Questões de Concursos: Fisioterapeuta Cardiovascular

Prepare-se para a prova com questões de Fisioterapeuta Cardiovascular de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q907441 | Fisioterapia, Ventilação Mecânica, Fisioterapeuta Cardiovascular, HRTN MG, FUNDEP, 2024

O papel do fisioterapeuta no pós-operatório imediato de cirurgia cardíaca é avaliar o paciente fisicamente, adaptá-lo corretamente à ventilação mecânica e realizar a monitorização do sistema cardiovascular. Um dos maiores progressos na monitorização do sistema cardiovascular ocorreu com a utilização do cateter de artéria pulmonar (cateter de Swan-Ganz, CSG), sendo indicada em pacientes com instabilidade hemodinâmica, cardiopatias instáveis, choque, trauma e outras situações nas quais a volemia e o estado hemodinâmico são de difícil avaliação.

Qual parâmetro de monitorização o CSG informa ao fisioterapeuta?

2 Q907443 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta Cardiovascular, HRTN MG, FUNDEP, 2024

A insuficiência cardíaca descompensada (ICD) é uma síndrome clínica na qual uma alteração estrutural ou funcional do coração o incapacita de ejetar e / ou acomodar sangue dentro de valores pressóricos adequados, causando limitação funcional, intolerância aos esforços e retenção de fluidos, havendo necessidade de intervenção terapêutica imediata. Em casos mais graves, não responsivos ao tratamento medicamentoso, a oxigenoterapia e a ventilação não invasiva são indicadas para intubação e suporte ventilatório invasivo.

Sobre os fatores que dificultam o desmame da ventilação mecânica invasiva em pacientes com ICD, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) A ação da pressão positiva intratorácica aumenta a pré e pós-carga ventricular esquerda, contribuindo para a estabilização do quadro de ICD, porém dificulta o desmame da ventilação mecânica.

( ) Pacientes com ICD apresentam redução de força e massa muscular respiratória, podendo estar afetadas, também, a espessura dos capilares e a atividade das enzimas oxidativas do músculo, fatores que contribuem para a hipotrofia do diafragma, o que pode dificultar o desmame da ventilação mecânica.

( ) A redução do suporte ventilatório tem o potencial de induzir isquemia ou falência cardíaca em pacientes com reserva cardíaca limitada. Nesse momento, pode ocorrer liberação de catecolaminas, que resulta em taquicardia, o que também contribui para aumentar a pós-carga de ambos os ventrículos.

( ) Em pacientes com ICD, a supressão do suporte ventilatório pode retardar ou mesmo falhar, também devido a fatores como congestão pulmonar e síndrome do baixo débito cardíaco, que reduzem o trabalho respiratório e reduzem o fluxo sanguíneo dos músculos respiratórios.

Assinale a sequência correta.

3 Q907450 | Fisioterapia, Fisioterapeuta Cardiovascular, HRTN MG, FUNDEP, 2024

Informações valiosas sobre o estado do coração são obtidas a partir da ausculta cardiopulmonar. Sons cardíacos normais são identificados como S1, que ocorre na hora do fechamento da valva atrioventricular esquerda (e direita) e S2, que se dá por ocasião do fechamento da valva da aorta (e do tronco pulmonar).

Com relação à ausculta cardíaca, assinale a alternativa correta.

4 Q907448 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapeuta Cardiovascular, HRTN MG, FUNDEP, 2024

Com relação à utilização da ventilação não invasiva (VNI) durante o exercício em pacientes com insuficiência cardíaca descompensada, analise as afirmativas a seguir.

I. O uso de VNI é contraindicado em portadores de insuficiência cardíaca classe funcional III da New York Heart Association durante o exercício.

II. A VNI poderá ser ajustada na modalidade bilevel com IPAP (pressão positiva inspiratória nas vias respiratórias) suficiente para gerar um volume corrente de 6 a 8 mL/kg e EPAP (pressão positiva expiratória nas vias respiratórias) de 10 cmH2O.

III. A fração inspirada de oxigênio deverá ser ajustada para manter uma saturação periférica de oxigênio ≥ 90% durante o uso da VNI.

