Na perspectiva de Sacristán (2013), do ponto de vista
histórico, o currículo a ensinar é uma seleção organizada
dos conteúdos a aprender que regulam a prática didática
que se desenvolve durante a escolaridade.
A partir dessa constatação sobre a natureza do currículo,
assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) O poder regulador do currículo expressa uma
polivalência: por um lado, evita a arbitrariedade na
escolha do que será ensinado; por outro, orienta,
modela e limita a autonomia dos professores.
( ) O currículo ordena o tempo escolar, proporcionando
os elementos daquilo que denominamos
desenvolvimento escolar, ao demarcar as etapas do
progresso dos sujeitos durante a escolaridade.
( ) O pensamento sobre o currículo deve explicitar,
explicar e justificar as opções que são tomadas e do
que é imposto, avaliando o sentido do que se faz e
para o que o fazemos.
( ) O currículo realizado na prática real, com os sujeitos
concretos e em um contexto determinado, espelha
com nitidez o projeto de educação descrito no texto
curricular, de modo que a prática se adequa sempre
ao planejado.
( ) O currículo deve estar a serviço de um ensino que
prioriza a necessidade de assimilação da cultura,
relegando a plano secundário uma perspectiva
educacional que destaca os significados subjetivos
da cultura.
Assinale a sequência correta.
a) F V F V F
b) F F V F V
c) V F F V V
d) V V V F F