Questões de Concursos: Docente II

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1 Q893662 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

O art. 38, seção V – Da Educação de Jovens e Adultos, da Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96, aponta que “Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular”. Os exames a que se refere esse artigo realizar-se-ão:

2 Q893678 | Pedagogia, Paulo Freire, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Uma das tarefas primordiais do educador democrático, de acordo com o pensamento de Paulo Freire, é:

3 Q893663 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

De acordo com o art. 5º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) identifique, dentre as opções abaixo, a entidade que pode acionar o poder público para exigir o acesso à educação básica obrigatória.

4 Q893654 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica podem ser consideradas:

5 Q893656 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Os princípios que NÃO são mencionados como norteadores das políticas educativas e das ações pedagógicas, de acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Básica, são:

6 Q893661 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Entre as opções abaixo, a que melhor reflete a relação entre os brinquedos, o brincar e a criança, de acordo com os estudos de Benjamin e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, é:

7 Q893664 | Pedagogia, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

De acordo com Smolka, durante as décadas de 60 e 70, no Brasil, a ideia da educação compensatória ganhou destaque, especialmente pelo governo, que, confundindo convenientemente “diferença” com “deficiência”, criava mitos relacionados ao fracasso escolar. Uma das propostas apresentadas como solução foi:

8 Q893676 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Em seu livro Terreno Baldio, Lopes (2021) aponta para a relação entre o corpo e as paisagens. Para o autor, na construção e interpretação das paisagens, o corpo

9 Q893684 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Muitas são as perspectivas que embasam as políticas curriculares de diferentes documentos da educação. Nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a educação básica, a política curricular é:

10 Q893685 | Pedagogia, Gestão Democrática, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

O principal objetivo da gestão democrática na escola, entendida como princípio orientador dos processos administrativos e pedagógicos, bem como das relações com outros órgãos do sistema educativo, é:
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