Questões de Concursos: Auxiliar de Coordenação Pedagógica

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1 Q919048 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Atuar na Educação Infantil é considerar o modo como as crianças desta faixa etária adquirem e desenvolvem conhecimento. Jean Piaget distingue dois grupos aqui: de 0 a 2 anos e o grupo a partir de 2 anos (até os 7 anos). Piaget identifica as crianças a partir de 2 anos como estando na fase:

2 Q919060 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

A importância da literatura infantil na infância marca a mudança na concepção da criança em seu direito à aprendizagem e à cidadania. Tornar a literatura cotidiana na Educação Infantil é promover na criança:

4 Q919052 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

A entrada na escola é um momento de preocupação para a família e para a equipe escolar, tendo em vista que é um novo ambiente, uma nova rotina, pessoas desconhecidas, entre outros. Ações organizadas são muito importantes. Uma prática que facilita a adaptação é:

5 Q919042 | Direito Constitucional, Ordem Social, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

A crescente demanda atual, associada à garantia de Educação, tem ampliado a faixa etária obrigatória de atendimento educacional fornecido pelo Estado. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é um marco importante para a Educação Infantil, pois a situa como:

6 Q919044 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Quanto à estrutura educacional, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/1996) classifica a formação escolar como Educação Básica. A Educação Infantil, nesse processo, é situada:

8 Q919046 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegura aos pais o direito de participar do desenvolvimento escolar. Na Educação Infantil, é imprescindível a relação entre família e escola. O ECA garante como direito familiar:

10 Q919049 | Pedagogia, O Cuidar na Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Cada etapa de ensino tem características e objetivos próprios. A Educação Infantil associa cuidado e educação. Assim, a relação com as famílias é imprescindível e implica:
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