Questões de Concursos: Com Formação em Educação Inclusiva 1

Prepare-se para a prova com questões de Com Formação em Educação Inclusiva 1 de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q889995 | Pedagogia, Com Formação em Educação Inclusiva 1, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

A Resolução SEE n° 4.256/2020, que institui as Diretrizes para normatização e organização da Educação Especial na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, prevê que é de responsabilidade dos professores regentes de turma e regentes de aula as seguintes incumbências, exceto:

2 Q889996 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Com Formação em Educação Inclusiva 1, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

Ao analisar a concepção de ensino colaborativo e suas contribuições para a promoção da inclusão escolar, analise as afirmativas a seguir.

I. O ensino colaborativo é o trabalho desenvolvido em parceria entre o professor da sala de aula comum e o professor de Educação Especial, que compartilham os objetivos e dividem as responsabilidades.
II. O ensino colaborativo deve ser desenvolvido considerando as especificidades, os ritmos e os estilos de aprendizado, para favorecer o acesso e a aprendizagem dos alunos público-alvo da Educação Especial e dos demais estudantes.
III. O ensino colaborativo é planejado no âmbito do Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE), documento no qual são elencadas as diretrizes para a adaptação do conteúdo pelo professor regente em sala de aula.

Estão corretas as afirmativas

3 Q889997 | Pedagogia, Educação Especial, Com Formação em Educação Inclusiva 1, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

O Desenho Universal está previsto na Lei Brasileira de Inclusão para a concepção de produtos, ambientes, programas e serviços. Na educação, de acordo com Pletsch et al (2021), o Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) “não se pauta pela ideia de que existe um estudante padrão ou homogêneo, pois se parte do pressuposto de que as pessoas se apropriam do conhecimento de variadas maneiras” (p. 22).
PLETSCH, M. D. et al. (orgs.). Acessibilidade e Desenho Universal na Aprendizagem. Campos dos Goytacazes: Encontrografia, 2021.


Considerando esses pressupostos, o DUA não tem como característica:

4 Q889998 | Pedagogia, Educação Especial, Com Formação em Educação Inclusiva 1, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) tem entre os seus objetivos assegurar a inclusão escolar, orientando os sistemas de ensino para garantir, exceto:

5 Q889999 | Pedagogia, Educação Especial, Com Formação em Educação Inclusiva 1, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos. Considerando as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica (2009), analise as afirmativas a seguir.

I. Orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno.
II. Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola.
III. Planejar, elaborar, executar e avaliar o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), traçando estratégias que considerem as necessidades específicas dos alunos público-alvo da Educação Especial.
IV. Estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando a disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.


Considerando as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, são atribuições do professor de AEE:

6 Q890000 | Pedagogia, Educação Especial, Com Formação em Educação Inclusiva 1, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) estabelece que os professores tenham em sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais e específicos para a atuação no campo da Educação Especial e promoção da inclusão escolar.
De acordo com essa política, são campos de atuação do professor para a promoção da inclusão dos alunos com deficiência:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.