Questões de Concursos: Educação Infantil e Séries Iniciais

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1 Q911278 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Infantil e Séries Iniciais, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A leitura do mundo é fundamental para que todos nós, que vivemos em sociedade, possamos exercitar nossa cidadania. Em relação à temática curricular “o sujeito e seu lugar no mundo”, analise as afirmativas a seguir:
I. Para romper com a prática tradicional da sala de aula, não adianta apenas a vontade do professor, é preciso que haja concepções teórico-metodológicas capazes de permitir o reconhecimento do saber do outro, a capacidade de ler o mundo da vida e reconhecer a sua dinamicidade, superando o que está posto como verdade absoluta. II. O espaço não pode ser estudado como neutro, pois a noção de espaço que a criança desenvolve não é um processo natural e aleatório. III. A noção de espaço é construída socialmente e a criança vai ampliando e complexificando o seu espaço vivido concretamente. IV. Do estudo da localidade emergem saberes históricos, geográficos, políticos, entre outros. V. A capacidade de interlocução (de saber ouvir, falar, observar, analisar, compreender) pode ser desenvolvida desde a educação infantil, e tornar-se assim um método de estudo – de fazer a leitura do mundo.
Assinale a alternativa CORRETA.

2 Q911276 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Educação Infantil e Séries Iniciais, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Sobre identidade e alteridade, analise as afirmativas sobre as principais ações para o sistema de ensino municipal em relação as diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena.
I. Apoiar as escolas para implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008. II. Orientar as equipes gestoras e técnicas das secretarias de educação para a implementação das leis 10.639/03 e Lei 11.645/08. III. Realizar consultas junto às escolas, gerando relatório anual a respeito das ações de implementação das diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnicoraciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. IV. Criar equipes técnicas permanentes para os assuntos relacionados à diversidade, incluindo a educação das relações étnicoraciais. V. Participar dos fóruns de educação e diversidade étnico-racial.
Assinale a alternativa CORRETA.

3 Q911273 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Educação Infantil e Séries Iniciais, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Sobre os aspectos centrais da evolução psicogenética da língua escrita da criança, identificados em três grandes períodos distintos entre si, dentro dos quais cabem múltiplas subdivisões. Analise as afirmativas a seguir:
I. O primeiro período caracteriza-se pela distinção entre o modo de representação icônico e não icônico.
II. No segundo período ocorre a construção de formas de diferenciação; a criança busca exercer um controle progressivo das variações sobre os eixos qualitativo e quantitativo. III. O terceiro período é marcado pela fonetização da escrita, que se inicia com um período silábico e culmina em um período alfabético. IV. No primeiro período, a criança alcançará duas distinções básicas que sustentarão asconstruções subsequentes: de um lado, a diferenciação entre as marcas gráficas figurativas e as não figurativas; de outro, a constituição da escrita como um objeto substituto. V. As duas distinções básicas da evolução psicogenética se dão num enorme esforço cognitivo, nesse sentido, devemos atribuir à diferenciação entre desenho e escrita um papel central no processo de apropriação do sistema de escrita pela criança.
Assinale a alternativa CORRETA.

4 Q911281 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Educação Infantil e Séries Iniciais, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A BNCC, no caso de Língua Portuguesa, organiza as práticas de linguagem em categorias, sendo Leitura/escuta, Escrita, Oralidade e Análise linguística/semiótica. Pensando na ação pedagógica voltada para a alfabetização, elas podem ser assim compreendidas, EXCETO.

5 Q911282 | Pedagogia, Educação Infantil e Séries Iniciais, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

O Ensino Fundamental, com nove anos de duração, é a etapa mais longa da Educação Básica, atendendo estudantes entre 6 e 14 anos de idade. Há, portanto, crianças e adolescentes que, ao longo desse período, passam por uma série de mudanças relacionadas a aspectos físicos, cognitivos, afetivos, sociais, emocionais, entre outros. Essas mudanças impõem desafios à elaboração de currículos para essa etapa de escolarização, de modo a superar as rupturas que ocorrem na passagem não somente entre as etapas da Educação Básica, mas também entre as duas fases do Ensino Fundamental: Anos Iniciais e Anos Finais. Sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental, assinale a alternativa INCORRETA.

6 Q911270 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Educação Infantil e Séries Iniciais, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A leitura não é compreendida como uma simples ação de decodificação de símbolos gráficos. Ler é um processo de interação entre um leitor e um texto no qual o leitor interpreta os conteúdos que o texto apresenta, considerando as dimensões da proposta pedagógica para o ensino da linguagem escrita em classes de crianças de seis anos, analise as afirmativas a seguir:
I. O termo letramento, inspirado na palavra inglesa literacy, designa o estado ou a condição que a criança ou cada pessoa ou grupos de pessoas, passam a ter a partir da aquisição da língua escrita. II. Os conceitos de alfabetização e letramento ressaltam duas dimensões importantes da aprendizagem da escrita. De um lado, as capacidades de ler e escrever propriamente ditas, e, de outro, a apropriação efetiva da língua escrita. III. Letramento é o exercício efetivo e competente da escrita e implica habilidades, tais como a capacidade de ler e escrever para informar ou informar-se, para interagir, para ampliar conhecimento, capacidade de interpretar e produzir diferentes tipos de texto, de inserir-se efetivamente no mundo da escrita, entre muitas outras. IV. Alfabetização se refere ao processo por meio do qual o sujeito domina o código e as habilidades de utilizá-lo para ler e escrever. Trata-se do domínio da tecnologia, do conjunto de técnicas que o capacita a exercer a arte e a ciência da escrita. V. As crianças e adultos participam de diferentes eventos de letramento e neles têm a oportunidade de ampliarem seus conhecimentos acerca da linguagem escrita; entretanto, a escola desempenha um papel fundamental na inserção das crianças no mundo letrado.
Assinale a alternativa CORRETA.

