos Humanos em Administração Geral, Assistente de Recursos Humanos, HRTN MG, FUNDEP, 2024

A área de Gestão de Pessoas de um hospital recebeu uma demanda para a seleção de cinco funcionários para a enfermagem em pediatria. Insatisfeita com os resultados do último processo de seleção para a área de enfermagem da Unidade de Tratamento Intensivo, os profissionais desse setor decidiram criar um processo de seleção baseado em competências.

Com esse tipo de processo, a área de Gestão de Pessoas espera

8 Q888913 | Administração Geral, Estrutura Organizacional na Administração Geral, Assistente de Recursos Humanos, HRTN MG, FUNDEP, 2024

Trabalhar em casa, no aeroporto e mesmo na praia não representam mais um sonho. Na Helca Seguros Saúde, 70%, dos colaboradores, por meio de tecnologias de ponta, usando laptops, BlackBerry portáteis e equipamentos para videoconferências, estão realizando todo o seu trabalho à distância. As tecnologias sem fio e de banda larga criaram novas possibilidades para a realização do trabalho em casa e em outros lugares. Os gestores da Helca Seguros Saúde consideram positiva essa modalidade de trabalho, em virtude das reduções de custos geradas pela diminuição da área dos espaços de trabalho e maior retenção de colaboradores virtuais. Estes, por sua vez, apreciam a relação virtual, sobretudo em razão da flexibilidade que ela proporciona. Para esses colaboradores, escritórios virtuais tornam mais fácil que o equilíbrio entre trabalho e outros espaços de vida seja alcançado. Segundo eles, junto da família, podem dedicar mais tempo e reduzir os custos associados a creches, transporte e estacionamento. Se, de um lado, se sentem mais motivados por essas vantagens, o desempenho tem decrescido em termos de quantidade e qualidade: os funcionários sentem-se preocupados com o fato de o teletrabalho mantê-los distantes dos demais colegas. As metas parecem ser mais difíceis de serem cumpridas que antes, eles perderam a capacidade de se comparar com os colegas, de aprender com eles, e praticamente não recebem feedback do colega e de seu chefe imediato, não tendo clareza de como seu trabalho está sendo avaliado. Sentem-se “fora do circuito”.

ZANELLI, Andrade e Bitencourt. Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. Porto Alegre, Artmed, 2014, p. 196-197 (adaptado).

Com relação a esse caso, analise as afirmativas a seguir.

I. O contexto da empresa Helca Seguros Saúde reforça a Teoria Sociocognitiva de Brandura.

II. O contexto da empresa Helca Seguros Saúde vai contra o conceito de afiliação postulado na Teoria de McClelland.

III. O contexto da empresa Helca Seguros Saúde representa o conceito de necessidades sociais demonstrado na teoria da hierarquia de necessidades de Maslow.

Estão corretas as afirmativas

9 Q884227 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Assistente de Recursos Humanos, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

“A motivação para o trabalho é determinada pela percepção do indivíduo quanto às relações entre esforço e desempenho e a atratividade das várias recompensas associadas aos diferentes níveis de desempenho.”


O trecho se refere a qual teoria da motivação?

10 Q888905 | Administração Geral, Administração de Recursos Humanos em Administração Geral, Assistente de Recursos Humanos, HRTN MG, FUNDEP, 2024

A assistente da área de Recursos Humanos de uma clínica está encarregada de elaborar um treinamento para as recepcionistas dessa clínica. Observa-se um cenário de muita reclamação dos pacientes, médicos e enfermeiros, que têm perdido muito tempo explicando aos pacientes o que precisa ser feito e os locais a se dirigirem na clínica. Tais procedimentos deveriam ser realizados pelas recepcionistas, mas o que se verifica é que os usuários ficam perdidos, com papéis na mão, sem saber para onde ir, o que acaba atrasando todos os atendimentos. Ao iniciar a realização dessa demanda, a assistente de RH estabeleceu um levantamento das necessidades de treinamento com as recepcionistas e constatou que as funcionárias precisavam de treinamento em aspectos comportamentais e técnicos para que a situação de atendimento aos pacientes na entrada da clínica fosse melhorada.

Com relação a esse caso, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Ao estabelecer o levantamento das necessidades de treinamento, a assistente de RH detectou carências em um cenário prospectivo para a realização do treinamento.

( ) Para o treinamento dos aspectos comportamentais, a assistente de RH precisa ter muito entendimento do perfil cultural da clínica.

( ) Após a primeira etapa de levantamento das necessidades de treinamento realizada pela assistente de RH, deve-se realizar, logo em seguida, a etapa de execução do treinamento.

Assinale a sequência correta.

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