Questões de Concursos: Cuidador Escolar

Prepare-se para a prova com questões de Cuidador Escolar de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q888754 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Cuidador Escolar, Prefeitura de Salgado de São Félix PB, APICE, 2024

As Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na educação básica, instituída pela resolução nº 04 de 02 de outubro de 2009, regulamenta uma série de providências para o atendimento educacional especializado. Assinale a alternativa correta de acordo com este documento legal.

2 Q888758 | Primeiros Socorros, Queimaduras, Cuidador Escolar, Prefeitura de Salgado de São Félix PB, APICE, 2024

Uma criança com autismo enquanto corria durante o intervalo, bateu em um prato de sopa quente vindo a sofrer uma queimadura de segundo grau. Assinale a alternativa incorreta sobre as primeiras condutas a serem tomadas.

3 Q888755 | Pedagogia, Educação Especial, Cuidador Escolar, Prefeitura de Salgado de São Félix PB, APICE, 2024

Segundo a legislação educacional brasileira, entende-se por educação especial:

5 Q888759 | Pedagogia, Legislação da Educação, Cuidador Escolar, Prefeitura de Salgado de São Félix PB, APICE, 2024

Associe as colunas relacionando corretamente os termos incorporados ao Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Federal nº 13.146, de 2015) aos seus respectivos significados.

TERMOS INCORPORADOS

1 - Acessibilidade

2 - Tecnologia assistiva

3 - Desenho universal

4 - Barreiras

SIGNIFICADOS

( ) Concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva.

( ) Qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros.

( ) Possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

( ) Produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

A sequência correta dessa associação é

6 Q887767 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Cuidador Escolar, Prefeitura de São Domingos do Cariri PB, CPCON, 2024

Na busca por concretizar a inclusão de estudantes com deficiência na rede educacional regular, que vá além do ato de matrícula e sua inserção na sala de aula, torna-se essencial a prática de um ensino eficaz e que promova o desenvolvimento do estudante. Nesse contexto, é essencial o papel do cuidador educacional para contribuir para a acessibilidade. Sobre o cuidador educacional, analise as afirmativas a seguir.


I- Esse profissional corrobora diretamente com o desenvolvimento dos alunos, haja vista que no decorrer do cotidiano escolar estará à disposição atendendo individualmente cada estudante, favorecendo seu aprendizado e sua sociabilidade.

II- Aatuação desse profissional é restrita à higiene, alimentação e locomoção de alunos com deficiência.

III- O cuidador educacional é o profissional necessário para que a rotina dos alunos de uma instituição de ensino seja mais tranquila e bem aproveitada, pois cuidará das necessidades específicas do aluno com deficiência visando à acessibilidade e a inclusão.


É CORRETO o que se afirma em:

7 Q888757 | Pedagogia, Educação Especial, Cuidador Escolar, Prefeitura de Salgado de São Félix PB, APICE, 2024

Larissa, uma criança de 09 anos de idade, cursa o terceiro ano do ensino do ensino fundamental na Escola Municipal Criança Feliz. Larissa é autista não verbal, não consegue acompanhar os conteúdos escolares e não possui autonomia para realizar atividades de vida diária como ir ao banheiro, alimentar-se, vestir-se, etc... Há um mês a secretaria municipal de educação designou um profissional de apoio escolar para acompanhar Larissa na sala de aula regular. Para que a inclusão desta aluna seja adequada e condizente com as diretrizes da educação especial na perspectiva inclusiva, este profissional NÃO deverá:

8 Q887766 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Cuidador Escolar, Prefeitura de São Domingos do Cariri PB, CPCON, 2024

A participação dos cuidadores no âmbito escolar é de suma importância, tendo em vista o processo de inclusão educacional. Sobre as funções do cuidador, assinale a alternativa CORRETA.

9 Q888756 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Cuidador Escolar, Prefeitura de Salgado de São Félix PB, APICE, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação – 9394/96, em seus artigos 58, 59 e 60 regulamenta de um modo geral a educação especial nas unidades escolares brasileiras. De acordo com a referida lei os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais:

10 Q887768 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Cuidador Escolar, Prefeitura de São Domingos do Cariri PB, CPCON, 2024

“A inclusão, portanto, implica mudança desse atual paradigma educacional... As diferenças culturais, sociais, étnicas, religiosas, de gênero, enfim, a diversidade humana está sendo cada vez mais desvelada e destacada e é condição imprescindível para se entender como aprendemos e como compreendemos o mundo e a nós mesmos. As escolas inclusivas propõem um modo de organização do sistema educacional que considera as necessidades de todos os alunos e que é estruturado em função dessas necessidades. Por tudo isso, a inclusão implica uma mudança de perspectiva educacional, pois não atinge apenas alunos com deficiência e os que apresentam dificuldades de aprender, mas todos os demais, para que obtenham sucesso na corrente educativa geral” (Mantoan, 2015).


Considerando o texto, analise as proposições a seguir.


I- A inclusão na educação implica uma mudança no paradigma educacional atual, que reconhece e valoriza a diversidade humana, incluindo diferenças culturais, sociais, étnicas, religiosas e de gênero.

II- As escolas inclusivas são aquelas que organizam seu sistema educacional levando em consideração as necessidades de todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou características individuais, buscando garantir o sucesso educativo de todos os estudantes.

III- A inclusão na educação é destinada aos alunos com deficiência e com dificuldades de aprendizagem.


É CORRETO o que se afirma em:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.