Questões de Concursos Ciências Sociais Sociologia

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1Q169743 | Português, Interpretação de Textos, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

O fazer docente pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si. São o planejamento, a direção do ensino e da aprendizagem e a avaliação, cada uma delas desdobradas em tarefas ou funções didáticas, mas que convergem para a realização do ensino propriamente dito.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004, p. 72.

Considerando que, para desenvolver cada operação didática inerente ao ato de planejar, executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos, avalie quais afirmações abaixo se referem a conhecimentos e domínios esperados do professor.

I. Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-los de modo contextualizado.

II. Domínio das técnicas de elaboração de provas objetivas, por se configurarem instrumentos quantitativos precisos e fidedignos.

III. Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes.

IV. Domínio do conteúdo do livro didático adotado, que deve conter todos os conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo.

É correto apenas o que se afirma em

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2Q171024 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Os pluralistas concentram sua atenção não nas fontes de poder, mas em seu exercício. Poder para eles significa participação na elaboração de decisões e pode ser analisado somente depois de um exame cuidadoso de uma série de decisões concretas. Contudo, o modelo pluralista não considera o fato de que o poder pode ser, e freqüentemente o é, exercido por meio da limitação da elaboração de decisões a questões relativamente seguras.

BACHRACH, P.; BARATZ, M. Poder e decisão. In: CARDOSO, F.; MARTINS, F. (Orgs.). Política e sociedade I. São Paulo: Ed. Nacional, 1983, p. 49.

No que concerne à discussão contemporânea sobre o poder, a concepção de poder de agenda contribuiu com a Ciência Política ao

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3Q171799 | Português, Interpretação de Textos, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Exclusão digital é um conceito que diz respeito às extensas camadas sociais que ficaram à margem do fenômeno da sociedade da informação e da extensão das redes digitais. O problema da exclusão digital se apresenta como um dos maiores desafios dos dias de hoje, com implicações diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da sociedade contemporânea.

Nessa nova sociedade, o conhecimento é essencial para aumentar a produtividade e a competição global. É fundamental para a invenção, para a inovação e para a geração de riqueza. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) proveem uma fundação para a construção e aplicação do conhecimento nos setores públicos e privados. É nesse contexto que se aplica o termo exclusão digital, referente à falta de acesso às vantagens e aos benefícios trazidos por essas novas tecnologias, por motivos sociais, econômicos, políticos ou culturais.

Considerando as ideias do texto acima, avalie as afirmações a seguir.

I. Um mapeamento da exclusão digital no Brasil permite aos gestores de políticas públicas escolherem o públicoalvo de possíveis ações de inclusão digital.

II. O uso das TICs pode cumprir um papel social, ao prover informações àqueles que tiveram esse direito negado ou negligenciado e, portanto, permitir maiores graus de mobilidade social e econômica.

III. O direito à informação diferencia-se dos direitos sociais, uma vez que esses estão focados nas relações entre os indivíduos e, aqueles, na relação entre o indivíduo e o conhecimento.

IV. O maior problema de acesso digital no Brasil está na deficitária tecnologia existente em território nacional, muito aquém da disponível na maior parte dos países do primeiro mundo.

É correto apenas o que se afirma em

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4Q171032 | Português, Interpretação de Textos, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Em reportagem, Owen Jones, autor do livro Chavs: a difamação da classe trabalhadora, publicado no Reino Unido, comenta as recentes manifestações de rua em Londres e em outras principais cidades inglesas.

Jones prefere chamar atenção para as camadas sociais mais desfavorecidas do país, que desde o início dos distúrbios, ficaram conhecidas no mundo todo pelo apelido chavs, usado pelos britânicos para escarnecer dos hábitos de consumo da classe trabalhadora. Jones denuncia um sistemático abandono governamental dessa parcela da população: "Os políticos insistem em culpar os indivíduos pela desigualdade", diz. (...) "você não vai ver alguém assumir ser um chav, pois se trata de um insulto criado como forma de generalizar o comportamento das classes mais baixas. Meu medo não é o preconceito e, sim, a cortina de fumaça que ele oferece. Os distúrbios estão servindo como o argumento ideal para que se faça valer a ideologia de que os problemas sociais são resultados de defeitos individuais, não de falhas maiores. Trata-se de uma filosofia que tomou conta da sociedade britânica com a chegada de Margaret Thatcher ao poder, em 1979, e que basicamente funciona assim: você é culpado pela falta de oportunidades. (...) Os políticos insistem em culpar os indivíduos pela desigualdade".
Suplemento Prosa & Verso, O Globo, Rio de Janeiro, 20 ago. 2011, p. 6 (adaptado).

