Questões de Concursos: Ciências

Prepare-se para a prova com questões de Ciências de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q896648 | Biologia, Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Ciências, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

Sobre os transportes de substâncias observados na membrana das células, analise as afirmativas a seguir.


I. Transporte de partículas de gases e de líquidos como, por exemplo, a entrada de oxigênio e a saída de gás carbônico na célula.


II. Passagem de água de uma solução para outra através de uma membrana semipermeável ou de permeabilidade seletiva.


III. Entrada de grandes moléculas orgânicas na célula como, por exemplo, as proteínas, os polissacarídeos.


Os transportes descritos em I, II e III são, respectivamente:

2 Q909832 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências, Ciências, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

O ensino de Química é visto em geral como um assunto complexo, citado por muitos alunos como uma das disciplinas mais difíceis e complicadas de estudar. Compreende-se, então, que a educação inclusiva no ensino de Química é um grande desafio para o docente, devido à necessidade de abstrações para a compreensão de muitos conceitos e à adequação de ferramentas de linguagem que contemplem a compreensão desse estudante em especial.
Nesse contexto, qual exemplo de contribuição de metodologia que o professor de Química poderá empregar na sala de aula, de forma inclusiva, para alunos que têm deficiência intelectual?

3 Q906670 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Ciências, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2024

A elaboração ou adequação do Plano Municipal de Educação exige um trabalho ágil e organizado, que deve ter como premissa a ideia de que o PME deve ser do município, e não apenas da rede ou do sistema municipal, isso significa que:

4 Q902926 | Pedagogia, As Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas, Ciências, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

As novas tecnologias têm transformado significativamente os processos educacionais, oferecendo novas ferramentas e métodos para a construção do conhecimento. No contexto da Educação Básica, como as tecnologias digitais podem ser utilizadas de forma eficaz para promover um aprendizado significativo e ativo entre os alunos?

5 Q909830 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências, Ciências, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Em aulas de física para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, o professor, após avaliar as dificuldades dos estudantes de assimilar os conceitos de cálculos e suas abstrações, propôs diversos tipos de aulas, com metodologias para melhorar o nível de conhecimento de seus discentes. Nessas aulas, o professor trabalhou conceitos de física, sua explicação teórica, as relações com os cálculos matemáticos e qual a capacidade de interpretação do discente.
Considerando que o tema proposto era cinemática, o estudante que em sala de aula

6 Q909323 | Geografia, Impactos e soluções no meio urbano, Ciências, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

O clima é o conjunto de aspectos e variáveis climáticos que atuam em determinada localidade ao longo do tempo. Ele reúne, por meio da definição de elementos e fatores atmosféricos diversos, a caracterização climática de uma região. Os principais elementos climáticos são:

7 Q909827 | Pedagogia, Ciências, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Na perspectiva de Sacristán (2013), do ponto de vista histórico, o currículo a ensinar é uma seleção organizada dos conteúdos a aprender que regulam a prática didática que se desenvolve durante a escolaridade.

A partir dessa constatação sobre a natureza do currículo, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) O poder regulador do currículo expressa uma polivalência: por um lado, evita a arbitrariedade na escolha do que será ensinado; por outro, orienta, modela e limita a autonomia dos professores.
(    ) O currículo ordena o tempo escolar, proporcionando os elementos daquilo que denominamos desenvolvimento escolar, ao demarcar as etapas do progresso dos sujeitos durante a escolaridade.
(    ) O pensamento sobre o currículo deve explicitar, explicar e justificar as opções que são tomadas e do que é imposto, avaliando o sentido do que se faz e para o que o fazemos.
(    ) O currículo realizado na prática real, com os sujeitos concretos e em um contexto determinado, espelha com nitidez o projeto de educação descrito no texto curricular, de modo que a prática se adequa sempre ao planejado.
(    ) O currículo deve estar a serviço de um ensino que prioriza a necessidade de assimilação da cultura, relegando a plano secundário uma perspectiva educacional que destaca os significados subjetivos da cultura.

Assinale a sequência correta.

8 Q896650 | Biologia, Fotossíntese, Ciências, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

Sobre as etapas da fotossíntese, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Durante a etapa fotoquímica, a energia luminosa é absorvida pela clorofila presente no estroma e armazenada em moléculas de ATP.


( ) A luz promove a transformação da água em hidrogênio e oxigênio, sendo o oxigênio liberado pela planta.


( ) O hidrogênio da água e a energia do ATP são usados na fase que não usa luz para transformar o gás carbônico em glicose.


( ) Na etapa química, por meio de uma série de reações químicas, são sintetizados glicídios a partir do gás oxigênio e dos hidrogênios.



A sequência está correta em

9 Q901406 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Ciências, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Na teoria de Vygotsky torna-se fundamental o papel do professor como mediador. Neste contexto, é CORRETO dizer que quando o aluno precisa da intervenção, ajuda do professor, de colegas ou de outro adulto para realizar tarefas propostas, encontra-se na:

10 Q901204 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências, Ciências, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Em um experimento laboratorial, um grupo de alunos é desafiado a identificar diferentes substâncias com base em suas propriedades físicas e químicas. Avalie as afirmativas abaixo:

1. A densidade é uma propriedade física da matéria que pode ser utilizada para identificar substâncias, uma vez que cada material possui uma densidade específica.

2. A reatividade química é uma propriedade química que descreve a capacidade de uma substância de reagir com outra, formando novos produtos.

3. A solubilidade de uma substância em água é uma propriedade física que independe da temperatura do meio.

4. A condutividade térmica é uma propriedade física importante para determinar a eficiência de materiais em conduzir calor, sendo utilizada na fabricação de dispositivos eletrônicos.

5. A cor de uma substância é uma propriedade química que pode ser utilizada para identificar reações químicas específicas.

Alternativas:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.