Questões de Concursos: Fotografia

Prepare-se para a prova com questões de Fotografia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q891810 | Áudio e Vídeo, Fotografia e Filmagem, Fotografia, ALTO, FGV, 2024

Ao fim do processamento de um filme em preto e branco, ao retirar o negativo do tanque, percebeu-se que todas as imagens estavam muito claras, excessivamente transparentes.
Diante desse resultado, muito possivelmente, o autor desse erro é

2 Q891809 | Áudio e Vídeo, Equipamentos e Acessórios, Fotografia, ALTO, FGV, 2024

A velocidade do obturador é um dos três pilares do triângulo de exposição da fotografia.
A ele, se somam

3 Q891811 | Áudio e Vídeo, Fotografia e Filmagem, Fotografia, ALTO, FGV, 2024

No processo analógico de ampliação de cópias em preto e branco, o papel fotográfico já exposto deverá passar pela parte úmida do laboratório.
Assinale a opção que apresenta, corretamente, a ordem de processamento.

4 Q891814 | Áudio e Vídeo, Equipamentos e Acessórios, Fotografia, ALTO, FGV, 2024

O efeito da profundidade de campo em uma imagem fotográfica costuma ser determinado por três fatores, a saber:
1. a abertura do diafragma. 2. a distância focal da objetiva. 3. a distância entre a câmera e o ponto de foco.
Desse modo, se o objetivo do fotógrafo é obter o máximo de profundidade de campo, ele deve usar

5 Q891816 | Áudio e Vídeo, Fotografia e Filmagem, Fotografia, ALTO, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir.

Philippe Dubois traçou um percurso histórico das diversas posições adotadas perante a fotografia por teóricos, literatos e fotógrafos em seu livro “O ato fotográfico” (1994). Há autores que consideram a fotografia um autêntico “espelho do real”; outros, a “transformação do real”; e, outros, ainda, “traço de um real”.

(BUITONI, 2012)

Sobre esses três pontos de vista, analise as afirmativas a seguir.

I. Os que defendem a fotografia como espelho do real têm uma visão ingênua ao acreditar que ela é uma cópia objetiva do real, a partir de um efeito de realidade atribuído à semelhança existente entre a foto e seu referente.
II. Os que entendem a fotografia como transformação do real, além de criticarem a perspectiva do espelho, defendem que a fotografia é um instrumento de transposição, análise, interpretação e até de transformação do real, envolvendo códigos culturais.
III. Os que propõem que a fotografia é um traço de um real consideram que, apesar dos códigos e das ideologias, há uma singularidade que a diferencia de outros modos de representação: uma contiguidade física do signo com seu referente.

Está correto o que se afirma em

6 Q891808 | Áudio e Vídeo, História e Atualidades em Audiovisual, Fotografia, ALTO, FGV, 2024

Leia o texto a seguir, extraído da Brasiliana Fotográfica.

Não teria eu iniciado a arte mais do que maravilhosa de desenhar qualquer objeto, sem dar-me ao trabalho de o fazer com a própria mão? A indagação (...) referia-se às suas pesquisas e aos experimentos no campo da fotografia, que o haviam levado a inventar, ele também e no Brasil, um processo de criação fotográfica.
(https://brasilianafotografica.bn.gov.br/?p=1243)

O realizador de um dos mais antigos registros fotográficos existentes no continente americano – feito na vila de São Carlos, atual Campinas, no Estado de São Paulo foi

7 Q891813 | Áudio e Vídeo, Equipamentos e Acessórios, Fotografia, ALTO, FGV, 2024

A partir de uma referência ao tamanho de um fotograma na fotografia analógica, câmeras como a Canon EOS 1DX Mark III ou a Nikon D850 são DSLRs com um sensor conhecido como full-frame, o que significa que ele deve ter

8 Q891815 | Áudio e Vídeo, Equipamentos e Acessórios, Fotografia, ALTO, FGV, 2024

Suponha que você esteja fotografando ao ar livre, às 11h de um dia ensolarado, com white-balance de sua DSLR ajustado manualmente para 5500K.
Durante o seu ensaio fotográfico, muitas nuvens foram surgindo e o céu ficou completamente encoberto. Caso, você não faça o ajuste correto para a nova temperatura de cor, sua foto ficará

9 Q891817 | Áudio e Vídeo, História e Atualidades em Audiovisual, Fotografia, ALTO, FGV, 2024

Roland Barthes é um dos semiólogos que se dedicaram ao entendimento da essência da fotografia. Em um de seus escritos, ele, na posição de Spectator, destaca dois elementos que fundam a observação de uma imagem fotográfica. O primeiro remete a um campo que se liga ao saber e à cultura pessoal; o segundo é aquilo que o toca diretamente, ligado ao acaso, sem qualquer interferência cultural.

Sobre o segundo elemento, ele acrescenta “é também picada, pequeno buraco, pequena mancha, pequeno corte – e também lance de dados. (....) é esse acaso que, na foto, me punge (mas também me mortifica, me fere).”

(BARTHES, 2012, adaptado).


Esse segundo elemento denomina-se

10 Q891812 | Áudio e Vídeo, Equipamentos e Acessórios, Fotografia, ALTO, FGV, 2024

Sobre as diferenças entre o ruído e a granulação, analise as afirmativas a seguir.

I. A granulação ocorre na fotografia analógica feita com filmes de baixa sensibilidade, enquanto o ruído ocorre no uso de filmes de alta sensibilidade.
II. A granulação depende do filme fotográfico e não da câmera analógica, enquanto o ruído da fotografia digital depende da câmera utilizada.
III. O fator determinante do ruído na fotografia analógica é o ISO, enquanto na digital ele é determinado exclusivamente pelo tamanho do sensor da câmera.

Está correto o que se afirma em
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.