Questões de Concursos Públicos: Farmácia

Encontre aqui questões Farmácia de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

O fenômeno pelo qual a administração repetida, contínua ou crônica de um fármaco na mesma dose diminui progressivamente a intensidade dos efeitos farmacológicos, sendo necessário aumentar gradualmente a dose para poder manter os efeitos na mesma intensidade, é denominado de:

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), condição clínica multifatorial, com alta prevalência e baixas taxas de controle, é considerada um dos principais fatores de risco cardiovascular modificáveis e um dos mais importantes problemas de saúde pública. Estudos clínicos demonstraram que a detecção, o tratamento e o controle da HAS são fundamentais para a redução dos eventos cardiovasculares. Deste modo, o objetivo primordial do tratamento da hipertensão arterial é a redução da morbidade e da mortalidade cardiovasculares. Assim, os anti-hipertensivos devem não só reduzir a pressão arterial, mas também os eventos cardiovasculares fatais e não fatais, e, se possível, a taxa de mortalidade.
VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, São Paulo, v. 95, p.1-51, 2010. Suplemento (adaptado).

Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Um paciente em uso de diurético tiazídico pode ter intoxicação por uso concomitante de digitálico; ter o efeito reduzido de anticoagulantes orais, de agente uricosídico; e, ainda, apresentar interação potencialmente fatal com a quinidina.

PORQUE

II. Os diuréticos tiazídicos causam hiperpotassemia; elevação da concentração de albumina sérica; diminuição da excreção renal de ácido úrico e aumento da exposição sistêmica a quinidina por acidificação da urina, reduzindo sua eliminação.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A vacina baseada na tecnologia do DNA recombinante envolve a transferência do gene que codifica a proteína imunogênica, clonado em vetor de expressão, para células eucarióticas. Ao final do século XX, diferentes vetores que expressam genes em células de mamíferos foram desenvolvidos, bem como novos métodos de transferência gênica direta.

Acerca da metodologia de construção do DNA recombinante, avalie as afirmações a seguir.

I. Um vetor ideal deve ser de fácil produção e direcionar a resposta imune para células de imunidade específica (adaptativa).

II. Essa metodologia permite que o DNA se autoreplique no indivíduo, sem expressão gênica por um período prolongado.

III. A referida metodologia não estimula no indivíduo reações autoimunes e de tolerância.

É correto o que se afirma em

Considere as seguintes afirmativas sobre xaropes:

I - Uma das características dos xaropes é a sua elevada viscosidade.

II - A dissolução do açúcar para obtenção de um xarope pode efetuar-se a frio ou a quente.

III - A preparação de um xarope a quente tem a vantagem de o aquecimento atuar como uma esterilização.

IV - A ação do oxigênio constitui um fator desencadeante para a alteração dos xaropes.

V - A exposição à luz constitui um fator desencadeante para a alteração dos xaropes.

São corretas:

A utilização de protetores solares é a principal abordagem cosmética contra os efeitos nocivos da radiação UV e, se empregados corretamente, reduzem drasticamente o processo de envelhecimento da pele de pessoas expostas ao sol, como trabalhadores da construção civil ou agricultores. Estudos diversos evidenciam que o uso adequado e regular de fotoprotetores reduz o número de casos de queratose actínica e carcinoma de células escamosas. Observa-se, ao longo dos anos, evolução no desenvolvimento de fotoprotetores, visando à obtenção de formulações seguras e eficazes, capazes de fornecer proteção UV ampla e com características sensoriais que agradem aos consumidores. Entretanto, o acesso por parte da população mais carente a esses produtos é dificultado por seu alto custo.
BALOGH, T. S. et al. Proteção à radiação ultravioleta: recursos disponíveis na atualidade em fotoproteção.
Anais Brasileiros de Dermatologia, Rio de Janeiro, v.86, nº 4, p.732-742, Ago. 2011 (adaptado).
GUTERRES. S. S.; MILESI. S. S. Fatores determinantes da eficácia de fotoprotetores.
Caderno de Farmácia, Porto Alegre, v.18, n.2, p.81-87, 2002 (adaptado).

Considerando que a formulação de um fotoprotetor exige a observação de diversos fatores que são responsáveis pela obtenção de um produto ideal, avalie as afirmações a seguir.

I. A formulação de fotoprotetores poderia ser adaptada com o emprego de um conjunto de agentes fotoprotetores químicos mais baratos para gerar um produto mais acessível à população, sendo necessários ajustes, desde a concentração de fase interna até a de tensoativos para se produzir um sistema de Equilíbrio Hidrófilo Lipófilo (EHL) compatível.

II. Os fotoprotetores após a aplicação devem permanecer retidos no estrato córneo, formando um filme uniforme e com permeação insignificante para circulação sanguínea. A permeação cutânea depende das propriedades dos componentes da formulação e das características físico-químicas da emulsão empregada como excipiente.

III. Os fotoprotetores para uso em praia e piscina devem ser hidrossolúveis, devendo ser removidos por suor ou água. O excipiente de escolha para produtos com essa finalidade deve ser uma emulsão O/A ou emulsão polimérica. Essa propriedade garante a facilidade de utilização por pessoas que praticam atividades físicas na praia ou piscina.