Considerando as ideias do texto, avalie as afirmações a seguir.

I. Chavs é um apelido que exalta hábitos de consumo de parcela da população britânica.

II. Os distúrbios ocorridos na Inglaterra serviram para atribuir deslizes de comportamento individual como causas de problemas sociais.

III. Indivíduos da classe trabalhadora britânica são responsabilizados pela falta de oportunidades decorrente da ausência de políticas públicas.

IV. As manifestações de rua na Inglaterra reivindicavam formas de inclusão nos padrões de consumo vigente.

É correto apenas o que se afirma em

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5Q170266 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Com base em uma perspectiva semiótica, Clifford Geertz concebe cultura como teias de significados construídos pelos homens em sociedade. Essa perspectiva se contrapõe às concepções de cultura como algo externo ao homem ou como algo superorgânico. Opõe-se também, à concepção de que a Antropologia é uma ciência experimental que busca a descoberta de leis. No que diz respeito ao posicionamento desse autor, analise as seguintes asserções.

A etnografia não corresponde ao discurso social bruto de determinada cultura.

PORQUE

Os textos antropológicos são interpretações de segunda ou de terceira mão.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

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6Q172058 | Português, Interpretação de Textos, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Com o advento da República, a discussão sobre a questão educacional torna-se pauta significativa nas esferas dos Poderes Executivo e Legislativo, tanto no âmbito Federal quanto no Estadual. Já na Primeira República, a expansão da demanda social se propaga com o movimento da escolanovista; no período getulista, encontram-se as reformas de Francisco Campos e Gustavo Capanema; no momento de crítica e balanço do pós-1946, ocorre a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1961. É somente com a Constituição de 1988, no entanto, que os brasileiros têm assegurada a educação de forma universal, como um direito de todos, tendo em vista o pleno desenvolvimento da pessoa no que se refere a sua preparação para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O artigo 208 do texto constitucional prevê como dever do Estado a oferta da educação tanto a crianças como àqueles que não tiveram acesso ao ensino em idade própria à escolarização cabida.

Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

A relação entre educação e cidadania se estabelece na busca da universalização da educação como uma das condições necessárias para a consolidação da democracia no Brasil.

PORQUE

Por meio da atuação de seus representantes nos Poderes Executivos e Legislativo, no decorrer do século XX, passou a ser garantido no Brasil o direito de acesso à educação, inclusive aos jovens e adultos que já estavam fora da idade escolar.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

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7Q171552 | Ciências Sociais, Antropologia, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Laudos antropológicos que se baseiam no conceito de etnicidade devem levar em conta as especificidades culturais das populações analisadas.

PORQUE

Os laudos devem ser redigidos com ênfase na etnografia do modo de viver dessas comunidades, na busca de uma chave de leitura que permita retratar a continuidade cultural, social e histórica desses grupos.

Considerando a relação proposta entre essas asserções, assinale a opção correta.

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8Q171046 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

O conceito de habitus, desenvolvido por Pierre Bourdieu, constituiu-se como a chave-mestra de sua sociologia. De modo geral, o habitus refere-se a um sistema de disposições duráveis adquiridos pelo indivíduo no curso de seu processo de socialização. Apresenta-se como um produto das condições sociais passadas e como princípio gerador das práticas e das representações, permitindo ao indivíduo construir as estratégias antecipadoras. Segundo Bourdieu, essa noção contribui para a superação da oposição entre os pontos de vista objetivista e subjetivista, entre as forças exteriores da estrutura social e as forças interiores resultantes das decisões livres dos indivíduos.

FERREOL, G. Dictionnaire de Sociologie. Paris: Armand Colin, 1991. (com adaptações)

Considerando o texto acima, analise as afirmações a seguir. I. O termo habitus, adotado para marcar a diferença com conceitos correntes, tais como hábito, costume, praxe e tradição, faz a mediação entre a função e a ordem.

