Questões de Concursos: Cuidador PCD

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1 Q884836 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Adultos com deficiência física enfrentam uma série de desafios psicológicos que podem influenciar sua qualidade de vida e bem-estar emocional. Estudos nessa área têm explorado os aspectos psicológicos que afetam esses indivíduos, incluindo questões relacionadas à autoestima, autoimagem, ansiedade, depressão e estresse. Compreender esses aspectos é fundamental para desenvolver intervenções e políticas que promovam o apoio psicológico adequado e melhorem a qualidade de vida desses adultos. Quais são alguns dos aspectos psicológicos percebidos em adultos com deficiência física, de acordo com os estudos realizados:

2 Q884829 | Libras, Desenvolvimento Escolar, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Indique a alternativa que melhor define a posição de Poker (2001) em relação à inclusão de alunos com surdez na escola comum:

3 Q884831 | Libras, Desenvolvimento Escolar, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

De acordo com Dorziat (1998), o que é necessário para aprimorar a educação inclusiva para alunos com surdez:

4 Q884837 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Como o reconhecimento da deficiência está relacionado à interpretação subjetiva dos indivíduos sobre sua própria condição, segundo os estudos de Martins e Barsaglini (2011) e Resende e Gouveia (2011):

5 Q884839 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Como o preconceito impacta a vida social de pessoas com deficiência física, de acordo com os estudos de Martins e Barsaglini (2010) e Santos et al. (2015):

6 Q884828 | Libras, Desenvolvimento Escolar, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Em um mundo onde a comunicação oral é predominante, as pessoas com surdez frequentemente enfrentam uma série de desafios ao buscar educação escolar. Desde a infância até a vida adulta, esses desafios podem se manifestar de várias formas, afetando não apenas o acesso à informação, mas também o desenvolvimento social e emocional dos indivíduos com perda total de audição. A educação inclusiva é um objetivo fundamental, mas a realidade muitas vezes mostra barreiras que precisam ser superadas para alcançá-la plenamente. Marque, dentre as alternativas apresentadas, os principais desafios enfrentados por pessoas com surdez na educação escolar:

7 Q884830 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Segundo Skliar (1999), qual crítica é feita ao modelo de inclusão na educação especial:

8 Q884834 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Os cursos de formação continuada em Educação Especial desempenham um papel crucial na melhoria das práticas educacionais e no desenvolvimento profissional de professores e outros profissionais da área. No entanto, a evasão desses cursos ainda é um desafio significativo. Muitos fatores podem contribuir para isso, incluindo falta de tempo, recursos financeiros limitados, falta de suporte adequado e até mesmo falta de interesse. Diante desse cenário, é fundamental identificar estratégias eficazes para reduzir a evasão e garantir a participação e o engajamento dos alunos ao longo de todo o curso. Qual estratégia pode ser adotada para reduzir a evasão nos cursos de formação continuada em Educação Especial:

9 Q884838 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Para indivíduos com deficiência física, as relações familiares e sociais desempenham um papel crucial em seu bem-estar emocional, desenvolvimento pessoal e inclusão na sociedade. A família muitas vezes serve como um pilar de apoio, fornecendo amor, suporte emocional e assistência prática para enfrentar os desafios diários. Além disso, as interações sociais com amigos, colegas e comunidade são essenciais para promover a inclusão, a autoestima e o senso de pertencimento. Compreender o impacto positivo dessas relações é fundamental para criar ambientes mais inclusivos e apoiar o pleno desenvolvimento de indivíduos com deficiência física. Qual é o papel das relações familiares e sociais para indivíduos com deficiência física:

10 Q884842 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Quais são alguns dos itens assegurados aos profissionais da educação, de acordo com o Art. 67 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 e suas alterações:
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