É correto o que se afirma em

As nanopartículas são partículas poliméricas na forma de reservatório (cápsulas) ou matricial (matriz polimérica) nas quais o fármaco está encapsulado ou adsorvido na matriz. Entre as vantagens que os nanossistemas podem oferecer, destacam-se: proteção do fármaco no sistema terapêutico contra possíveis instabilidades no organismo, manutenção de níveis plasmáticos em concentração constante, aumento da eficácia terapêutica, liberação progressiva e controlada do fármaco, diminuição expressiva da toxicidade, possibilidade de direcionamento a alvos específicos (sítio-especificidade), possibilidade de incorporação de substâncias hidrofílicas e lipofílicas, diminuição da dose terapêutica, diminuição do número de administrações do medicamento; e aumento do nível de aceitação da terapia pelo paciente.
PIMENTEL, L. F. et al. Nanotecnoliga Farmacêutica Aplicada ao Tratamento da Malária.
Rev. Bras. Cienc. Farm. v. 43, nº 4, São Paulo, Oct./Dec. 2007 (adaptado).

Considerando as vantagens dos sistemas nanotecnológicos descritas, avalie as afirmações a seguir.

I. Os quimioterápicos que sofrem degradação química devido ao suco gástrico podem ter sua ação melhorada no corpo humano por meio do uso de nanoencapsulação.

II. O efeito de primeira passagem no sistema hepático, inerente aos medicamentos administrados por via oral, pode ser minimizado por meio da nanotecnologia.

III. O aumento da eficácia terapêutica de um quimioterápico contido num sistema nanotecnológico se deve à redução da posologia a ser aplicada ao paciente.

IV. A liberação controlada de um quimioterápico contido em um nanossistema pode ser alcançada, entre outros fatores, devido à velocidade de degradação controlada pelo uso de polímeros adequados.

V. Um quimioterápico lipofílico não pode ser incorporado em um mesmo sistema nanotecnológico que já contenha um fármaco hidrofílico, pois pode gerar um precipitado devido à incompatibilidade química.

É correto apenas o que se afirma em

A constante busca por aprimoramentos na produção de alimentos se justifica, em parte, pela necessidade de obtenção de alimentos que apresentem menor ou nenhum grau de contaminação por agentes comumente utilizados no combate às pragas nas lavouras. Após um período de uso exacerbado de organoclorados de elevado efeito residual no ambiente, novas categorias emergiram de prevalência no uso, como os pesticidas agrícolas, com menor efeito residual, porém ainda com significativa toxicidade para o homem. A falta de controle e segurança na aplicação desses pesticidas tem produzido um significativo número de acidentes tóxico-ocupacionais a cada ano.

Diante de um suposto quadro de intoxicação moderada com manifestações muscarínicas importantes por organofosforado, um farmacêutico poderia sugerir a seguinte abordagem terapêutica:

Para a identificação de bactérias a coloração é um dos passos mais importantes, cuja finalidade é sua observação microscópica para diferenciação. Em relação às colorações, assinale a alternativa incorreta:

Em razão da grande valorização dos fitoterápicos pela população, o Ministério da Saúde tem editado legislação sobre o assunto, normatizando sua produção e buscando sua inserção no sistema público de saúde.
A legislação define o que são os medicamentos fitoterápicos (RDC nº 14/2010 - ANVISA). A esse respeito, considere os medicamentos a seguir:

I. Comprimido contendo digoxina 0,25 mg isolada de folhas de Digitalis lanata.
II. Cápsula de Gingko biloba 80 mg contendo extrato seco padronizado.
III. Glóbulos de Pulsatilla 16CH e Ignatia 32CH.
IV. Pomada preparada com tintura de arnica (Arnica montana) e salicilato de metila.

É exemplo de medicamento fitoterápico apenas o que está descrito em

Fornecer dados de receituário para pesquisas de mercado pode configurar infração ao Código de Ética da Profissão Farmacêutica. Empresas do ramo de pesquisa de mercado têm contatado farmácias e drogarias com o objetivo de fazer com que esses estabelecimentos repassem a elas, por meio de parcerias, dados sobre as receitas aviadas, obtendo assim os nomes dos médicos e de seus pacientes, e os medicamentos que foram prescritos e dispensados. O CRF-SP reforça que esta prática é incompatível com o exercício da profissão, e esclarece que o profissional envolvido nesse tipo de parceria pode infringir o Código de Ética da Profissão Farmacêutica.
Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2013.

Considerando os artigos e incisos transcritos do Código de Ética da Profissão Farmacêutica apresentados a seguir, avalie quais serão infringidos pelo farmacêutico que fornecer as informações mencionadas no texto.

I. Artigo 11, inciso I - colocar seus serviços profissionais à disposição das autoridades constituídas, se solicitado, em caso de conflito social interno, catástrofe ou epidemia, independentemente de haver ou não remuneração ou vantagem pessoal.

II. Artigo 11, inciso VI - guardar sigilo de fatos que tenha conhecimento no exercício da profissão, excetuando-se os de dever legal, amparados pela legislação vigente, os quais exijam comunicação, denúncia ou relato a quem de direito.

III. Artigo 13, inciso XX - respeitar o direito de decisão do usuário sobre sua própria saúde e bem-estar, excetuando-se o usuário que, mediante laudo médico ou determinação judicial, for considerado incapaz de discernir sobre opções de tratamento e(ou) decidir sobre sua própria saúde e bem-estar.

IV. Artigo 15, inciso VI - é vedado ao farmacêutico promover pesquisa na comunidade, sem o seu consentimento livre e esclarecido, e sem que o objetivo seja a proteção ou a promoção da saúde.

É correto apenas o que se apresenta em