II. A instituição escolar tem por função produzir indivíduos dotados de sistema de esquemas inconscientes que constituem sua cultura, ou melhor, o seu habitus, com potencial para transformar a sua herança coletiva em inconsciente individual e comum.

III. Nas sociedades onde inexiste a escola, a função de inculcação do habitus é garantida pelas formas primitivas de classificação (bem/mal, bonito/feio, bom/mau), constituídas pelos mitos e pelos ritos.

IV. O habitus, como capacidade de engendrar as novas práticas, funciona como uma gramática geradora da conduta, ou seja, como um sistema de esquemas interiorizados que permitem engendrar todos os pensamentos, as percepções e as ações características de uma cultura.

V. O habitus é totalmente dependente, pois reside entre o inconsciente-condicionado e o intencional calculado.

É correto apenas o que se afirma em

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9Q171820 | Ciências Sociais, Etnografia, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Às vezes ouço dizer que qualquer pessoa pode observar e escrever um livro sobre um povo primitivo. Talvez qualquer pessoa possa, mas não vai estar necessariamente acrescentando algo à antropologia. Na ciência, como na vida, só se acha o que se procura. Não se pode ter respostas quando não se sabe quais são as perguntas. Por conseguinte, a primeira exigência para que se possa realizar uma pesquisa de campo é um treinamento rigoroso em teoria antropológica, que dê as condições de saber o quê e como observar, e o que é teoricamente significativo. É essencial percebermos que os fatos em si não têm significado. Para que o possuam, devem ter certo grau de generalidade. É inútil partir para campo às cegas.

EVANS-PRITCHARD, E. E. Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005, p. 243 (com adaptações).

Nesse fragmento de texto, Evans-Pritchard argumenta que

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10Q169780 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

O leitor deve recordar que nossas principais dificuldades no estudo da teoria clássica centralizavam-se na afirmação de que o povo tem uma opinião definida e racional a respeito de todas as questões e que manifesta essa opinião em uma democracia pela escolha de representantes que se encarregam de sua execução. Por conseguinte, a seleção dos representantes é secundária ao principal objetivo do sistema democrático, que consiste em atribuir ao eleitorado o poder de decidir sobre assuntos políticos. Suponhamos agora que invertemos os papéis desses dois elementos e tornamos a decisão de questões pelo eleitorado secundária à eleição de representantes, que tomarão, neste caso, as decisões. Ou, em outras palavras, diremos agora que o papel do povo é formar um governo, ou corpo intermediário, que, por seu turno, formará o executivo nacional, ou governo. Nossa definição passa então a ter o seguinte fraseado: o método democrático é um sistema institucional, para a tomada de decisões políticas, no qual o indivíduo adquire o poder de decidir mediante uma luta competitiva pelos votos do eleitor.

SCHUMPETER, J. A. Capitalismo, socialismo e democracia.
Rio de Janeiro: 1961, p. 327-8.

Considerando a concepção de democracia apresentada no texto, conclui-se que

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11Q171329 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Ao investigar a constituição dos comportamentos típicos do homem ocidental civilizado, Norbert Elias constatou a presença de diferenciações culturais dos comportamentos individuais e suas relações com processos históricos, políticos e sociais relacionados ao desenvolvimento e consolidação do capitalismo, que incluem o processo de industrialização inglês e a Revolução Francesa. Norbert Elias denominou o processo por meio do qual os indivíduos passaram a intensificar a assimilação e a internalização de normas e regras sociais, de maneira a desenvolver autocontrole sobre suas pulsões, como processo civilizador.

No que diz respeito às constatações e conclusões obtidas pelo autor, avalie as seguintes afirmações.

I. A partir da formação de monopólios de força, criam-se espaços sociais conflituosos que tendem a legitimar os atos de violência estatal.

II. A redução do contraste entre a situação e o código de conduta dos estratos mais baixos e mais altos constitui uma das peculiaridades do desenvolvimento da sociedade ocidental.

III. Devido à força das tradições, o nível de controle emocional presente na aristocracia superava o nível de controle emocional que era necessário à burguesia, em razão de suas funções profissionais e comerciais.

IV. Apesar dos Estados nacionais terem proporcionado maior segurança aos indivíduos, o crescimento das sociedades e a divisão das funções foram fatores que determinaram uma regulação mais rigorosa das emoções e do autocontrole.

