Questões de Concursos Públicos: FSPSS Terapeuta Ocupacional

Encontre aqui questões FSPSS Terapeuta Ocupacional de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Em relação ao uso de instrumentos de avaliação em Terapia Ocupacional, assinalar a alternativa CORRETA:
Segundo o Art. 199 da Constituição Federal, a assistência à saúde é livre à iniciativa privada, porém é condicionada pelos seguintes termos, EXCETO:
Um paciente sofreu um Acidente Vascular Encefálico (AVE) e está sujeito a algumas alterações, tais como: tônus, distúrbios da linguagem, distúrbios da fala, da compreensão, da sensibilidade, da memória, do esquema corporal, da amplitude de movimento, da força muscular, sendo a hemiplegia um sinal clássico desta patologia. O paciente exibe uma redução na velocidade da marcha e no tamanho do passo, bem como na diminuição do equilíbrio e inabilidade para transferir o peso no membro inferior afetado, adotando um padrão de comprometimento motor. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta o padrão adotado pelo membro superior da hemiplegia.
O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é descrito como um déficit neurológico de início súbito, causado por distúrbio vascular que acarreta a interrupção do fluxo sanguíneo para uma área específica do encéfalo. No que se refere aos déficits neurológicos, de acordo com a artéria atingida, assinalar a alternativa CORRETA:
O SUS é regido por lei específica que dispõe sobre as condições de promoção, proteção e recuperação da saúde. Também dispõe sobre funcionamento de serviços de saúde. A que lei estamos nos referindo?

Para os terapeutas ocupacionais, a busca pelo domínio do ambiente é uma condição humana básica. Na teoria da Adaptação Ocupacional, encontram-se hipóteses que estabelecem a relação entre o desempenho ocupacional e a adaptação humana ao longo de toda a vida. Sobre essas hipóteses, analisar os itens abaixo:

I. A competência na ocupação é um processo de adaptação às demandas internas e externas à pessoa.

II. A habituação refere-se ao processo pelo qual as pessoas organizam suas ações em padrões e rotinas. Esses padrões de ação são governados por hábitos e papéis.

III. A disfunção ocorre porque a capacidade de adaptação da pessoa foi desafiada a ponto de as demandas para o desempenho não serem mais atendidas de maneira satisfatória.

IV. A capacidade adaptativa da pessoa pode ser superada por comprometimentos, incapacidades físicas ou emocionais e eventos estressantes da vida.

Está(ão) CORRETO(S):

O stress tornou-se uma das patologias mais comuns relacionadas ao trabalho atualmente. As constantes pressões sofridas dentro do ambiente organizacional associadas ao baixo reconhecimento e à ausência de atividades de recreação acabam tornando o trabalho um local de profundo descontentamento para o colaborador. Desenvolver atividades ocupacionais eventuais dentro do expediente permite o alívio dessas tensões, reposição das energias e menor desgaste físico e mental após a jornada de trabalho. O Terapeuta Ocupacional, dentro do ambiente organizacional, não deve desenvolver atividades condizentes com
Leia o texto a seguir: “Quando Milton Campos foi governador de Minas Gerais, teve como secretário o Sr. Pedro Aleixo. Contam os mineiros que, para qualquer providência, Sua Excelência anunciava: Preciso falar com o Pedro, primeiro. O Dr. Milton quase foi eleito vice-presidente da República. Se tivesse chegado à presidência, estaríamos, no mínimo, com a monarquia instaurada no Brasil, pois os brasileiros que pretendessem realizar qualquer empreendimento teriam que falar com Pedro, primeiro.” O texto acima trabalha com a possibilidade da ambiguidade obtida devido à:
Leia o quadro clínico abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. Paciente J.F.B, 26 anos, sexo feminino, auxiliar de escritório, chegou, em 19 de outubro de 2015, com diagnóstico clínico de ______________. Na anamnese da Terapeuta Ocupacional, a paciente relatava fortes dores incapacitantes para realização de suas atividades laborativas nos polegares de ambas as mãos. À realização do Teste de Finkelstein, o qual consiste no alongamento passivo pela adução do polegar e desvio ulnar do punho, o resultado foi positivo, confirmando o diagnóstico.