Questões de Concursos: Especialista em Gestão

Prepare-se para a prova com questões de Especialista em Gestão de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q791115 | Engenharia Química, Especialista em Gestão, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

Num determinado tratamento de água, utilizou-se 0,355 mg de cloro (Cl2) por litro de água. O número de moléculas de cloro utilizadas por litro foi de:

2 Q791520 | Engenharia Química, Especialista em Gestão, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

Uma solução aquosa 0,045 mol/L de ácido acético, CH3COOH, apresenta o ácido 2% dissociado em H+ e CH3COO-. A concentração de cada um desses íons na solução é:

3 Q478004 | Farmácia, Farmacocinética, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Em relação à farmacocinética, julgue os itens a seguir.

Sabendo-se que o pH gástrico do recém-nascido é semelhante ao do adulto, a biodisponibilidade dos fármacos administrados por via oral a esses pacientes é a mesma dos adultos.

4 Q475446 | Farmácia, Farmacocinética, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Em relação à farmacocinética, julgue os itens a seguir.

Nos idosos, há diminuição da massa magra e aumento do tecido adiposo. Dessa forma, devem ser utilizados preferencialmente fármacos com caráter hidrofílico em vez dos lipofílicos.

5 Q363934 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

O processo administrativo de enfermagem requer o estabelecimento de normas, rotinas e manuais de procedimentos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

As normas são as leis que definem as ações de enfermagem, com base em princípios éticos e de disciplina e que permitem o raciocínio e a iniciativa. Nesse sentido, as normas são, conceitualmente, inflexíveis.

6 Q364033 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

O processo administrativo de enfermagem requer o estabelecimento de normas, rotinas e manuais de procedimentos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Procedimento, ou técnica, é a descrição detalhada e sequencial de como determinada atividade deve ser realizada. Baseia-se em princípios científicos e é, geralmente, uniforme para toda a instituição.

7 Q791021 | Engenharia Química, Especialista em Gestão, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

A água potável proveniente de estações de tratamento resulta de um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo. Esta separação é necessária uma vez que a água de rios ou lagoas apresenta muitos resíduos sólidos, por isso tem que passar por uma série de etapas para que esses resíduos sejam removidos. Neste processo de tratamento a água fica livre também de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças. Em uma ETA (estação de tratamento de água) típica, a água passa pelas seguintes etapas: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção de pH. Com relação às informações acima, analise as seguintes proposições:

I. Fluoretação: é quando se adiciona flúor na água, cuja finalidade é prevenir a formação de cárie dentária em crianças.

II. Floculação: ocorre em tanques de concreto, logo após a coagulação. Com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores.

III. Decantação: nesta etapa, que é posterior â coagulação e à floculação, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositados no fundo de outros tanques, separando-se da água. A etapa da decantação pode ser considerada um fenômeno físico.

IV. Filtração: é a etapa em que a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro. A etapa da filtração pode ser considerada um fenômeno químico.

V. Coagulação: é a etapa em que a água, na sua forma bruta, entra na ETA. Ela recebe, nos tanques, uma determinada quantidade de cloreto de sódio. Esta substância serve para aglomerar partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila.

VI. Desinfecção: é a etapa que cloro ou ozônio é aplicado na água para eliminar microorganismos causadores de doenças.

VII. Correção de pH: esse procedimento serve para corrigir o pH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição. Se a água está básica, é aplicada certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio.

Assinale a alternativa que contém somente proposições corretas:

8 Q475533 | Farmácia, Assistência Farmacêutica, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Até 1988, a assistência farmacêutica no Brasil circunscrevia-se às atividades da Central de Medicamentos. A partir da implantação do sistema único de saúde (SUS), a assistência farmacêutica teve de ser reformulada para atender às novas demandas de assistência aos pacientes. A respeito da política de assistência farmacêutica adotada no Brasil após a implantação do SUS, julgue os próximos itens.

As novas políticas adotadas no setor da saúde no Brasil levaram à ampliação do conceito de assistência farmacêutica, que constitui um ciclo de ações, abrangendo desde a seleção e aquisição do medicamento até o seu fornecimento ao paciente.

9 Q369152 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, a respeito de gestão de qualidade no processo de trabalho da enfermagem.

Os principais elementos-chave da qualidade incluem satisfação total do cliente, priorização da qualidade, participação e comprometimento de todos.

10 Q477466 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

De acordo com o Suplemento de Saúde da PNAD 2008, a prevalência de hipertensão na população idosa está em torno de 54%. O idoso pode apresentar diversas doenças que afetam o sistema cardiovascular e ainda outras doenças crônicas associadas. Julgue os itens a seguir, em relação ao tratamento dessas doenças e a aspectos farmacocinéticos, farmacodinâmicos e interação medicamentosa.

A furosemida, diurético de alça, pode ter a sua efetividade diminuída quando administrada concomitantemente aos antiálgicos, inibidores seletivos ou não seletivos de cicloxigenase, podendo ocasionar aumento da pressão arterial.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.