É correto apenas o que se afirma em

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12Q169798 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Onde quer que tenha conquistado o poder, a burguesia calcou aos pés as relações feudais, patriarcais e idílicas. Todos os complexos e variados laços que prendiam o homem feudal a seus superiores naturais ela os despedaçou sem piedade, para só deixar subsistir, de homem para homem, o laço do frio interesse, as duras exigências do pagamento à vista. A burguesia só pode existir com a condição de revolucionar incessantemente os instrumentos de produção, por conseguinte, as relações de produção e, com isso, todas as relações sociais. [] Essa revolução contínua da produção, esse abalo constante de todo o sistema social, essa agitação permanente e essa falta de segurança distinguem a época burguesa de todas as precedentes. Dissolvem-se todas as relações sociais antigas e cristalizadas, com seu cortejo de concepções e de ideias secularmente veneradas, as relações que as substituem tornam-se antiquadas antes de se ossificar. Tudo que era sólido e estável se esfuma, tudo o que era sagrado é profanado e os homens são obrigados finalmente a encarar com serenidade suas condições de existência e suas relações recíprocas. [] As relações burguesas de produção e de troca, o regime burguês de propriedade, a sociedade burguesa moderna, que conjurou gigantescos meios de produção e de troca, assemelham-se ao feiticeiro que já não pode controlar as potências infernais que pôs em movimento com suas palavras mágicas.

MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do partido comunista. (com adaptações). A partir do texto acima e considerando as ideias de Marx e Engels, baseadas numa perspectiva dialética, avalie as afirmações que se seguem.

I. A burguesia desempenhou um papel revolucionário na história.
II. A classe social burguesa e a classe proletária surgiram a partir da sociedade capitalista.
III. Nas sociedades capitalistas as relações sociais estão em constante transformação.
IV. O proletariado possui a missão histórica de negar e superar a sociedade capitalista.

É correto apenas o que se afirma em

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13Q170567 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

A investigação quantitativa tem como campo de práticas e objetivos trazer à luz dados, indicadores e tendências observáveis. Deve ser utilizada para abarcar, do ponto de vista social, grandes aglomerados de dados, de conjuntos demográficos, por exemplo, classificando-os e tornando-os inteligíveis por meio de varáveis. A investigação qualitativa trabalha com valores, crenças, representações, hábitos, atitudes e opiniões. Adequa-se a profundar a complexidade dos fenômenos, fatos e processos particulares e específicos de grupos mais ou menos delimitados em extensão e capazes de serem abrangidos intensamente.

MINAYO, M. C.; SANCHES, O. Quantitativo-Qualitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos de Saúde Pública,
Rio de Janeiro, 9 (3): 239-262, jul/set 1993. (com adaptações)

As Ciências Sociais dispõem de métodos quantitativos e qualitativos, descritos sinteticamente no texto acima. Considerando essas definições, analise as afirmações que se seguem.

I. Os métodos qualitativos e quantitativos não podem ser empregados em uma mesma pesquisa.
II. Os métodos quantitativos são mais científicos que os qualitativos.
III. Os métodos qualitativos são utilizados em estudos de caso ou contextos delimitados.
IV. Métodos quantitativos e qualitativos não são mutuamente excludentes.

É correto apenas o que se afirma em

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14Q170574 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Mas esse Estado hobbesiano continua marcado pelo medo. Veja-se a capa da primeira edição de Leviatã (1651), que mostra um príncipe, cuja armadura é feita de escamas que são seus súditos, brandindo ameaçador a espada. Ou veja o próprio nome, Leviatã, que é um monstro bíblico, que aparece no livro de Jó. Hobbes diz: o soberano governa pelo temor (awe) que inflige a seus súditos. Porque, sem medo, ninguém abriria mão de toda a liberdade que tem naturalmente; se não temesse a morte violenta, que homem renunciaria ao Direito que possui, por natureza, a todos os bens e corpos?

WEFFORT, F. C. Os clássicos da Política, v. II. São Paulo: Atlas, 2008 (com adaptações).

