Questões de Concursos: Editor de Imagens Prepare-se para a prova com questões de Editor de Imagens de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Editor de Imagens Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q891428 | Áudio e Vídeo, Linguagem e Tecnologia, Editor de Imagens, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024Imagens de arquivo históricas estão preservadas em um vídeo gravado em fitas S-VHS. Para a geração de cópias desse vídeo, sem ruídos e interferências, será necessária a digitalização das imagens, evitando-se a a) baixa capacidade de reprodução de cores b) diminuição do contraste na reprodução do vídeo c) falta de compatibilidade de taxas de quadro d) perda gradual da qualidade a cada cópia e) sobreposição de metadados das imagens Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q891430 | Áudio e Vídeo, Linguagem e Tecnologia, Editor de Imagens, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024Considere os requisitos de hardware e software necessários para garantir bom desempenho e máxima eficiência na edição de imagens e sons em computadores PC e Mac. Qual ferramenta open source de TI é apropriada para a otimização da execução de softwares gráficos? a) Vulkan b) Render c) Ransomware d) Metadados e) Memória RAM Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q891427 | Áudio e Vídeo, Linguagem e Tecnologia, Editor de Imagens, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024A expressão em inglês Digital Media Asset (DMA) ou ativo de mídia digital, em tradução livre para o português, refere-se a conteúdos digitais diversos, tais como imagens, áudios, gráficos, textos, entre outros, que tenham valor e que sejam gerenciados e organizados em um sistema de catalogação eletrônica de mídias. Os recursos de automação costumam ser oferecidos em sistema DMA, com a seguinte finalidade: a) redimensionamento de imagens b) preservação dos ativos ao longo do tempo c) permissão de acesso aos ativos, digitalmente d) garantia da conformidade legal e) facilitação da distribuição multicanal Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q891434 | Áudio e Vídeo, Linguagem e Tecnologia, Editor de Imagens, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024Uma instituição de ensino deseja fazer o streaming de uma palestra para todos os estudantes matriculados, porém alguns têm acesso à internet de banda larga e a conexões excelentes, enquanto outros conseguem acessar a rede apenas por dispositivos móveis, como telefones celulares. Para garantir que todos consigam assistir à palestra, será necessário usar a transcodificação (transcoding). Para que esse recurso funcione na opção automática, garantindo uma transição suave e sem interrupção entre opções de qualidade de reprodução de vídeo, é recomendada a seguinte ação: a) abrir uma conta específica com i-frames e scenecuts adaptáveis. b) ajustar as configurações de taxa de transferência de dados. c) criar versões com diferentes resoluções e taxas de quadros. d) manter um intervalo de quadro-chave consistente. e) renderizar o vídeo, com resolução de 720p. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 5 Q891431 | Áudio e Vídeo, Cena, Editor de Imagens, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024De acordo com Aída Marques, a noção de raccord é inseparável das de decupagem e montagem. Um exemplo de raccord de ação é a) combinar dois planos, com sentido de passagem de um plano para o seguinte. b) estabelecer a direção de olhares de personagens que dialogam em plano e contraplano. c) manter o eixo da câmera, apesar dos movimentos dos atores. d) mudar de plano durante um movimento da ação. e) preservar o posicionamento de objetos de cena durante a ação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 6 Q891432 | Áudio e Vídeo, Áudio e Vídeo, Editor de Imagens, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024O autor Michel Chion argumenta que a música acrescenta valor a uma narrativa cinematográfica, gerando uma emoção específica em relação à situação mostrada. Nesse sentido, uma música que gera um efeito empático é aquela que a) constitui a paisagem sonora da cena. b) dá o ritmo, o tom da emoção da cena, em função de códigos culturais. c) é indiferente à ação que se desenrola na cena. d) emana de fonte sonora visível no campo da ação. e) possui função de ambiência, sem ressonância emocional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q891442 | Áudio e Vídeo, Cena, Editor de Imagens, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024Na criação de um roteiro, a curva dramática clássica estrutura a trama e desenvolve aspectos de tensão e intensidade dos eventos ao longo do tempo da narrativa. As etapas que compõem a curva dramática clássica de um roteiro são a) abertura, arco, ápice, relaxamento