Questões de Concursos: Coordenador Pedagógico

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1 Q326227 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Para que a democratização do acesso à educação tenha uma função realmente inclusiva é indispensável universalizar

2 Q320225 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

A Proposta Pedagógica representa a identidade da escola, na medida em que ela é o documento oficial em que estão

3 Q323016 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

De acordo com Antônio Novoa (1997), a formação de professores não é um conceito unívoco; ela deve proporcionar a reflexão e a tomada de consciência das limitações da profissão docente. À luz do entendimento desse autor quanto à formação docente, assinale a opção correta.

4 Q324278 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Em uma escola pública localizada na periferia de uma grande cidade, o diretor observava um alto nível de absenteísmo nas reuniões do conselho de escola e, dentre as poucas pessoas que compareciam, um certo desinteresse nos assuntos que compunham a pauta. Considere as seguintes ações:

I. considerar a falta de participação como um indicador de que a comunidade não tem interesse em participar da gestão e dissolver o conselho escolar.

II. rever os horários e datas de reunião, considerando a rotina de trabalho dos representantes do conselho escolar.

III. implementar uma política de premiação que motive pais e representantes da comunidade local a participarem das reuniões do conselho.

IV. repensar o formato das reuniões, investindo em pautas mais de natureza consultiva e deliberativa do que apenas informativa.

V. ampliar o convite à reunião, possibilitando que outras pessoas interessem-se por compor o conselho escolar e dele participar.

As ações que mais se aproximam de uma gestão aliada aos princípios democráticos são as descritas APENAS em

5 Q323848 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Para atender ao artigo 12 da LDB (Lei no 9.394/96) , que incumbe a instituição de elaborar e executar sua proposta pedagógica, o gestor, tomando como norte os princípios da gestão democrática, tem o papel de

6 Q325569 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

O conselho de classe/série consiste em um

7 Q319873 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Segundo Castro (2000), a implementação de reformas educacionais em um país federativo como o Brasil, com sistemas de ensino descentralizados, requer, necessariamente, a implantação de mecanismos de monitoramento e acompanhamento das ações e políticas em curso por diferentes razões, uma das quais é

8 Q322593 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

A relação da gestão escolar com o grêmio estudantil deve ser de

9 Q325379 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Para Contreras (2002), a autonomia de professores nos remete a uma interpretação dos três aspectos presentes na profissionalidade docente:

10 Q322634 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

O Censo Escolar, de âmbito nacional, realiza o levantamento de informações estatístico-educacionais relativas