Questões de Concursos: Ciências Física Biológica

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1 Q911198 | Química, Transformações Químicas: elementos químicos, Ciências Física Biológica, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

O modo como a tabela periódica dos elementos químicos é organizada foi estabelecido em 1869 pelo cientista russo Dmitri Ivanovitch Mendeleyev (1834-1907). Em seus estudos sobre as propriedades dos elementos químicos, ele observou que certas propriedades se repetiam periodicamente conforme a massa atômica dos elementos. Analise os itens a seguir sobre a tabela periódica dos elementos químicos
I. Os elementos químicos estão representados por seus símbolos. Em cada quadro, além do símbolo, há o nome, o número atômico e o número de elétrons. II. As linhas verticais ou colunas são referentes às famílias ou grupos, em que ficam os elementos com propriedades diferentes. III. Apesar de estar na coluna 1, o Hidrogênio não é classificado em nenhuma família. IV. Os átomos de um mesmo período apresentam o mesmo número de camadas eletrônicas (K, L, M...), e o período indica o número de camadas eletrônicas que ele possui.
Assinale a alternativa CORRETA.

2 Q911196 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Ciências Física Biológica, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Lívia, professora do 6º ano da Escola Municipal Antônio Carlos Jobim está ensinando seus alunos sobre higienização das mãos, dos alimentos e mencionando o avanço da saúde pública em nosso país a partir do tratamento dos esgotos domésticos que tem como objetivo principal remover o material sólido, reduzir substâncias químicas e indesejáveis, exterminar microorganismos entre outros a partir do tratamento preliminar, tratamento primário, tratamento secundário. Meses após ensinar esse conteúdo e fazer a chamada da turma, ao chamar o aluno Miguel, a turma gritou que ele está doente. Ao perguntar o motivo, Livia descobriu que seu estudante estava com uma doença causada por bactérias, logo Miguel estava com:

3 Q911199 | Física, Física Atômica e Nuclear, Ciências Física Biológica, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Desde a descoberta dos raios-X, em 1895, a radiação ionizante é aplicada em diversos espaços em nossa sociedade, passando desde a indústria, a medicina, a construção e a engenharia civil, mas, também, no espaço escolar. O professor de Ciências do 9º ano, Cleber, ao lecionar na Escola Municipal Benedito Galvão, quis mostrar a aplicabilidade da radiação ionizante e da energia nuclear no espaço escolar para além do conhecimento de senso comum que as estudantes apresentavam pensando que ambos estavam ligados a bombas nucleares e ao câncer, como fora associado no passado. Professor Cleber lembrou do acidente radiológico de Goiânia/GO causado pela violação do Césio (Cs137). Logo, sobre a radiação ionizante e energia nuclear é INCORRETO afirmar que:

4 Q911201 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Ciências Física Biológica, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Para a biologia clássica, o que determina o sexo de uma pessoa são seus órgãos reprodutivos. No entanto, um órgão reprodutivo, biologicamente não define o comportamento feminino ou masculino das pessoas, tal fato é marcado por aquilo que chamamos de cultura. Quando pensamos a sexualidade humana ela é formada por 4 elementos (identidade de gênero, expressão de gênero, orientação sexual, e sexo biológico) na luta por re(existência) sem violência e pela obtenção de direitos, pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans ... vêm buscando o direito de existir com mais ênfase na década de 70. Faz-se necessário vários espaços da nossa sociedade o debate deste tema, sendo a escola um deles. Sendo assim, o professor José não abre mão de lecionar em suas aulas de Ciências, nos anos finais do Ensino Fundamental tal tema. Ao explicar os conceitos de identidade de gênero o professor se equivocou de forma proposital em um conceito com o intuito de verificar a atenção dos estudantes. O conceito equivocado foi:

5 Q911197 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Ciências Física Biológica, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Em uma escola de ensino fundamental no Estado do Tocantins, uma professora do 7° ano precisa abordar, de acordo com o Documento Curricular do Estado do Tocantins (DCT), a unidade Vida e Evolução. Considere a habilidade “Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas”, abordando o objeto do conhecimento “Diversidade de ecossistemas: ecossistemas brasileiros”. Em seu planejamento, a professora pesquisou sobre possíveis metodologias para atender a habilidade e o objeto do conhecimento requeridos. Tendo por base o DCT, assinale a assertiva que não contempla a habilidade e o objeto de conhecimento requeridos:

6 Q911200 | Biologia, Ciências Física Biológica, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

O professor Thiago, ao ensinar sobre o corpo humano para escolares do 8º ano da Escola Municipal Aurélio Buarque de Holanda mencionou que o número de sistemas do corpo humano pode variar de acordo com os critérios estabelecidos pelos especialistas da área devido à complexidade do corpo humano, como, por exemplo, a interconexão e interdependência entre alguns sistemas. Após ter trabalhado alguns destes temas o professor Thiago notou que alguns estudantes estavam com muitas dúvidas, pois tinham apresentado um entendimento equivocado sobre o seguinte ao afirmar erroneamente que:

7 Q911195 | Biologia, Características dos seres vivos, Ciências Física Biológica, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A Nomenclatura Biológica é chamada de binomial, pois cada espécie de ser vivo recebe dois nomes, sempre escritos em latim ou adaptados para essa língua. Sobre as regras de Nomenclatura Biológica, assinale a alternativa CORRETA:
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