e equilíbrio b) antecedentes, trauma, clímax e superação c) contextualização, desenvolvimento, ápice e superação d) início, complicação, clímax, resolução e conclusão e) início, conflito, desenvolvimento, resolução e relaxamento Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 8 Q891426 | Áudio e Vídeo, Cena, Editor de Imagens, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024Storyboards são ferramentas para planejar a ação transformativa de uma história. Em poucos quadros, um bom storyboard expressa uma progressão com início, meio e fim, evidenciando visualmente o percurso e os elementos da narrativa e indicando a(o) a) combinação de diferentes características de um personagem. b) pós-produção de cada cena. c) taxa de quadros que afeta a percepção visual do movimento. d) desenho de produção da narrativa fílmica. e) ponto de vista de cada plano a ser filmado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 9 Q891429 | Áudio e Vídeo, Linguagem e Tecnologia, Editor de Imagens, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024Um professor solicitou a edição de um vídeo para ser apresentado durante uma palestra a ser ministrada remotamente. A escolha de codificadores de áudio e vídeo (codecs), adequados para a produção de conteúdo para a internet, é muito importante para o sucesso da iniciativa. Nesse sentido, as opções de codecs de vídeo que poderão ser utilizadas são: a) LDAC, HEVC, AV1 b) H.264, AV1, AAC c) H.264, HEVC, VP9 d) Opus, VP9, H.264 e) VP9, ALAC, HEVC Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 10 Q891433 | Áudio e Vídeo, Linguagem e Tecnologia, Editor de Imagens, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024Por ocasião da edição dos episódios de uma série educativa para serem exibidos na televisão, foi solicitada a criação de uma vinheta de abertura, com uma seleção de diversas imagens da série acompanhadas por uma trilha musical. Esse tipo de vinheta tem a função específica de a) apresentar os patrocinadores e as leis de incentivo à cultura que fomentaram a realização da obra. b) estabelecer uma dialética entre ordem e novidade, a partir da repetição. c) explorar diferentes temáticas, classificando a série por semelhança retórica. d) pontuar a presença da série dentro do fluxo televisual contínuo, sinalizando o início de cada episódio. e) relacionar o tema central com perfis psicológicos dos protagonistas da série para gerar expectativa e atrair telespectadores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1 Q891428 | Áudio e Vídeo, Linguagem e Tecnologia, Editor de Imagens, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024Imagens de arquivo históricas estão preservadas em um vídeo gravado em fitas S-VHS. Para a geração de cópias desse vídeo, sem ruídos e interferências, será necessária a digitalização das imagens, evitando-se a a) baixa capacidade de reprodução de cores b) diminuição do contraste na reprodução do vídeo c) falta de compatibilidade de taxas de quadro d) perda gradual da qualidade a cada cópia e) sobreposição de metadados das imagens Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q891430 | Áudio e Vídeo, Linguagem e Tecnologia, Editor de Imagens, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024Considere os requisitos de hardware e software necessários para garantir bom desempenho e máxima eficiência na edição de imagens e sons em computadores PC e Mac. Qual ferramenta open source de TI é apropriada para a otimização da execução de softwares gráficos? a) Vulkan b) Render c) Ransomware d) Metadados e) Memória RAM Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q891427 | Áudio e Vídeo, Linguagem e Tecnologia, Editor de Imagens, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024A expressão em inglês Digital Media Asset (DMA) ou ativo de mídia digital, em tradução livre para o português, refere-se a conteúdos digitais diversos, tais como imagens, áudios, gráficos, textos, entre outros, que tenham valor e que sejam gerenciados e organizados em um sistema de catalogação eletrônica de mídias. Os recursos de automação costumam ser oferecidos em sistema DMA, com a seguinte finalidade: a) redimensionamento de imagens b) preservação dos ativos ao longo do tempo c) permissão de acesso aos ativos, digitalmente d) garantia da conformidade legal e) facilitação da distribuição multicanal Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q891434 | Áudio e Vídeo, Linguagem e Tecnologia, Editor de Imagens, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024Uma instituição de ensino deseja fazer o streaming de uma palestra para todos os estudantes matriculados, porém alguns têm acesso à internet de banda larga e a conexões excelentes, enquanto outros conseguem acessar a rede apenas por dispositivos móveis, como telefones celulares. Para garantir que todos consigam assistir à palestra, será necessário usar a transcodificação (transcoding). Para que esse recurso funcione na opção automática, garantindo uma transição suave e sem interrupção entre opções de qualidade de reprodução de vídeo, é recomendada a seguinte ação: a) abrir uma conta específica com i-frames e scenecuts adaptáveis. b) ajustar as configurações de taxa de transferência de dados. c) criar versões com diferentes resoluções e taxas de quadros. d) manter um intervalo de quadro-chave consistente. e) renderizar o vídeo, com resolução de 720p. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
