Questões de Concursos: Educação Infantil

Prepare-se para a prova com questões de Educação Infantil de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q880700 | Pedagogia, Cursos de Graduação e Educação Profissional Tecnológica, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Assinale a alternativa CORRETA quanto ao propósito do Curso Normal em Nível Médio.

2 Q880721 | Pedagogia, Jogos e suas Características: Pedagógicos, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Como o ato lúdico e os jogos influenciam as práticas e rotinas da Educação Infantil?

3 Q880699 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

“A educação é sempre uma certa teoria do conhecimento posta em prática [...]” (Freire, 2003, s.n.). De acordo com Mendonça (2019) com esta afirmação, Freire (2003) sinaliza que a educação sempre é um determinado conjunto de ideias relativas ao conhecimento sendo praticadas. Assinale a alternativa CORRETA quanto à prática no ambiente escolar. Fonte: MENDONÇA, Ana Abadia dos Santos. O Curso Normal em nível médio e a construção de projetos interdisciplinares. Anais do VI Congresso de Psicopedagogia do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Psicopedagogia Escolar da Universidade Federal de Uberlândia (GEPPE/UFU) e o II Encontro de Pesquisadores em Psicopedagogia Escolar, 2019.

4 Q902977 | Pedagogia, Emilia Ferrero, Educação Infantil, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Emília Ferreiro abordou a influência do meio social no desenvolvimento da linguagem e da escrita das crianças principalmente por meio de suas pesquisas sobre a psicogênese da língua escrita, quando enfatizou que, o meio social

I. limita o desenvolvimento da escrita das crianças, pois o aprendizado da escrita é exclusivamente resultado de instrução formal.

II. incluindo o ambiente familiar serve como modelo para as crianças oferecendo exemplos e práticas de escrita que as crianças observam e imitam.

III. reduz o desenvolvimento da escrita ao fornecer modelos rígidos e padronizados que inibem a criatividade das crianças no processo de aprendizagem.

IV. oferece oportunidades para que as crianças interajam com outras pessoas e experimentem a escrita em diferentes contextos.

V. contribui para a construção de um entendimento mais profundo e contextualizado da escrita devido às interações com a criança com os adultos e pares.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

5 Q902983 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Educação Infantil, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Considerando a abordagem da avaliação na Educação Infantil como um processo contínuo e formativo que visa o desenvolvimento integral das crianças, assinale a opção da afirmação CORRETA em relação à avaliação formativa.

6 Q880703 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento: Papel do Educador, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

A Pedagogia, sendo ciência da e para a educação, estuda a educação como instrução e o ensino. Nesse panorama, compõe-se de ramos de estudos próprios. Assinale a alternativa CORRETA quanto aos ramos de estudos próprios da Pedagogia.

7 Q880707 | Pedagogia, Libâneo, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

De acordo com Libâneo (2013), criar as condições e os meios para que os alunos desenvolvam capacidades e habilidades intelectuais de modo que dominem métodos de estudo e de trabalho intelectual visando à sua autonomia no processo de aprendizagem e independência de pensamento é parte dos objetivos primordiais da atividade pedagógica do professor.

Fonte: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 2013.

Assinale a alternativa CORRETA quanto aos objetivos primordiais do trabalho docente.

8 Q880705 | Pedagogia, Libâneo, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

“A formação profissional do professor é composta de um conjunto de disciplinas coordenadas e articuladas entre si, cujos objetivos e conteúdos devem confluir para uma unidade teórico-metodológica do curso” (Libâneo, 2013, p. 26).
Fonte: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 2013.

Assinale a alternativa CORRETA quanto aos cursos de formação profissional do professor.

9 Q880704 | Pedagogia, Libâneo, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

De acordo com Libâneo (2013), a Didática é o principal ramo de estudos da Pedagogia. Ela investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino.
Fonte: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 2013.

Quantos aos campos teóricos, assinale a alternativa CORRETA.

10 Q880702 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

A Escola Normal consolida-se como lócus de formação do professor a partir da década de 70 do século XIX, alterando as formas práticas do ensino. Assinale a alternativa correspondente à definição de Prática do Ensino.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.