Com relação ao Estado hobbesiano e às ideias de Hobbes, conclui-se que

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15Q170837 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

A amostragem é naturalmente usada em nossa vida diária. Por exemplo, para verificar o tempero de um alimento em preparação, podemos provar (observar) uma pequena porção desse alimento. Estamos fazendo uma amostragem, ou seja, extraindo do todo (população) uma parte (amostra), com o propósito de avaliar a qualidade de tempero de todo o alimento. Nas pesquisas científicas, em que se quer conhecer algumas características de uma população, também é muito comum se observar apenas uma amostra de seus elementos e, a partir dos resultados dessa amostra, obter valores aproximados, ou estimativas, para as características populacionais de interesse. Esse tipo de pesquisa é usualmente chamado de levantamento por amostragem. BARBETTA, P. A. Estatística aplicada às ciências sociais. Florianópolis: Editora da UFSC, 1998, p. 37 (com adaptações).

A partir do texto acima e considerando o tema por ele abordado, conclui-se que

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16Q169595 | Pedagogia, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Na escola em que João é professor, existe um laboratório de informática, que é utilizado para os estudantes trabalharem conteúdos em diferentes disciplinas. Considere que João quer utilizar o laboratório para favorecer o processo ensinoaprendizagem, fazendo uso da abordagem da Pedagogia de Projetos. Nesse caso, seu planejamento deve

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17Q169862 | Português, Interpretação de Textos, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

A cibercultura pode ser vista como herdeira legítima (embora distante) do projeto progressista dos filósofos do século XVII. De fato, ela valoriza a participação das pessoas em comunidades de debate e argumentação. Na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva uma forma de reciprocidade essencial nas relações humanas. Desenvolveu-se a partir de uma prática assídua de trocas de informações e conhecimentos, coisa que os filósofos do Iluminismo viam como principal motor do progresso. (...) A cibercultura não seria pós-moderna, mas estaria inserida perfeitamente na continuidade dos ideais revolucionários e republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. A diferença é apenas que, na cibercultura, esses "valores" se encarnam em dispositivos técnicos concretos. Na era das mídias eletrônicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso a múltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão mundial.
LEVY, P. Revolução virtual. Folha de S. Paulo. Caderno Mais, 16 ago. 1998, p.3 (adaptado).

O desenvolvimento de redes de relacionamento por meio de computadores e a expansão da Internet abriram novas perspectivas para a cultura, a comunicação e a educação. De acordo com as ideias do texto acima, a cibercultura

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18Q171413 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

A cultura legítima, referendada pelos exames e diplomas, vem a ser aquela pertencente às classes privilegiadas. Logo, para os filhos de camponeses, de operários, de empregados ou de pequenos comerciantes, a cultura escolar é aculturação

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. Les héritiers: les étudiants et la culture.
Paris: Minuit, 1964, p. 37 (com adaptações).

No fragmento acima, Bourdieu e Passeron

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19Q171691 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

A família, nos dois sentidos do termo (parentesco e grupo doméstico), é uma estrutura que atravessa e anima a sociedade inteira. Seu papel econômico é essencial, mesmo em nossas sociedades, nas quais consumo e produção estão descasados, já que a linhagem é um canal maior de redistribuição de bens e serviços.

MENDRAS, H. O que é sociologia? São Paulo, 2004 (com adaptações)

. Analise as proposições a seguir, a respeito do fragmento do texto de Mendras.

A família é uma importante célula de consumo e movimentação de recursos financeiros nas sociedades capitalistas, independentemente do tamanho do grupo doméstico.

PORQUE

O trabalho e o rendimento dos membros da família potencializam a capacidade de aquisição de bens e serviços. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

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20Q169901 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Entre o conjunto das técnicas de pesquisa das Ciências Sociais, o questionário destaca-se como uma das ferramentas mais habituais e tem como características a simplicidade e a economia. Seu uso é necessário sempre que o pesquisador não dispõe de dados previamente coletados pelas instituições públicas sobre determinadas características da população, e sempre que se quer obter levantamentos específicos sobre certos aspectos, opiniões e comportamentos de uma população. Não obstante, além de ser utilizado para fins mais explicitamente exploratórios, o questionário tem por função principal dar à pesquisa uma extensão maior e possibilitar que se verifique com dados estatísticos até que ponto são generalizáveis as informações e hipóteses da pesquisa previamente construídas. Todavia, a elaboração dos questionários deve se pautar em algumas regras simples.

COMBESSIE, J.C. O método em sociologia. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

Com relação às regras que devem ser observadas para a pesquisa sociológica feita com elaboração e aplicação de questionários, observa-se que

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