Questões de Concursos: Auxiliar de Anatomia e Necropsia

Prepare-se para a prova com questões de Auxiliar de Anatomia e Necropsia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q388970 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Auxiliar de Anatomia e Necropsia, Polícia Civil PR, UFPR

"Quando o português chegou / Debaixo duma bruta chuva / Vestiu o índio / Que pena! / Fosse uma manhã de sol / O índio teria despido / O português". (Oswald de Andrade, Erro de português.)

 Com base no texto e nos conhecimentos sobre o contexto da colonização portuguesa no Brasil, é correto afirmar:

2 Q380382 | Biologia, Fisiologia Animal, Auxiliar de Anatomia e Necropsia, Polícia Civil PR, UFPR

O sistema urinário, também chamado de excretor, é responsável por produzir a urina. Assinale a alternativa que explica a origem da urina.

3 Q389690 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Auxiliar de Anatomia e Necropsia, Polícia Civil PR, UFPR

Um, dois, três, Brizola no xadrez! E se tiver lugar, põe também o João Goulart". (Palavra de ordem das Marchas da Família com Deus pela Liberdade, em 1964.)

Com base nos conhecimentos sobre o período que antecede o governo militar de 1964, considere as afirmativas a seguir:

 1. Os grupos conservadores, que incluíam a organização Tradição, Família e Propriedade, mostram sua força contra o que chamavam de "esquerdismo" e "comunismo" do governo de João Goulart, realizando manifestações contrárias ao governo e apoiando o golpe militar de 1964.

2. Sob o argumento da ameaça de uma guerra civil ou de um golpe militar, o Congresso votou a instauração do parlamentarismo, medida que na prática visava limitar os poderes de Jânio Quadros e de Goulart.

3. A proposta de reforma agrária do governo Goulart, dada a sua urgência para solucionar esse recorrente problema nacional, recebeu amplo apoio dos mais variados setores representados no Congresso Nacional.

4. O discurso de João Goulart no comício da Estação Central do Brasil, que anunciou as medidas das Reformas de Base e pretendia mobilizar os trabalhadores e estudantes a seu favor, foi utilizado para justificar o golpe militar de 1964.

Assinale a alternativa correta.

4 Q381812 | Biologia, Anatomia, Auxiliar de Anatomia e Necropsia, Polícia Civil PR, UFPR

Numere os tipos celulares, apresentados na coluna da direita, de acordo com os tecidos em que a célula normalmente é encontrada, relacionados na coluna da esquerda.

1. Tecido sangüíneo             ( ) Neurônio

 2. Tecido ósseo                  ( ) Condrócito

3. Tecido nervoso                ( ) Osteócito

4. Tecido muscular               ( ) Glóbulo vermelho

5. Tecido cartilaginoso         ( ) Fibra muscular

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

5 Q388194 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Auxiliar de Anatomia e Necropsia, Polícia Civil PR, UFPR

Com base nos conhecimentos sobre a política de alianças denominada de "café-com-leite" na República Velha, considere as afirmativas a seguir:

1. O êxito das alianças baseadas no esquema político conhecido por café-com-leite foi assegurado pela autonomia existente à época dos parlamentares do Congresso em relação aos governos Federal e estaduais.

 2. A política protecionista vigente na República Velha deixou profundas marcas políticas e econômicas no país, na medida em que beneficiou especialmente os estados do Rio de Janeiro, grande pólo industrial, e da Bahia, grande produtor de cana-de-açúcar na época.

3. O acordo entre fazendeiros exportadores paulistas e mineiros, sempre visando a manutenção do poder político, marcou o federalismo no Brasil daquele período, pois fixou privilégios oficiais a esses dois estados na República Velha.

 4. A chamada política do café-com-leite consistia num acordo entre o estado de São Paulo, pólo cafeeiro, e o de Minas Gerais, detentor do maior eleitorado, estabelecendo uma alternância dos candidatos desses estados na disputa para a Presidência da República.

Assinale a alternativa correta.

6 Q388261 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Auxiliar de Anatomia e Necropsia, Polícia Civil PR, UFPR

Sobre o regime militar instituído com o golpe de 1964, considere as afirmativas a seguir:

 1. Com a obtenção do chamado "milagre econômico", baseado nos elevados índices de crescimento da economia brasileira, o governo militar promoveu a abertura política.