Estão corretas as afirmativas

5 Q907447 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapeuta Cardiovascular, HRTN MG, FUNDEP, 2024

De acordo com a avaliação individual do cardiopata, a prescrição dos exercícios físicos pode variar em relação às suas diversas características, como tipo (aeróbico, resistência muscular, flexibilidade), modalidade (caminhada, corrida, bicicleta, dança) e duração (tempo de execução), devendo se considerar a frequência semanal e a intensidade. A prática de exercício físico de intensidade moderada por, pelo menos, 150 minutos semanais tem sido recomendada durante a reabilitação cardiovascular, sendo importante o fisioterapeuta ter, portanto, conhecimento sobre a prescrição adequada dessa intensidade.

Qual descrição do método de prescrição de intensidade moderada para os exercícios físicos aeróbicos está correta?

6 Q907444 | Fisioterapia, Fisioterapeuta Cardiovascular, HRTN MG, FUNDEP, 2024

Múltiplos estudos epidemiológicos observacionais têm sido desenvolvidos ao longo dos anos trazendo informações sobre os fatores de risco para o desenvolvimento da aterosclerose e de suas complicações. O conhecimento dos fatores de risco emergentes para aterosclerose e suas complicações é fundamental para que sejam desenvolvidas estratégias de combate contra esse mal, que tem sido designado como “a doença do século” desde o século passado.

É considerado um fator de risco emergente a redução de

7 Q907445 | Fisioterapia, Fisioterapeuta Cardiovascular, HRTN MG, FUNDEP, 2024

Analise as afirmativas a seguir relativas aos pacientes com doenças valvares que iniciarão um programa de reabilitação cardiovascular (RCV).

I. O teste cardiopulmonar de exercício deve ser realizado antes do início da RCV e fornece informações relativas à aptidão aeróbica e à repercussão hemodinâmica da lesão valvar, que pode estar subestimada pela avaliação em repouso.

II. Pacientes com insuficiência aórtica e mitral, que apresentam boa capacidade funcional e função ventricular normal, podem realizar exercícios aeróbicos.

III. Em pacientes com insuficiência aórtica moderada e estenose mitral moderada deve-se evitar exercícios resistidos de alta intensidade.

Estão corretas as afirmativas

8 Q907446 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapeuta Cardiovascular, HRTN MG, FUNDEP, 2024

A doença arterial obstrutiva periférica (DAOP) ocorre predominantemente decorrente de fenômenos ateroscleróticos sistêmicos, que provocam obstruções arteriais, e está associada a alto risco de morbimortalidade cardiovascular. Na avaliação fisioterapêutica da DAOP, deve-se considerar os sinais, sintomas, fatores de riscos, classificação da doença, exame físico, cálculo de índices, testes de exercícios e exames de imagem para tomada de decisões fisioterapêuticas adequadas a cada caso.

Com relação à avaliação fisioterapêutica da DAOP, assinale a alternativa correta.

9 Q907442 | Fisioterapia, Fisioterapeuta Cardiovascular, HRTN MG, FUNDEP, 2024

A atuação da fisioterapia, no ambiente hospitalar, em pacientes que sofreram um infarto agudo do miocárdio (IAM) é fundamental para reduzir as complicações, reduzir o tempo de internação, prevenir novos eventos cardiovasculares e promover retorno às atividades diárias o mais precocemente possível.

Com relação à progressão da intensidade dos exercícios de acordo com o equivalente metabólico (MET) e dia de internação hospitalar após um IAM não complicado (condição clínica e hemodinâmica do paciente estáveis), assinale a afirmativa correta.

10 Q907449 | Fisioterapia, Fisioterapia em Pacientes de UTI, Fisioterapeuta Cardiovascular, HRTN MG, FUNDEP, 2024

A importância atual de se “mobilizar precocemente” vem acompanhada de uma mudança constante no cenário de uma UTI de pós-operatório de cirurgia cardíaca, o que se deve ao aprimoramento das técnicas anestésicas e cirúrgicas, ao manejo clínico da equipe médica, aos avanços tecnológicos de monitoração e de suporte de vida e da equipe multiprofissional mais atuante e integrada, no qual se torna essencial e obrigatória a presença do fisioterapeuta. Alterações fisiológicas são esperadas e representam uma resposta do sistema cardiovascular não totalmente compensado, mesmo com suporte farmacológico, à demanda que o exercício físico impõe e, portanto, a monitorização adequada e supervisionada por profissionais experientes deve ocorrer durante todo o procedimento de mobilização precoce.

Qual parâmetro representa um critério de contraindicação e / ou interrupção para a mobilização precoce?

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.