Questões de Concursos Públicos: Especialista em Gestão de Telecomunicações

Encontre aqui questões Especialista em Gestão de Telecomunicações de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Paulo, cirurgião cardíaco autônomo, realizou cirurgia em José, pai de Kátia, com o objetivo de desobstrução das artérias coronarianas. O procedimento foi realizado no hospital em que Paulo atuava ligado por convênio e, apesar de terem sido seguidas as melhores técnicas e recomendações médicas, José faleceu durante o procedimento cirúrgico.

Inconformada, Kátia contratou advogado com o objetivo de ajuizar ação indenizatória em desfavor de Paulo e do hospital onde foi realizada a cirurgia.

Em relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Segundo entendimento do STJ, o hospital não responderá civilmente, uma vez que Paulo adotou as cautelas e técnicas recomendadas e a responsabilidade dos hospitais é subjetiva no que tange à atuação dos médicos que a eles estão vinculados por convênio.

Acerca da relação entre os objetivos da organização e as categorias de controle, de acordo com a estrutura integrada do controle interno do COSO, julgue os itens subsequentes.

Para se avaliar a efetividade de um sistema específico de controle interno, devem ser adotados parâmetros objetivos de avaliação, amparados por modelos matemáticos.

A respeito das normas internacionais para o exercício profissional da auditoria interna, julgue os itens que se seguem.

As fraudes são um indicativo da deficiência do controle interno. Assim sendo, é necessária a especialização dos auditores internos para que possam estar aptos a detectar e investigar esse tipo de ocorrência.

A respeito da avaliação e da contabilização de itens patrimoniais, dos efeitos inflacionários e da destinação do resultado, julgue os itens subsequentes. O método da equivalência patrimonial é adotado pela atual legislação societária para a avaliação e contabilização das aplicações em determinadas participações no capital de outras empresas, entretanto ele não deve ser adotado para avaliação de investidas nas quais as investidoras, em conjunto com outras investidoras, detenham o controle.
Com relação às técnicas de amostragem estatística, julgue os próximos itens. Situação hipotética: Um auditor, trabalhando sozinho na empresa auditada, decidiu avaliar quarenta processos. Para selecionar os processos que seriam avaliados, ele retirou somente os dois primeiros processos de cima de vinte pilhas sequenciadas, cada uma com dez processos, formadas por processos com conteúdos afins. Assertiva: Nesse caso, o auditor, ao valer-se da seleção da amostra por conveniência, atendeu às regras vigentes, mesmo com prejuízo de abster-se da aleatoriedade na obtenção dos itens.

Com base nos procedimentos de emprego de amostragem em auditoria, julgue os itens a seguir.

A taxa de desvio da amostra, apesar de não representar a estimativa da verdadeira taxa de desvio da população, é uma das análises mais empregadas na prática, sendo calculada pelo quociente entre a quantidade de desvios amostrais e a quantidade de desvios calculados da população.

Com relação a pontos essenciais, técnicas de elaboração e demais aspectos inerentes à documentação de auditoria, julgue os itens seguintes.

O auditor deve documentar o tratamento dado às inconsistências verificadas no decorrer do trabalho de campo, obrigando-se a reter como papéis de trabalho a documentação considerada incorreta, para efeito de comparação com os documentos que corrigiram os erros identificados.