Questões de Concursos: Coordenador Pedagógico Escolar

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1 Q900353 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento: Papel do Educador, Coordenador Pedagógico Escolar, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

O acolhimento na escola é uma necessidade crucial para a formação dos alunos e promoção dos valores da comunidade escolar, especialmente em tempos de mudanças e incertezas como os que vivemos. Considerando as estratégias mais utilizadas para promover um ambiente escolar mais acolhedor, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, correlacionado tais estratégias a seus respectivos benefícios sociopedagógicos:


PRIMEIRA COLUNA


1. Roda de conversa.

2. Contato visual.

3. Espaço de fala.

4. Recepção calorosa.


SEGUNDA COLUNA


( ) Possibilita que os alunos se expressem livremente e que seus pensamentos e sentimentos pessoais sejam valorizados.

( ) Cria oportunidades para que haja no grupo discussão franca e aberta sobre diversos temas.

( ) Promove a valorização da presença do aluno pela forma de cumprimentá-lo e atender às suas necessidades.

( ) Demonstra respeito e aceitação pelos alunos apenas olhando respeitosa e atentamente para eles.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

2 Q900354 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Coordenador Pedagógico Escolar, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

A Constituição Federal atual (1988), em seu art. 209, assegura à iniciativa privada liberdade para entrar no negócio do ensino, desde que atenda às seguintes condições:


I. Cumprimento das normas gerais da educação nacional.

II. Obtenção do certificado de filantropia.

III. Autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público.


Assinale:

3 Q900349 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Coordenador Pedagógico Escolar, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

O papel da coordenação pedagógica é melhorar a prática docente pela formação continuada na escola. E, para saber das necessidades da equipe para ensinar melhor, quem exerce essa função tem inúmeros recursos, como analisar o planejamento das atividades, as produções dos alunos e o resultado das avaliações. Contudo, existe uma ferramenta que vai direto ao ponto e permite um conhecimento mais estreito dos problemas didáticos: é a observação feita na sala de aula (HEIDRICH, Gustavo. Como fazer observação em sala de aula. In: Nova Escola Gestão, jul. 2010). Dentre as pautas da observação em sala de aula, constam as seguintes perguntas, excluindo-se:

4 Q900346 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Coordenador Pedagógico Escolar, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Dentre as cinco competências emocionais presentes na BNCC (Brasil, 2018), destacam-se as relacionadas abaixo, com exceção de uma. Assinale-a:

5 Q900351 | Pedagogia, Avaliação e Indicadores de Qualidade na Educação, Coordenador Pedagógico Escolar, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Avaliações externas são determinantes para a compreensão do panorama educacional, a identificação das áreas de melhoria e a promoção da qualidade do ensino. Existem várias avaliações externas no contexto educacional brasileiro. Uma delas é a Prova Brasil, que:

6 Q900347 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Coordenador Pedagógico Escolar, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Bruno T. MALHEIROS (Didática geral. 2.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2019), apoiando-se em Libâneo, reitera que, independentemente de como a avaliação da aprendizagem escolar é organizada, ela será composta sempre e basicamente de três etapas: verificação, qualificação e apreciação. De posse dessa informação, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, correlacionando cada etapa à sua correta e correspondente descrição:


PRIMEIRA COLUNA


1. Verificação.

2. Qualificação.

3. Apreciação.


SEGUNDA COLUNA


( ) Etapa na qual se faz a comparação entre os dados coletados e os objetivos educacionais.

( ) Etapa na qual se faz uma reflexão e um juízo de valor sobre os resultados.

( ) Etapa na qual os dados são recolhidos por meio de instrumentos ou processos específicos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

7 Q900348 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Coordenador Pedagógico Escolar, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Depois de analisar as afirmativas abaixo referentes às teorizações contemporâneas sobre currículo, pautadas no texto seminal de Tomaz Tadeu da Silva (Documentos de identidade: Uma introdução às teorias do currículo. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016), assinale a única afirmativa incorreta:

8 Q900352 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Coordenador Pedagógico Escolar, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Tomando como referência as fases educativas em que se subdividem as três etapas de ensino do primeiro nível na composição da educação escolar brasileira, isto é, a educação básica, assinale a alternativa cuja faixa etária corresponde à segunda fase da educação infantil (pré-escola), nos termos do art. 30, incisos I e II, da Lei nº 9.394/1996.

9 Q900345 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Coordenador Pedagógico Escolar, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Resguardados os princípios constitucionais bem como as normas legais, os conselhos escolares desempenham, em virtude de sua natureza essencialmente político-educativa, funções de caráter consultivo, deliberativo, mobilizador e fiscalizador (Conselhos escolares: democratização da escola e construção da cidadania. Brasília, DF: MEC/SEB, 2004, p. 40-41). Acerca da segunda função, a deliberativa, é correto afirmar:

10 Q900350 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Coordenador Pedagógico Escolar, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

De acordo com o art. 61, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (Lei nº 9.394/1996), consideram-se profissionais da educação escolar básica, aqueles que, estando em efetivo exercício e tendo sido formado em cursos reconhecidos, são:


I. Professores habilitados em nível médio ou superior para a docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio.


II. Trabalhadores em educação portadores de diploma de pedagogia, com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, bem como com títulos de mestrado ou doutorado nas mesmas áreas.


III. Trabalhadores em educação, portadores de diploma de curso técnico ou superior em área pedagógica ou afim.


IV. Profissionais graduados que tenham feito complementação pedagógica, conforme disposto pelo Conselho Nacional de Educação.


Assinale:

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