Questões de Concursos: Engenheiro Júnior Telecomunicações

Prepare-se para a prova com questões de Engenheiro Júnior Telecomunicações de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q203778 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

No dimensionamento de um radioenlace, um dos fatores levados em conta é a relação entre a potência da porta­dora e a potência do ruído na entrada do receptor. Dois enlaces se encontram na mesma região e apresentam sistemas de recepção com a mesma temperatura de ruído. Considera-se que o ruído captado pela recepção é apenas o ruído térmico. O primeiro enlace tem uma frequência de portadora f1, em MHz, banda de transmissão B1, em kHz, potência de transmissão P2, em W, e potência de ruído na entrada do receptor N2, em W. O segundo enlace tem uma frequência de portadora f2, em MHz, banda de transmissão B2, em kHz, potência de transmissão P2, em W, e potência de ruído na entrada do receptor N2, em W. Sabe-se que f 1 = 0,5f2, B1 = 2B2 e P1 = 4 P2.

Qual o valor da relação N1/N2?

2 Q201241 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Os protocolos de roteamento podem ser classificados em interiores, quando são utilizados para trocar informações dentro de Sistemas Autônomos (AS), ou exteriores, quan­do realizam conexões entre AS.
Um importante protocolo exterior é o

3 Q203010 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Dois enlaces apresentam a mesma arquitetura ponto a ponto e empregam os mesmos equipamentos. O primei­ro, enlace 1, opera na frequência f1 e apresenta uma dis­tância entre o transmissor e o receptor igual a d1. Nesse enlace, a potência na entrada do receptor é de 35 dBm. O segundo enlace opera na frequência f2 e apresenta uma distância entre o transmissor e o receptor igual a d2.
Considerando-se apenas o efeito da atenuação do espaço livre sobre o sinal propagado e considerando-se que d2 = 2 d1 e que f2 = 0,5 f1, qual é a potência, em dBW, na 2121 entrada do receptor do segundo enlace?

4 Q202243 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Na rede de microcomputadores de uma empresa, foi observado que há falta de endereços IPv4 para acesso à internet. Para solucionar esse problema, o responsável técnico pela rede decidiu implantar o recurso NAT, por meio do intervalo de endereços privados de classe B.
Considerando que, conforme a notação CIDR, na classe B o intervalo é 172.16.0.0 – 172.31.255.255/12, qual a máscara de rede padrão nesse caso?

5 Q202463 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Sinalização é fundamental para os sistemas telefônicos operarem de forma apropriada. Um tipo de sinalização adotado no Brasil emprega códigos formados por duas frequências distintas, as quais são escolhidas de um con­junto de 12 frequências, para definir os sinais de controle.
Esse tipo de sinalização é conhecido como

6 Q205571 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

A tecnologia DWDM (Dense Wavelenght Divison Multiplexing) permitiu um grande aumento na capaci­dade de transmissão em fibras ópticas.
Essa tecnologia

7 Q202806 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Em uma rede VoIP que utiliza o protocolo SIP (Session Inititation Protocol), um dos elementos de software executados pelos nós da rede é denominado de UAC (User Agent Client), cuja função básica é H.323 e SIP.

8 Q205282 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Dados são encapsulados em células ATM, cada uma de­las composta de 53 bytes, sendo 5 de cabeçalho e 48 de carga útil (payload). As células ATM, por seu turno, são transmitidas em uma rede SDH, utilizando o nível STM-1. Sabendo-se que um quadro STM-1 tem duração de 125 microssegundos e é composto de 9 segmentos, cada qual com 270 bytes, dos quais 260 são de carga útil, qual a taxa de transmissão de dados aproximada desse siste­ma, em Mbps?

9 Q202786 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Em razão de vários benefícios como economia com tari­fas telefônicas e integração com aplicações multimídia, a transmissão de Voz em Redes IP (VoIP) tornou-se muito popular. Porém, para prover serviços VoIP de boa quali­dade, a conexão deve se caracterizar por apresentar bai­xas perdas, latência e variação do atraso, além de banda garantida. O modelo de Serviços Diferenciados (Diffserv) define classes de serviços que recebem tratamentos dife­renciados nos roteadores da rede.
Para garantir QoS de VoIP com o Diffserv, deve-se esco­lher a classe de serviço

10 Q200498 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Na operação de uma rede sem-fio Wi-Max, padrão IEEE 802.16d, ocorrendo uma situação em que não há linha de visada entre estação base e terminal, verifica-se, tipica­mente, a

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.