Quanto ao Relações Interpessoai s no trabalho, analise
as alternativas a seguir:
I. Nas empresas, a interação humana ocorre em dois
níveis concomitantes e interdependentes. O nível da
tarefa é o que podemos observar, que é a execução
das atividades individuais e em grupos. Já o
socioemocional refere-se às sensações, aos
sentimentos que são gerados pela convivência.
II. A interação socioemocional pode favorecer o
resultado do trabalho e as relações interpessoais. Se
os processos são construtivos, a colaboração e o
afeto predominam, o que possibilita a coesão do
grupo. Caso contrário, o grupo passa a ter conflitos
internos. O que se observa é que para trabalhar bem,
e em grupo, as pessoas precisam possuir não apenas
competências técnicas para realizar suas funções,
mas também competências emocionais.
III. Numa organização, a presença de um líder
habilidoso é muito importante nesse processo. Ele
poderá conduzir sua equipe para o sucesso e, se
possui habilidades para lidar com as emoções e com
a qualidade de vida, fará a diferença de forma
positiva no seu grupo de trabalho.
IV. A qualidade de vida no trabalho não decorre apenas
de bons salários e planos de benefícios, mas do
tratamento humano que valorize a gentileza, a
possibilidade de expressar os pontos de vista
divergentes, do respeito, do relacionamento sincero.
V. No trabalho, os indivíduos apresentam sua maneira
pessoal de lidar com seus sentimentos e emoções, e
essa maneira própria entra em contato com outros
indivíduos, que também possuem sua maneira
própria. Essas emoções entram em contato
diariamente, criando uma atmosfera diferente em
cada setor, cada departamento, visto que cada local
tem suas características próprias de conduzir seu
trabalho, de discutir os problemas, e de como seus
líderes lidam com as pessoas. O que facilita ou
dificulta essas relações são o autoconhecimento e oconhecimento do outro, que fazem com que se
amplie a compreensão de como as pessoas atuam no
trabalho.
Estão CORRETAS:
a) I, II, IV, V, apenas.
b) I, II, III, V, apenas.
c) II, III, IV, V, apenas.
d) I, II, III, IV, apenas.
e) I, II, III, IV, V.