Questões de Concursos: Enfermeiro ESF

Prepare-se para a prova com questões de Enfermeiro ESF de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q895188 | Enfermagem, Anamnese Coleta de Dados, Enfermeiro ESF, Prefeitura de Cruz Alta RS, FUNDATEC, 2024

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as escalas utilizadas para avaliação de pacientes às suas respectivas descrições.

Coluna 1
1. Escala de Braden. 2. Escala de Morse. 3. Escala de Aldrete e Kroulik.
Coluna 2
( ) Avalia o risco de queda através de pesquisa de histórico de quedas, revisão de medicamentos, avaliação da marcha e equilíbrio do paciente, uso de dispositivos de locomoção, como andadores e bengalas, e avaliações do ambiente. ( ) Avalia o risco de lesão de pele através de avaliação de LP na admissão de todos os pacientes, reavaliação diária de risco de desenvolvimento de LP de todos os pacientes internados, inspeção diária da pele, manejo da umidade e manutenção do paciente seco e com a pele hidratada, otimização da nutrição e da hidratação e minimização da pressão. ( ) Baseia-se na verificação e no controle de cinco parâmetros: atividade muscular, respiração, circulação, consciência e saturação de oxigênio.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

2 Q895194 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Enfermeiro ESF, Prefeitura de Cruz Alta RS, FUNDATEC, 2024

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. A transmissão de uma IST pode acontecer pelo contato sexual, da mãe para a criança e pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.

3 Q895195 | Enfermagem, Enfermeiro ESF, Prefeitura de Cruz Alta RS, FUNDATEC, 2024

Sobre tipos de curativos, assinale a alternativa correta.

4 Q895187 | Enfermagem, Enfermeiro ESF, Prefeitura de Cruz Alta RS, FUNDATEC, 2024

Ao aplicar o processo de Enfermagem como instrumento para orientar a documentação clínica, o(a) enfermeiro(a) busca o desenvolvimento de uma prática sistemática, inter-relacionada, organizada com base em passos preestabelecidos e que possibilitem prestar cuidado individualizado ao paciente. Para que o prontuário seja considerado um documento legal, o(a) enfermeiro(a) deve:

I. Inserir corretamente a data e sua assinatura de forma legível e sem rasuras.
II. Utilizar linguagem clara, concisa e exata, com ausência de códigos pessoais e abreviaturas não consagradas na literatura científica e/ou padronizadas pela instituição.
III. Informar os cuidados prestados ao paciente referentes à higienização, aspiração de secreção, curativos simples e complexos, troca de dreno, cateteres e sonda, mudança de decúbito, apoio psicológico, entre outros.
IV. Registrar, a cada 24 horas (ou de acordo com padronização da instituição, desde que não exceda 36 horas), com exceção das ocorrências e/ou intercorrências, um resumo sucinto dos resultados dos cuidados prescritos e os problemas a serem abordados nas 24 horas subsequentes.

Quais estão corretas?

5 Q895190 | Enfermagem, Enfermeiro ESF, Prefeitura de Cruz Alta RS, FUNDATEC, 2024

A imunização é o processo pelo qual uma pessoa se torna resistente a uma doença, seja através do contato com certas doenças ou através da administração de uma vacina. As vacinas estimulam o sistema imunitário do organismo a proteger a pessoa contra infecções ou doenças. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

6 Q895191 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto, Enfermeiro ESF, Prefeitura de Cruz Alta RS, FUNDATEC, 2024

O aborto espontâneo, na maioria das vezes, decorre de alterações cromossômicas, e a investigação das causas da perda gestacional está indicada na repetição do aborto. Sobre o abortamento, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Aborto evitável é quando a paciente apresenta sangramento vaginal, mas o orifício interno do colo uterino permanece impérvio, e a vitalidade embrionária está preservada.
( ) Aborto incompleto é aquele no qual há ausência de batimentos cardíacos fetais ou do embrião (gravidez anembrionada), mas não ocorre a expulsão espontânea do conteúdo intrauterino.
( ) No aborto complicado por hemorragia, a paciente apresenta sangramento transvaginal maciço com alteração de sinais vitais, anemia e taquicardia, levando muitas vezes à necessidade de transfusão sanguínea e esvaziamento uterino cirúrgico.
( ) O surgimento dos batimentos cardíacos fetais é detectado por volta de quatro semanas de gestação, sendo a ultrassonografia transvaginal um dos marcadores gestacionais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

7 Q895192 | Enfermagem, Enfermeiro ESF, Prefeitura de Cruz Alta RS, FUNDATEC, 2024

As infecções hospitalares são um problema multifatorial que exige uma série de ações de prevenção e de controle. Entre essas ações, destacam-se a higienização das mãos, a elaboração e a aplicação de protocolos de prevenção, a aplicação de medidas de precaução e isolamento, o gerenciamento do uso de antimicrobianos, protocolos de limpeza e desinfecção de superfícies. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo:

I. O Programa de Controle de Infecções Hospitalares (PCIH) é um conjunto de ações desenvolvidas deliberada e sistematicamente com vistas à redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares.
II. Infecção hospitalar é aquela adquirida após a admissão do paciente e que se manifeste durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares.
III. Cirurgias infectadas são todas as intervenções cirúrgicas realizadas em qualquer tecido ou órgão, em presença de processo infeccioso (supuração local) e/ou tecido necrótico.
IV. A lavagem e a antissepsia cirúrgica das mãos são realizadas sempre antes e após os procedimentos cirúrgicos.

Quais estão corretas?

8 Q895193 | Enfermagem, Enfermeiro ESF, Prefeitura de Cruz Alta RS, FUNDATEC, 2024

Assinale a alternativa que apresenta apenas anti-inflamatórios não esteroides.

9 Q895189 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto, Enfermeiro ESF, Prefeitura de Cruz Alta RS, FUNDATEC, 2024

A dor durante o trabalho de parto é um sintoma comum, que envolve aspectos biológicos, como as contrações uterinas, a dilatação cervical, a pressão do feto e a tolerância individual, e fatores da percepção da dor, que podem ser cognitivos, ambientais e sociais. Com base no exposto, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os principais métodos não farmacológicos para alívio da dor no trabalho de parto e no parto são: técnicas de distração e relaxamento, movimento, bola, massagem, acupressão, aplicação de frio ou calor, técnicas de relaxamento com respiração, banho de chuveiro e musicoterapia, consideradas de baixo investimento.
( ) A solicitação materna por analgesia de parto é motivo suficiente para sua realização, independentemente da fase do parto e do grau de dilatação, inclusive para a analgesia epidural, salvo contraindicação médica e após esgotados os métodos não farmacológicos disponíveis.
( ) A cardiotocografia contínua é recomendada para avaliação do bem-estar fetal em gestantes saudáveis de risco habitual em trabalho de parto espontâneo.
( ) A fase latente do primeiro período do parto é caracterizada por contrações uterinas dolorosas e alterações variáveis do colo do útero, incluindo algum grau de apagamento e progressão mais lenta da dilatação de até 3 cm para nulíparas e multíparas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.