De acordo com a Proposta Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, “O planejamento pedagógico na educação infantil é uma ação reflexiva do professor embasada pelo conhecimento sobre o desenvolvimento infantil e as aprendizagens significativas elaboradas pelas crianças. É um instrumento metodológico que organiza a prática pedagógica do professor e é caracterizado pela integração das ações, igualmente complexas, que são: a observação das crianças, os registros diários e a avaliação. Nesse sentido, o planejamento não é um fim em si mesmo, ele se constitui no contexto das vivências diárias efetivado nas interações e descobertas.” (FORTALEZA, 2016, p. 112)
Com base nisso e considerando as principais orientações para organização do planejamento pedagógico, de acordo com os Campos de Integração das Experiências, marque o item correto sobre o planejamento.
a) É preciso planejar considerando a articulação entre os Campos de Integração das Experiências.
b) O planejamento não deve assegurar os princípios éticos, políticos e estéticos.
c) Não há a necessidade de considerar a criança como centro do planejamento curricular, sujeito histórico e de direitos.
d) O planejamento é um instrumento que não leva em conta os ritmos de aprendizagens das crianças.