7 Q911272 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Educação Infantil e Séries Iniciais, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Sobre a aquisição do sistema de escrita e o desenvolvimento da consciência fonológica da criança, analise as afirmativas a seguir:
I. Quando as crianças iniciam o processo de alfabetização, buscam compreender o que a escrita representa, ou seja, o que aqueles sinais gráficos representam e como eles se organizam, formando um sistema de representação. II. O processo de alfabetização da criança contribui para que ela faça a diferenciação dos dois planos da linguagem: o plano do conteúdo (dos significados), que diz respeitoaos significados e sentidos produzidos quando usamos a língua oral ou escrita, e o plano da expressão (dos sons) que diz respeito às formas linguísticas. III. A compreensão da natureza alfabética do sistema de escrita e o desenvolvimento da consciência fonológica integram esse processo e são impulsionados por aprendizagens que estimulam o desenvolvimento infantil à medida que promovem a competência simbólica das crianças. IV. No processo de desenvolvimento da consciência fonológica as crianças vão elaborando hipóteses e resolvendo questões para os problemas que elas mesmas se colocam, num movimento de reconstruções, no qual antigos conhecimentos vão dando lugar a novas formulações do sistema de escrita. V. As crianças desde os seus primeiros contatos com marcas gráficas impressas em livros, cadernos, cartazes, inicia-se em um longo processo de construção de esquemas conceituais cujo primeiro desafio consiste em distinguir o que é desenho do que é escrita.
Assinale a alternativa CORRETA.

8 Q911283 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Educação Infantil e Séries Iniciais, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Sobre o ensino de Ciências alinhado à BNCC, este deve ser feito com vistas a: I. Proporcionar aos alunos o contato com os processos da investigação científica, com a adoção da abordagem investigativa como elemento central da formação. II. Proporcionar aos alunos o contato com processos, práticas e procedimentos da investigação científica para que eles sejam capazes de intervir na sociedade. III. Desenvolver o letramento científico ao longo do ensino fundamental. IV. Valorizar as vivências e os interesses dos estudantes sobre o mundo natural e tecnológico. V. Desenvolver aulas em que os alunos apenas testem os conceitos, sem a necessidade de um trabalho coletivo.
Assinale a alternativa CORRETA.

9 Q911271 | Pedagogia, Educação Infantil e Séries Iniciais, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Sobre o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de palavras, frases e textos em sala de aula, analise as afirmativas a seguir:
I. O processo de compreensão da natureza alfabética do sistema de escrita desenvolve nas crianças mecanismos de leitura e de escrita de palavras. II. Um conjunto de atividades de leitura e escrita de palavras e frases deve fazer parte do planejamento pedagógico das professoras desde o primeiro ano do Ensino Fundamental. III. A criança reconhecer o próprio nome e o de alguns colegas em fichas ou listas de nomes é um dos eixos do plano didático das habilidades da leitura e da escrita relacionadas ao processamento de palavras e frases. IV. Um dos eixos do plano didático das habilidades da leitura e da escrita relacionadas ao processamento de palavras e frases é a criança reconhecer palavras de uso frequente em sala de aula. V. A criança realizar a leitura em voz alta, com relativa fluência, de palavras e frases e leitura silenciosa de palavras e frases, se constitui no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de palavras, frases e textos em sala de aula.
Assinale a alternativa CORRETA

10 Q911274 | Pedagogia, Educação Infantil e Séries Iniciais, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Sobre identidade e alteridade as pesquisas educacionais demonstram que há situações de discriminação que envolvem crianças, professores, profissionais de educação e famílias. Isso é prova de que a concepção de que na Educação Infantil não há problemas raciais é um equívoco. No que se refere às práticas pedagógicas na Educação Infantil como promotoras da igualdade racial, analise as afirmativas a seguir:
I. Numa proposta de trabalho para a igualdade racial é importante lembrar que os artefatos culturais das creches e nas pré-escolas podem oferecer imagens distorcidas, muitas vezes preconceituosas e estereotipadas dos diferentes grupos raciais. II. Educar para a igualdade racial na Educação Infantil significa ter cuidado não só na escolha de livros, brinquedos, instrumentos, mas também cuidar dos aspectos estéticos, como a eleição dos materiais gráficos de comunicação e de decoração condizentes com a valorização da diversidade racial. III. Um centro de educação infantil com paredes repletas de desenhos fixos pintados por adultos, com personagens infantis de origem europeia ou norte-americana, exortações religiosas de uma única religião, ou ainda letras e números com olhos, bocas e roupas etc., há geralmente uma concepção de infância explicitada: uma visão de criança homogênea, infantilizada e branca. IV. A escolha das imagens de um centro de educação infantil pode incluir a questão racial com belas imagens de negros em posição de prestígio, motivos da arte africana, reproduções de obras de artistas negros, fotos das crianças negras e de suas famílias. V. Ter em mãos bonecas e bonecos negros, instrumentos musicais usados nas manifestações afro-brasileiras e livros que contemplem personagens negros representados de modo positivo é fundamental para o desenvolvimento de uma educação para a igualdade racial.
Assinale a alternativa CORRETA.
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