 2. O contexto político do golpe possibilitou a existência de duas diretrizes claras para o governo dos militares: a defesa da abertura da economia ao capital externo e a necessidade da repressão sistemática aos movimentos sociais.

3. O regime militar caracterizou-se por uma forte centralização política, tendo sido o seu caráter autoritário intensificado após a decretação do AI-5.

4. A participação dos trabalhadores foi decisiva para o processo de transição democrática, sobretudo com as greves no ABC paulista entre 1978 e 1979.

 Assinale a alternativa correta.

7 Q379140 | Biologia, Fisiologia Animal, Auxiliar de Anatomia e Necropsia, Polícia Civil PR, UFPR

O sistema nervoso central (SNC) coordena as funções de muitos órgãos no corpo. Assinale a alternativa que cita o principal elemento usado pelo sistema nervoso para controlar as atividades de células musculares e endócrinas.

8 Q389280 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Auxiliar de Anatomia e Necropsia, Polícia Civil PR, UFPR

Na segunda metade da década de 50 do século XX, durante o governo de Juscelino Kubitschek, o Brasil vivia uma onda de otimismo na economia, que se revela, por exemplo, na construção da nova capital, Brasília. Sobre esse período, é correto afirmar:

9 Q388900 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Auxiliar de Anatomia e Necropsia, Polícia Civil PR, UFPR

"Durante 200 anos, entre os séculos XVII e XVIII, os bandeirantes – filhos de portugueses com mulheres da terra –, saídos principalmente de São Paulo, se embrenharam no mato em busca de índios, que capturavam para usar em suas fazendas ou para vender como escravos".

 (Extraído de Brasil. São Paulo: Editora Abril, 2ª ed., abr. 2007, p. 10–13.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a expansão de territórios e a fixação de fronteiras no Brasil colonial, considere as afirmativas a seguir:

 1. Os bandeirantes, em busca de índios para o trabalho em São Paulo, iniciaram suas expedições pelo sul do Brasil, inclusive arremetendo contra as Missões, onde viviam os índios guaranis e os jesuítas.

 2. A maior contribuição dos jesuítas no período colonial foi a transformação efetiva da cultura original dos indígenas, tornando-os monogâmicos, trabalhadores disciplinados e fiéis à Igreja Católica.

 3. Os bandeirantes contribuíram para consolidar as fronteiras do Brasil, mas também prenderam e mataram milhares de índios, o que provocou o despovoamento no interior do país e o extermínio de alguns povos indígenas.

 4. Os bandeirantes, depois de caçar e exterminar milhares de índios, passaram a procurar ouro na região que seria logo chamada de Minas Gerais, cujo trabalho baseou-se na utilização da mão-de-obra escrava oriunda da África.

 Assinale a alternativa correta.

10 Q388779 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Auxiliar de Anatomia e Necropsia, Polícia Civil PR, UFPR

O período de governo da Trina Provisória à Regência Una, de 1831 a 1840, foi marcado por impasses, mudanças e rebeliões. Sobre esse período, considere as afirmativas a seguir:

 1. A oposição ao governo se organizou logo no início da Regência, com os monarquistas reformistas, federalistas e republicanos (farroupilhas), pela esquerda, pedindo mudanças na Constituição, e os conservadores brasileiros e portugueses (caramurus), pela direita, exigindo a volta de D. Pedro I.

2. Em meio às manifestações de rua, motins, conspirações e levantes militares, o governo criou a Guarda Nacional, em substituição às antigas milícias e ordenanças, para atuar como força policial no meio rural e como auxiliar do Exército, além de promulgar o Código de Processo Criminal.

3. Após a abdicação de D. Pedro I, a situação política e o quadro partidário ficaram bastante estáveis em todo o país, o que levou o governo regencial a preparar o caminho para a consolidação do governo republicano.

4. A antecipação da maioridade de D. Pedro II, para que ele assumisse o trono aos quinze anos, propiciou o recrudescimento das lutas e revoltas que ameaçavam o governo imperial.

Assinale a alternativa correta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.