Questões de Concursos: Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02

Prepare-se para a prova com questões de Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02 de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q909593 | Telecomunicações, Sistemas de Transmissão e Modulação| Redes de Acesso e Infraestrutura, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Em relação às características do canal satelital, assinale a afirmativa correta.

2 Q909597 | Telecomunicações, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Um sistema de recepção possui 5 estágios de amplificação em cascata. O 1º estágio fica localizado mais próximo da antena e o 5º é o mais próximo do circuito de recepção e decodificação dos dados.

Assinale a opção que indica o estágio que deve possuir menor temperatura de ruído para diminuir a figura de ruído do sistema como um todo.

3 Q909592 | Telecomunicações, Sistemas de Transmissão e Modulação| Redes de Acesso e Infraestrutura, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Nos enlaces para comunicação com sistemas espaciais, existe um tipo de ruído que está sempre presente e que independe do apontamento da antena. Esse ruído é normalmente modelado como aditivo, branco e gaussiano.

Trata-se do ruído

4 Q909594 | Telecomunicações, Sistemas de Transmissão e Modulação| Redes de Acesso e Infraestrutura, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

As faixas de frequências para comunicação com satélites são usualmente divididas em bandas de frequência. Em uma dessas bandas, o sinal normalmente sofre mais perdas e interferências por condições atmosféricas severas, como chuvas fortes. No entanto, essa banda, por operar na faixa entre 27 e 40GHz (downlink), possibilita taxas de transmissão mais altas.

Essa banda de frequências é:

5 Q909600 | Telecomunicações, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

As antenas inteligentes são muito usadas em sistemas MIMO (Múltiplas Entradas e Múltiplas Saídas). Em enlaces de comunicação com o espaço, elas podem possibilitar a criação de múltiplos lóbulos de irradiação e diferentes tipos de polarização da onda de forma extremamente dinâmica. Isso pode ser importante para a comunicação com múltiplos satélites ou um satélite sem posição fixa em relação à Terra.

Um exemplo de implementação que pode ser usada como antena inteligente é um(a)

6 Q909591 | Telecomunicações, Sistemas de Transmissão e Modulação| Redes de Acesso e Infraestrutura, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

As antenas usadas na comunicação entre uma estação terrena e um satélite, muitas vezes, devem possuir alta diretividade, para vencer a grande distância do enlace.

Um exemplo de antena altamente diretiva, que é usada em enlaces satelitais, é a antena

7 Q909599 | Telecomunicações, Sistemas de Transmissão e Modulação| Redes de Acesso e Infraestrutura, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

A ionosfera é uma região da atmosfera formada por um plasma ionizado que pode interferir com as comunicações para o espaço. No entanto, essa região possui uma alta refletividade somente em certas faixas de frequências, deixando as ondas eletromagnéticas passarem sem muita atenuação no restante do espectro.

Por conta dessa alta refletividade, os enlaces de comunicação com o espaço devem evitar uma certa faixa de frequências, que é conhecida como

8 Q909595 | Telecomunicações, Sistemas de Transmissão e Modulação| Redes de Acesso e Infraestrutura, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Uma estação terrena enxerga um satélite em uma posição fixa e constante. Tal satélite percorre uma órbita circular equatorial com velocidade de 11054km/h.

Sabendo que o raio médio da Terra é de 6370km e que a velocidade angular de rotação da Terra é de 0,264rad/h, assinale a opção que indica o valor que mais se aproxima da órbita do satélite em relação à superfície da Terra.

9 Q909596 | Telecomunicações, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

As antenas usadas em enlaces satelitais de longa distância, muitas vezes, devem possuir polarização circular, para superar a rotação de polarização que pode ocorrer na atmosfera.

Um exemplo de antena com polarização circular no lóbulo principal, que é usada em enlaces satelitais, é a antena

10 Q909598 | Telecomunicações, Sistemas de Transmissão e Modulação| Redes de Acesso e Infraestrutura, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

As faixas de frequências para comunicação com satélites são usualmente divididas em bandas de frequência. Em uma dessas bandas, o sinal normalmente sofre menos perdas e interferências pelas condições atmosféricas. No entanto, essa banda, por operar na faixa de 1,5GHz (downlink) e 1,6GHz (uplink), não possibilita taxas de transmissão tão altas quanto as outras bandas.

Assinale a opção que indica essa banda de frequências.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.