5 Q891431 | Áudio e Vídeo, Cena, Editor de Imagens, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024De acordo com Aída Marques, a noção de raccord é inseparável das de decupagem e montagem. Um exemplo de raccord de ação é a) combinar dois planos, com sentido de passagem de um plano para o seguinte. b) estabelecer a direção de olhares de personagens que dialogam em plano e contraplano. c) manter o eixo da câmera, apesar dos movimentos dos atores. d) mudar de plano durante um movimento da ação. e) preservar o posicionamento de objetos de cena durante a ação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
6 Q891432 | Áudio e Vídeo, Áudio e Vídeo, Editor de Imagens, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024O autor Michel Chion argumenta que a música acrescenta valor a uma narrativa cinematográfica, gerando uma emoção específica em relação à situação mostrada. Nesse sentido, uma música que gera um efeito empático é aquela que a) constitui a paisagem sonora da cena. b) dá o ritmo, o tom da emoção da cena, em função de códigos culturais. c) é indiferente à ação que se desenrola na cena. d) emana de fonte sonora visível no campo da ação. e) possui função de ambiência, sem ressonância emocional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q891442 | Áudio e Vídeo, Cena, Editor de Imagens, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024Na criação de um roteiro, a curva dramática clássica estrutura a trama e desenvolve aspectos de tensão e intensidade dos eventos ao longo do tempo da narrativa. As etapas que compõem a curva dramática clássica de um roteiro são a) abertura, arco, ápice, relaxamento e equilíbrio b) antecedentes, trauma, clímax e superação c) contextualização, desenvolvimento, ápice e superação d) início, complicação, clímax, resolução e conclusão e) início, conflito, desenvolvimento, resolução e relaxamento Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
8 Q891426 | Áudio e Vídeo, Cena, Editor de Imagens, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024Storyboards são ferramentas para planejar a ação transformativa de uma história. Em poucos quadros, um bom storyboard expressa uma progressão com início, meio e fim, evidenciando visualmente o percurso e os elementos da narrativa e indicando a(o) a) combinação de diferentes características de um personagem. b) pós-produção de cada cena. c) taxa de quadros que afeta a percepção visual do movimento. d) desenho de produção da narrativa fílmica. e) ponto de vista de cada plano a ser filmado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
9 Q891429 | Áudio e Vídeo, Linguagem e Tecnologia, Editor de Imagens, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024Um professor solicitou a edição de um vídeo para ser apresentado durante uma palestra a ser ministrada remotamente. A escolha de codificadores de áudio e vídeo (codecs), adequados para a produção de conteúdo para a internet, é muito importante para o sucesso da iniciativa. Nesse sentido, as opções de codecs de vídeo que poderão ser utilizadas são: a) LDAC, HEVC, AV1 b) H.264, AV1, AAC c) H.264, HEVC, VP9 d) Opus, VP9, H.264 e) VP9, ALAC, HEVC Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
10 Q891433 | Áudio e Vídeo, Linguagem e Tecnologia, Editor de Imagens, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024Por ocasião da edição dos episódios de uma série educativa para serem exibidos na televisão, foi solicitada a criação de uma vinheta de abertura, com uma seleção de diversas imagens da série acompanhadas por uma trilha musical. Esse tipo de vinheta tem a função específica de a) apresentar os patrocinadores e as leis de incentivo à cultura que fomentaram a realização da obra. b) estabelecer uma dialética entre ordem e novidade, a partir da repetição. c) explorar diferentes temáticas, classificando a série por semelhança retórica. d) pontuar a presença da série dentro do fluxo televisual contínuo, sinalizando o início de cada episódio. e) relacionar o tema central com perfis psicológicos dos protagonistas da série para gerar expectativa e atrair telespectadores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro