Questões de Concursos: Especialista em Educação Orientador Educacional

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1 Q693558 | Português, Morfologia 3210 Verbo, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Texto associado.
                         ESPERANÇA
                                                            Mario Quintana
01 Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
02 Vive uma louca chamada Esperança
03 E ela pensa que quando todas as sirenas
04 Todas as buzinas
05 Todos os reco-recos tocarem
06 Atira-se
07 E — ó delicioso voo!
08 Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
09 Outra vez criança...
10 E em torno dela indagará o povo:
11 — Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
12 E ela lhes dirá
13 (É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
14 Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
15 — O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA...
Disponível em: https://www.revistabula.com/2329-os-10-melhores-poemas-de-mario-quintana/
O trecho “Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada”, se transposto para a voz ativa, será dado por:

2 Q682145 | Pedagogia, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Segundo Celso Antunes, um sistema de avaliação completo se caracteriza por apresentar algumas características, entre elas:
I. Possuir finalidade claramente formativa.
II. Ser frequente e contínuo.
III. Promover a classificação.
Quais estão corretas?

3 Q685572 | Português, Interpretação Textual, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Texto associado.
                         ESPERANÇA
                                                            Mario Quintana
01 Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
02 Vive uma louca chamada Esperança
03 E ela pensa que quando todas as sirenas
04 Todas as buzinas
05 Todos os reco-recos tocarem
06 Atira-se
07 E — ó delicioso voo!
08 Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
09 Outra vez criança...
10 E em torno dela indagará o povo:
11 — Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
12 E ela lhes dirá
13 (É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
14 Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
15 — O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA...
Disponível em: https://www.revistabula.com/2329-os-10-melhores-poemas-de-mario-quintana/
O poema de Mario Quintana alude, metaforicamente, a:

4 Q692544 | Pedagogia, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Entre as “10 novas competências para ensinar” propostas por Perrenoud, está a de organizar e dirigir situações de aprendizagem. Essa competência remete a competências mais específicas, quais sejam:
I. Descontextualizar as atividades propostas em sala de aula.
II. Construir e planejar dispositivos e sequências didáticas.
III. Envolver os alunos em atividades de pesquisa.
Quais estão corretas?

6 Q681512 | Pedagogia, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Alguns modelos ou perspectivas orientam a prática docente e o contexto do ensino dentro em uma sociedade que exige outro tipo de escola. Nesse sentido, é correto afirmar que:

7 Q693442 | Raciocínio Lógico, Proposições Simples e Compostas, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de tautologia.

8 Q689424 | Pedagogia, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Segundo Jonnaert (2010), “... uma das funções do currículo escolar é favorecer a adaptação de um sistema educativo às evoluções das necessidades de uma dada sociedade em matéria de educação”. Portanto, a adaptação curricular se justifica em função das modificações sociais. Desse modo, é INCORRETO afirmar que:

9 Q689065 | Direitos Humanos, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Texto associado.
O Art. 28 da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:
I. O sistema educacional inclusivo nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como o aprendizado ao longo da conclusão do ensino médio.
II. A participação dos estudantes com deficiência e de suas famílias nas diversas instâncias de atuação da comunidade escolar.
III. As pesquisas voltadas para o desenvolvimento de novos métodos e técnicas pedagógicas, de materiais didáticos, de equipamentos e de recursos de tecnologia assistiva.
Quais estão corretas?

10 Q688026 | Legislação Federal, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Segundo a Base Nacional Comum Curricular, _______________ é definida(o) como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
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