Questões de Concursos Públicos: Enfermeiro

Encontre aqui questões Enfermeiro de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Segundo Rouquayrol, a epidemiologia é a “ciência que estuda o processo saúde - doença em coletividades humanas”. Considerando a importância dessa ciência para a atuação do enfermeiro, em qualquer nível de atenção e área de cuidado, analise as afirmações a seguir.

I. O surto é uma variação atípica da distribuição temporal da doença. Caracteriza-se por casos relacionados entre si em uma área geográfica delimitada.

II. Todo indicador de saúde sempre está relacionado à noção de tempo e espaço.

III. A epidemiologia, por meio do estudo dos determinantes de saúde e da frequência e distribuição das doenças, procura fornecer subsídios para o planejamento e as ações em saúde no que se refere à atenção primária.

IV. A transição epidemiológica não está relacionada à transição demográfica.

Está correto, apenas, o que se afirma em

As interações que os profissionais de enfermagem estabelecem com o usuário são capazes de torná?lo mais ajustado e aumentar sua auto?estima, ou seja, sua comunicação com o usuário pode e deve ser terapêutica. Com base no assunto, é correto afirmar:

A Hipernatremia ocorre quando as perdas de H2O forem maiores do que a perdas de Na+ ou quando a ingestão de água for insuficiente. Em geral, as consequências são desidratação e hiperosmolaridade, e tardiamente o acúmulo efetivo de Na+, tal como no hiperaldosteronismo. De acordo com o enunciado, assinale os principais sinais e sintomas observados num paciente com Hipernatremia:

Com a crescente mudança no cenário do mercado de trabalho, as políticas de formação profissional sofreram modificação e atualmente a necessidade de aquisição de novos conhecimentos e habilidades pelo trabalhador é uma exigência para as organizações. Nas instituições de saúde, essas políticas surgem por meio dos programas de educação permanente. Sobre educação permanente, afirma-se:

I. Educação permanente consiste na aprendizagem dentro do ambiente de trabalho em que o aprender e o ensinar são incorporados pelo trabalhador.

II. A educação permanente promove a aquisição de conhecimentos pelo trabalhador

 baseado nas necessidades de organização.

III. Entende-se como educação permanente a promoção de capacitação e treinamento, objetivando a mudança de comportamento.

IV. A educação permanente constitui-se num programa responsável pela capacitação e pela promoção da melhoria da habilidade de toda a equipe de trabalho.

Está(ão) CORRETA(S):

As proposições do Movimento de Reforma Sanitária Brasileira eram dirigidas, basicamente, à construção de uma nova política de saúde, e para tanto considerava como elementos essenciais para a reforma do setor a

Visando apoiar a inserção da Estratégia Saúde da Família na rede de serviços e ampliar as ações da Atenção Primária, bem como sua resolutividade, o Ministério da Saúde criou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, conforme a Portaria GM n.º 154, de 24 de Janeiro de 2008, republicada em 04 de Março de 2008. Segundo essa Portaria, é correto afirmar que

O indicador de saúde deve revelar a situação de saúde de um indivíduo ou de uma população. Sobre esse tema, é correto afirmar que

As diretrizes para a reanimação cardiopulmonar (RCP) e o atendimento cardiovascular de emergência (ACE), aprovadas em 2010, apresentam mudanças quanto às ações a serem realizadas pelos profissionais da saúde. Assinale a alternativa que contém as principais mudanças:

Considera-se como elemento inerente ao processo de enfermagem, cuja base é o julgamento sobre os fenômenos humanos específicos na Sistematização da Assistência de Enfermagem, a(o)

Paciente de 65 anos dá entrada no Pronto-Socorro com queixa de dor torácica em pontada na inspiração, tosse produtiva e febre há 48 horas. O acompanhante relata que, há aproximadamente 24 horas, começou a apresentar confusão e irritabilidade associada à dispneia e à taquicardia, com queixas de palpitações. Após avaliação inicial, o médico plantonista solicita que a enfermeira colete uma gasometria arterial e que encaminhe o paciente para a realização de radiografia de tórax, pois a sua hipótese diagnóstica é Pneumonia. O resultado da gasometria apresenta: pH: 7,28; PaCO2 : 53 mmHg; PaO2 : 65 mmHg; SaO2 : 92%; Bic: 24 mEq/L; BE: –4 mEq/L. A radiografia de tórax mostra uma imagem de condensação nos terços médio e inferior do pulmão direito, confirmando diagnóstico de pneumonia.

A partir da gasometria do paciente, é correto afirmar que o desequilíbrio ácido base encontrado é uma