Questões de Concursos: Auxiliar de Controladoria

Prepare-se para a prova com questões de Auxiliar de Controladoria de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q24395 | Matemática, Raciocínio Matemático, Auxiliar de Controladoria, CGM RJ

Meu relógio está funcionando corretamente, porém não está marcando a hora correta. Sei que, quando ele marca 9h54min, são, realmente, 8h47min. Assim, quando começar a aula das 15h35min, meu relógio estará indicando:

2 Q24385 | Auditoria, Auditoria Governamental, Auxiliar de Controladoria, CGM RJ

A Auditoria Interna, enquanto função de assessoramento da alta administração pública, deve localizar-se em nível acima dos demais órgãos, a fim de:

3 Q24396 | Matemática, Raciocínio Matemático, Auxiliar de Controladoria, CGM RJ

Em um determinado grupo de 46 pessoas,verifica-se que:

- o número de pessoas que falam inglês e alemão é igual à metade do número de pessoas que falam apenas alemão;
- 4 pessoas não falam inglês nem alemão;
- o número de pessoas que falam apenas inglês é igual ao número de pessoas que falam alemão.

Logo, a quantidade de pessoas desse grupo que não fala inglês corresponde a:

4 Q24397 | Raciocínio Lógico, Auxiliar de Controladoria, CGM RJ

Sete livros diferentes serão distribuídos para duas pessoas, de modo que cada uma delas receba pelo menos um livro. O número máximo de maneiras distintas de se fazer essa distribuição corresponde a:

5 Q24387 | Auditoria, Auditoria Governamental, Auxiliar de Controladoria, CGM RJ

A prestação de contas da União conterá demonstrativos do Tesouro Nacional e:

6 Q24394 | Matemática, Raciocínio Matemático, Auxiliar de Controladoria, CGM RJ

Ao fazer compras em um mercado, João concluiu que o preço de 21 ovos equivale ao preço de uma dúzia e meia de bananas, que 8 bananas custam o mesmo que 7 maçãs e que 4 maçãs custam R$ 6,00. Nesse mercado, o preço de uma dezena de ovos é, em reais, igual a:

7 Q24372 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Auxiliar de Controladoria, CGM RJ

De acordo com o entendimento doutrinário sobre a extinção dos atos administrativos, a forma extintiva que se aplica quando o beneficiário de determinado ato descumpre condições que permitem a manutenção do ato e de seus efeitos denomina-se:

8 Q24386 | Auditoria, Auditoria Governamental, Auxiliar de Controladoria, CGM RJ

A prevenção de fraudes e erros recai sobre a administração (controles internos administrativos) dos órgãos e entidades. O papel primordial da auditoria interna é dar assistência à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos, cabendo-lhe a função de:

9 Q24365 | Português, Auxiliar de Controladoria, CGM RJ

Texto associado.
    Texto: O pequenino afogado Aylan Kurdi nos faz chorar e pensar

    O pequenino sírio jaz afogado na praia, pálido e ainda com suas roupinhas de criança. De bruços e com o rosto voltado ao lado, como quem quisesse ainda respirar. As ondas tiveram piedade dele e o levaram à praia. Os peixes, sempre famintos, o pouparam porque também eles se compadeceram de sua inocência. Aylan Kurdi é seu nome. Sua mãe e seu irmãozinho também morreram. O pai não pôde segurá-los e lhe escaparam das mãos, tragados pelas águas.
    Querido Aylan: você fugia dos horrores da guerra na Síria [...]. Imagino que você tremia ao som dos aviões supersônicos que lançam bombas assassinas. Não dormia de medo de que sua casa voasse pelos ares em chamas.

     Por causa do terror que vem pelo céu e pela terra, pelo pavor de serem mortos ou degolados, seus pais resolveram fugir. Levaram toda a família. Nem pensaram em arranjar trabalho. Apenas não queriam morrer. Sonhavam em viver num país onde não precisariam ter medo, onde poderiam dormir sem pesadelos. E você, querido Aylan, poderia brincar alegremente na rua com coleguinhas cuja língua você não entende, mas nem precisa, porque vocês, crianças, têm uma linguagem que todos, os meninos e meninas, entendem.
    Você não pôde chegar a um lugar de paz. [...] Não foram suficientes dois mil anos de cristianismo para fazer os europeus minimamente humanos, solidários e hospitaleiros? Aylan, o pequeno sírio morto na praia, é uma metáfora do que é a Europa de hoje: prostrada, sem vida, incapaz de chorar e de acolher vidas ameaçadas. Não ouviram eles tantas vezes que quem acolhe o forasteiro e o perseguido está anonimamente hospedando Deus?
   Querido Aylan, que a sua imagem estirada na praia nos suscite o pouco de humanidade que sempre resta em nós, uma réstia de solidariedade, uma lágrima de compaixão que não conseguimos reter em nossos olhos cansados de ver tanto sofrimento inútil, especialmente, de crianças como você. Ajude-nos, por favor, senão a chama divina que tremula dentro de nós, pode se apagar. E se ela se apagar, afundaremos todos, pois sem amor e compaixão nada mais terá sentido neste mundo.
     De Leonardo Boff, um vovô de um país distante que já acolheu muitos de seu país, a Síria, e que se compadeceu com sua imagem na praia, que lhe fez escapar doloridas lágrimas de compaixão.

Leonardo Boff. 06/09/2015. Disponível em: https://leonardoboff.wordpress.com/2015/09/06/o-pequenino-afogado-ayslan-kurdi-nos-faz-chorar-e-pensar/ Adaptado.
A leitura do texto possibilita inferir que, para o autor:

10 Q24370 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Auxiliar de Controladoria, CGM RJ

De acordo com o entendimento doutrinário, os atos administrativos que indicam juízo de valor, dependendo, portanto, de outros atos de caráter decisório classificam-se como:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.