Questões de Concursos: Atendimento Educacional Especializado AEE

Prepare-se para a prova com questões de Atendimento Educacional Especializado AEE de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q883297 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

De acordo com o Art. 208 da Constituição Federal de 1988, o Estado deve garantir a educação por meio

2 Q883280 | Português, Vocativo e Termos Acessórios da Oração: Adjunto Adnominal, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Assinale a frase em que o termo sublinhado é um complemento e não um adjunto.

3 Q883282 | Português, Flexão de voz ativa, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Assinale a frase que mostra, corretamente, a passagem da voz ativa para a voz passiva.

4 Q883279 | Português, Artigos, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Na frase Uma noite, trabalhava eu no silêncio do meu gabinete..., o vocábulo uma é um artigo indefinido, que possui a mesma forma do numeral cardinal.
Assinale a frase em que a forma sublinhada deve ser considerada um numeral e não um artigo indefinido.

5 Q883281 | Português, Significação Contextual de Palavras e Expressões Sinônimos e Antônimos, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia a frase a seguir.


A natureza sempre favorece os que desejam salvar-se.


Assinale a proposta de modificação dos termos dessa frase que se mostra inadequada.

6 Q883283 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento: Papel do Educador, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Percebendo a dificuldade dos alunos em compreender o tema as antigas formas de atividades comerciais e suas evoluções ao longo do tempo, o professor organizou uma visita ao Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. O objetivo era permitir que os estudantes conhecessem o acervo da instituição e despertassem interesse pelo assunto.

As afirmativas a seguir apresentam objetivos relacionados com a atividade pedagógica descrita, à exceção de uma. Assinale-a.

7 Q883287 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir.

A única interpretação psicológica que pode ser dada é a genética, ligada à anatomia do desenvolvimento, quer no campo da inteligência, das operações lógicas, das noções de número, de espaço e de tempo, quer no campo da percepção, das “constâncias” perceptivas, das ilusões geométricas.
Fonte: PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

Com base na leitura do trecho, assinale a afirmativa que descreve corretamente a interpretação do autor sobre a formação do pensamento lógico da criança.

8 Q883284 | Pedagogia, As Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Em uma atividade voltada para o desenvolvimento da cidadania digital, o professor propôs que os estudantes solicitassem a um aplicativo de inteligência artificial a definição do conceito de “democracia” e a comparassem com a definição oferecida pelo dicionário da Língua Portuguesa. Ao final, os alunos deveriam produzir um vídeo para compartilhar o que aprenderam com a comunidade escolar.
A respeito dos objetivos dessa atividade, aliada ao uso de tecnologias da informação em sala de aula, é correto afirmar que a prática permite que os alunos

9 Q883285 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir.

As mudanças necessárias para enfrentar sobre bases novas a alfabetização inicial não se resolvem com um novo método de ensino, nem com novos testes de prontidão, nem com novos materiais didáticos. É preciso mudar os pontos por onde nós fazemos passar o eixo central das nossas discussões.
Adaptado de: FERREIRO, Emília. Reflexões sobre a alfabetização, São Paulo: Cortez Editora, 2013, p.41.

As afirmativas a seguir descrevem corretamente a interpretação da escrita inicial de acordo com a psicogênese da escrita, à exceção de uma. Assinale-a.

10 Q883292 | Pedagogia, Mídias, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Sobre a apropriação tecnológica nas práticas educativas, assinale a opção que indica o principal fator que determina a efetividade dessa apropriação por parte dos professores.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.