Questões de Concursos: Ensino Religioso

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1 Q899485 | Pedagogia, Direitos Humanos, Ensino Religioso, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

O PNEDH — Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos teve seu desenvolvimento iniciado em 2003 e foi finalizado e publicado em 2006. Está entre os objetivos gerais deste plano:

2 Q895555 | Pedagogia, Avaliação e Indicadores de Qualidade na Educação, Ensino Religioso, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

De acordo com a perspectiva neoliberal, a qualidade da educação é frequentemente medida por:

4 Q895554 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Ensino Religioso, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

A função social e política da escola na perspectiva crítica de educação é entendida como um meio para:

5 Q895556 | Pedagogia, Gestão Democrática, Ensino Religioso, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

Com relação à implementação de uma gestão democrática na escola, é correto afirmar que a participação efetiva da comunidade escolar nas decisões administrativas e pedagógicas promove:

6 Q895558 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, Ensino Religioso, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), instituído em 2006, tem um papel essencial no financiamento da educação básica no Brasil. Entre seus objetivos está:

7 Q895560 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Ensino Religioso, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

Sobre os processos de ensino e aprendizagem na educação básica, Vigotski afirma que o desenvolvimento cognitivo ocorre principalmente através de:

8 Q899494 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Ensino Religioso, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

A herança escravocrata, colonialista e conservadora ainda se faz presente e apresenta pontos de resistência em diversos setores brasileiros. Assim, o desafio de instaurar ações subsidiadas pela alteridade é imenso e, para ser superado, necessita de políticas públicas ética e socialmente posicionadas. Sobre as políticas públicas na área da educação e seu contexto histórico e cultural, analisar os itens.


I. Políticas públicas são ações realizadas pelo governo a partir de suas percepções sobre as necessidades da população, porém a visão sociopolítica e econômica do governo não possui nenhuma influência diretamente sobre o planejamento das ações.

II. Políticas educacionais são ações efetivadas pelo governo na área da educação, mais especificamente no contexto escolar e no âmbito do ensino e da aprendizagem.

III. No Brasil, tanto nas escolas privadas confessionais quanto nas escolas públicas, em vários momentos históricos, a religião foi apresentada com um viés institucional católico, e sua pedagogia era confessional e proselitista.


Está CORRETO o que se afirma:

9 Q895557 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Ensino Religioso, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 promoveu mudanças significativas no sistema educacional brasileiro, especialmente ao definir a educação infantil como a primeira etapa da educação básica. A respeito dessas mudanças, é correto afirmar que a LDB também:
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