Questões de Concursos: Biotecnologia

Prepare-se para a prova com questões de Biotecnologia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q906055 | Biologia, Hereditariedade e diversidade da vida, Biotecnologia, IFSP, IF SP, 2024

Segundo dados da Fundação das Nações Unidas Para a Alimentação e Agricultura – 2015 (FAO - 2015), cerca de 900 milhões de pessoas não têm acesso a alimentos de forma suficiente para levar uma vida saudável e ativa. Este dado preocupante se agrava ainda mais ao consideramos que a população mundial continua crescendo, devendo superar os 9 bilhões de pessoas em 2050 (ONU, 2012). Uma das alternativas ao combate à fome é o aumento da produtividade agrícola, que pode se dar, dentre outros, por meio de variedades de plantas geneticamente modificadas para resistir a ambientes diversos e aos ataques de pragas. Em relação aos organismos geneticamente modificados, aponte em qual das técnicas de engenharia genética apresentadas abaixo permite-se a inserção precisa de genes em locais específicos do genoma de plantas:

2 Q906051 | Biologia, A química da vida, Biotecnologia, IFSP, IF SP, 2024

A tecnologia do DNA recombinante permite a manipulação e a combinação de sequências de DNA de diferentes organismos. Ela desempenha um papel fundamental em diversas áreas da biotecnologia e da pesquisa científica. Essa tecnologia revolucionou a biologia molecular e tem aplicações significativas na medicina, agricultura, indústria, entre outras áreas, permitindo compreender melhor a genética e desenvolver novas terapias e produtos. A inserção do DNA exógeno nas células é feita por meio dos vetores, que são moléculas de DNA que carregam a sequência de interesse (inserto). A respeito dos principais vetores utilizados na tecnologia do DNA recombinante, assinale a alternativa correta:

3 Q906047 | Biologia, A química da vida, Biotecnologia, IFSP, IF SP, 2024

Muitas enzimas têm sido nomeadas pela adição do sufixo “-ase” ao nome do seu substrato, ou à palavra que descreve sua atividade. No entanto, devido a ambiguidades e o crescente número de enzimas recém-descobertas, foi adotado um sistema para nomeá-las e classificá-las. Esse sistema divide as enzimas em seis grandes classes, cada uma com subclasses, conforme o tipo de reação catalisada. A cada enzima é atribuído um número classificatório de quatro dígitos, o número na Comissão de Enzimas (número E.C.), e um nome sistemático, que identifica a reação que ela catalisa.


Fonte: Adaptado de LEHNINGER, A. L., NELSON, D. L.;

COX, M. M., 2022)


Considerando o exposto, assinale a alternativa que relaciona corretamente o nome da classe enzimática com o tipo de reação catalisada.

4 Q906058 | Biologia, A química da vida, Biotecnologia, IFSP, IF SP, 2024

Enzimas que catalisam a reação X↔Yforam isoladas de 2 espécies de bactérias. As enzimas possuem a mesma velocidade máxima (Vmax), mas diferentes valores da constante de Michaelis-Menten (Km). A enzima A tem Km=2µM e a enzima B tem Km=0,5 µM. Qual destas enzimas possui maior afinidade pelo substrato?

5 Q906043 | Biologia, A química da vida, Biotecnologia, IFSP, IF SP, 2024

A eletroforese em gel de poliacrilamida – SDS-PAGE utiliza um gel de poliacrilamida de ligações altamente cruzadas como matriz inerte, pela qual as proteínas migram. As proteínas, por sua vez, estão dissolvidas em uma solução que inclui um detergente fortemente carregado negativamente, o dodecilsulfato de sódio (SDS). Ao aplicarmos um campo elétrico a essa solução que contém as moléculas proteicas, estas irão migrar pelo gel com velocidades diferentes, o que irá resultar num padão de fracionamento das proteínas, caracterizando um perfil proteico da amostra. Com base nessas informações, assinale a alternativa que contém os fatores que interferem na velocidade de migração da proteína:

6 Q906046 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Biotecnologia, IFSP, IF SP, 2024

“(..) Depois de a Covid-19 ter sido alvo no final de 2020 das primeiras vacinas baseadas na ação do RNA mensageiro (mRNA) aprovadas para uso em humanos, um novo avanço significativo na área de imunizantes foi obtido em agosto deste ano: a farmacêutica indiana Zydus Cadila conseguiu aprovar de forma emergencial a primeira vacina de DNA diretamente injetado no corpo humano, também voltada para o combate do Sars- -CoV-2.(...)

(...) Em relação às vacinas de mRNA, como as da Moderna e da Pfizer/BioNTtech contra Covid-19,os imunizantes baseados em DNA apresentam, em tese, algumas vantagens: são mais fáceis e baratos de produzir e não precisam de condições especiais para serem armazenados, uma vantagem a favor do seu emprego em lugares remotos ou com pouca infraestrutura.(...)”

Fonte: GERAQUE, Eduardo. Primeira vacina de DNA.

Pesquisa FAPESP, São Paulo: FAPESP, ano 24, ed. 308, p.

19-21, outubro 2021.


Com relação às vacinas de DNA, pode-se afirmar que ocorre a inoculação de:

7 Q906041 | Biologia, Moléculas, Biotecnologia, IFSP, IF SP, 2024

Em 1921, dois pesquisadores na Universidade de Toronto, Frederick Banting e John Macleod, descobriram uma nova substância capaz de reduzir a taxa glicêmica do sangue de pacientes diabéticos terminais. Essa nova substância foi batizada de insulina. A partir de 1982, a Companhia Eli Lilly anunciou a aprovação dos governos da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos para a comercialização de insulina humana para o tratamento de Diabetes. Atualmente, milhões de pessoas beneficiam-se com um tratamento eficaz para essa doença.


Assinale a alternativa que descreve como esse hormônio é produzido, atualmente, em larga escala, com risco reduzido de reações colaterais:

8 Q906052 | Biologia, A química da vida, Biotecnologia, IFSP, IF SP, 2024

Existem diversos métodos de sequenciamento de DNA; entre eles, está o sequenciamento shotgun, que é utilizado para determinar a sequência de nucleotídeos de um genoma inteiro. Para isso, o DNA genômico é primeiramente fragmentado em pedaços pequenos, e uma biblioteca genômica é construída, normalmente usando plasmídeos e bactérias. Em seguida, a sequência de nucleotídeos de dezenas de milhares de clones individuaisé determinada, para, então, ser obtida a sequência genômica inteira a partir do agrupamento (in silico) da sequência de nucleotídeos de cada clone, usando as sobreposições entre clones como guias.


Quanto a esse método, é correto afirmar que:

9 Q906042 | Biologia, Vírus e bactérias, Biotecnologia, IFSP, IF SP, 2024

Uma vacina gênica é um tipo de vacina que contém material genético que codifica um antígeno específico de um patógeno (vírus ou bactéria). Quando esse material genético é clonado em plasmídios para serem introduzidos nas células do corpo humano, ele é utilizado pela célula para a produção de proteínas antigênicas correspondentes. A respeito das vacinas gênicas, assinale a alternativa correta:

10 Q906044 | Biologia, Moléculas, Biotecnologia, IFSP, IF SP, 2024

A técnica do DNA recombinante é um método que permite fazer várias cópias idênticas (clones) de um fragmento específico de DNA (fragmento de interesse). Para tanto, uma das etapas para a realização desta técnica é a seleção de clones recombinantes, que ocorre após o processo de transformação bacteriana. Sobre esta etapa, assinale a alternativa correta:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.